O ex-aluno de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Vinicius Pinto, atua na área de formação e afirma que sua carreira profissional não seria a mesma sem o conhecimento adquirido na instituição. A seguir, ele conta mais sobre como foi a experiência de ser um Alvarista.
Escolhi estudar na FECAP por ser uma instituição localizada na cidade de São Paulo e por oferecer uma ótima grade curricular para o curso de Relações Públicas. Além disso, a infraestrutura do campus Liberdade é muito acessível e tecnologicamente avançada.
A formação na FECAP me apresentou a diversas vertentes da comunicação, o que foi importante para eu identificar em qual delas eu teria maior afinidade e onde atuaria no mercado de trabalho no futuro.
O curso de Relações Públicas da FECAP desfruta de uma excelente reputação e é muito bem avaliado em comparação com outras instituições de São Paulo. Oferece diversas oportunidades para o desenvolvimento dos alunos, como aulas de Nivelamento e o FECAP Cases, no sexto semestre, por exemplo.
Fui integrante da Benjamin, a agência experimental da FECAP, no meu primeiro ano de graduação. Isso foi ótimo para adquirir experiência, pois pude atuar como social media (responsável pelo perfil @fecapcomunicacao no Instagram), criar conteúdo e organizar eventos, como as bancas de TCC. Essas experiências me ajudaram a desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe, priorização de tarefas e senso de urgência. Essas competências me prepararam para os desafios iniciais do mercado de trabalho.
Atualmente, ocupo o cargo de Analista Júnior de Comunicação em um instituto de educação, onde atuo na comunicação 360°, defendendo a reputação e o posicionamento da marca em diversos canais e vertentes. As disciplinas e experiências que tive na FECAP me ajudaram a dar os primeiros passos para essa posição, especialmente porque tive a oportunidade de estudar e conhecer todas as áreas da comunicação”, afirma.