fbpx
voltar ao topo

Alumni Alvarista: ex- aluno da Graduação e Mestrado da FECAP hoje atua na seguradora SulAmérica

Marcello Sunaga estudou a Graduação em Ciências Econômicas e o Mestrado em Administração na...
Alumni | 26/05/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Marcello Sunaga estudou a Graduação em Ciências Econômicas e o Mestrado em Administração na FECAP. A seguir, ele conta como a formação recebida o ajuda na vida e no mercado de trabalho. 

“Antes de entrar na FECAP, entre 2011 e 2013, eu trabalhava em uma empresa de call center na área de planejamento. Escolhi estudar na FECAP por um familiar ter estudado na Instituição e pelas boas referências encontradas ao pesquisar sobre a escola. Tive a oportunidade de alavancar a carreira logo no início da Graduação. 

Fui fazer estágio na Anbima logo no segundo semestre, o que me introduziu no mundo do mercado financeiro, área de que eu gosto bastante (ainda que não atue diretamente). A FECAP me ajudou bastante nesse processo, porque a empresa já tinha um histórico de bons profissionais que estudaram lá. Em pouco tempo, tive a oportunidade de ser efetivado, já no ano seguinte do estágio. 

Esse contato com o mercado financeiro, que permaneceu na minha vida até hoje, me incentivou inclusive a tirar a certificação CNPI da Apimec: hoje sou analista CNPI fundamentalista, ainda que não atue diretamente. 

Como fiz a Graduação e o Mestrado na FECAP, acredito que os dois cursos me ajudaram bastante no processo de desenvolvimento profissional, principalmente quando se trata de visão de negócios. Grande parte do cunho analítico e diligência ao tratar as demandas no meu dia a dia profissional eu pude desenvolver também com a faculdade. O contexto todo da FECAP me fez um profissional melhor.  

A minha tese da graduação foi uma análise do impacto do aumento no fluxo de comércio internacional no período do boom de commodities sobre a estrutura de empregos e salários na indústria de transformação brasileira. 

Já a minha dissertação de Mestrado foi uma avaliação dos motivadores do underpricing em ofertas de IPOs no Brasil pela ótica do incentivo a ser feito pelo próprio management

A tese do mestrado teve um desenvolvimento mais rico durante a orientação, por tamanho conhecimento que os orientadores tinham sobre o assunto, o que me ajudou bastante. 

Eu também acredito que o título de mestre chama a atenção ao conversar com outras empresas e recrutadores. 

Boa parte dos professores sempre impactaram positivamente os alunos em diversos fatores, o que não só se resumiu a uma relação básica de ensino de matérias, mas também de desenvolvimento pessoal e profissional. 

O professor Jobson, por exemplo, sempre incentivou a melhorarmos o modo de comunicação de temas tão complexos que nós, como economistas, estamos dispostos a aprender, entender e explicar para a sociedade. Isso se aplica em qualquer relação, principalmente as profissionais. 

Atualmente, eu trabalho na SulAmérica, a maior seguradora independente do País. Atuo na área comercial como Analista de Inteligência Comercial, lido direto com números, analytics, negócios, produtos… um pouco de tudo. 

Entrei na empresa logo após sair da Anbima e pude crescer bastante. Tive vontade de entrar em uma empresa grande e de capital aberto para me aproximar e entender o comportamento das lideranças.   

Cheguei a ser promovido na SulAmérica durante a execução do Mestrado. Recebi ofertas de outras empresas, mas optei em me manter na SulAmérica por bastante tempo, pois gosto da empresa. 

Estudar na FECAP foi excelente e, sem sombra de dúvidas, um divisor de águas na minha vida. Pude aprender bastante, conhecer ótimas pessoas e trocar experiências. Fora que transformou minha vida profissional completamente. Se eu fosse obrigado a voltar no tempo por algum motivo, a única certeza é que eu ia querer escolher estudar na FECAP novamente”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados