A história de Rafael Pascoto Fugimoto com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) começou em 2013, quando iniciou a graduação em Ciências Contábeis. Depois de concluir seu primeiro curso na instituição, o desejo de continuar os estudos já existia, mas precisou ser adiado.
“Quando me formei, o professor Ronaldo Fróes me recomendou à coordenadoria do mestrado, mas, como eu havia acabado de ingressar em uma Big Four, acreditei que não teria tempo para me dedicar. O sonho ficou guardado até ser retomado em 2022, no meio da pandemia”, conta Rafael, que retornou à instituição e obteve o título de mestre em Ciências Contábeis em 2023.
A experiência de estudar na FECAP sempre foi marcante para ele. “Eu digo que a FECAP é e sempre será a minha segunda casa: pela instituição em si, pela estrutura, pelos professores e pela forma como o aluno é acolhido”, destaca. No mestrado, ele percebeu um diferencial importante: “O programa tem uma forte conexão com a literatura internacional. Não que a literatura nacional seja descartada, mas os professores trazem o que há de mais vanguardista nos fóruns acadêmicos”.
A formação que obteve na FECAP foi essencial para sua atuação profissional. “O mestrado foi fantástico porque me trouxe uma discussão sobre sustentabilidade e ESG, que se tornou uma nova abrangência no meu trabalho. Além disso, consegui realizar o sonho de seguir a carreira acadêmica”, afirma Rafael, que hoje é professor na Pós-Graduação em Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV LAW), na BSSP e na Trevisan.
Para ele, alguns professores foram determinantes nessa caminhada. “O meu projeto de pesquisa sobre tributação e sustentabilidade abriu portas. Foi um campo totalmente novo para mim, que acabei me entusiasmando. Devo muito ao meu orientador, professor Tiago Slavov. Lembro de ele dizer que minha temática era pouco explorada no Brasil. Isso foi um divisor de águas”, comenta.
Outro momento marcante foram as aulas do professor Ivan Peleias, que ajudaram Rafael a se preparar para a docência. “Ali, pude compreender e trocar experiências sobre como o professor deve se portar em sala de aula e, principalmente, cativar o aluno para o aprendizado”.
Atualmente, Rafael é coordenador tributário no Menna Barreto Advogados e sua formação na FECAP impacta diretamente sua atuação. “A parte de sustentabilidade e ESG ganhou espaço no meu trabalho, pois comecei a receber consultas profissionais sobre relatórios de sustentabilidade e projetos ligados ao tributário e ESG”.
Se ele recomendaria a FECAP? A resposta é enfática: “Sempre! Boa parte da minha construção profissional e acadêmica só foi possível por conta da FECAP. Os professores me incentivaram a seguir a carreira acadêmica, e o mestrado te propicia a construir um tema sólido, com forte conexão com a prática profissional. Além disso, é uma instituição reconhecida no mercado de trabalho”.
Por fim, Rafael reforça o impacto da FECAP em sua história. “Eu fui bolsista na FECAP e tive suporte financeiro. A instituição acreditou no meu potencial. A educação foi e é um fator imprescindível na minha vida. Eu fui o primeiro da minha família a me formar. E se não tivesse estudado na FECAP, certamente, eu não teria tido as oportunidades profissionais e acadêmicas que sempre quis e projetei para ter”, finaliza.