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Ex-aluno da pós-graduação se tornou professor de Gestão Pública na FECAP 

Daniel Eustáquio da Silveira é ex-aluno da pós-graduação em Gestão Pública em Controladoria...
Alumni | 05/02/2024
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Daniel Eustáquio da Silveira é ex-aluno da pós-graduação em Gestão Pública em Controladoria da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Ele é servidor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e quando entrou no curso, buscava ampliar seus conhecimentos. Ao finalizar a pós, realizou seu objetivo, mas acabou esbarrando em um outro desafio: de se tornar professor na instituição. A seguir, ele conta um pouco de sua história. 

“Conheci a FECAP por intermédio de uma amiga no trabalho e achei interessante o currículo abordado na pós-graduação de Gestão Pública em Controladoria. A Instituição oferece vários caminhos de aquisição de conhecimento para serem aplicados nas áreas pública e privada. Os professores são altamente capacitados e solícitos. As disciplinas exigem dedicação, mas estão bem distribuídas e flexíveis em uma plataforma bem estruturada, com linha de aprendizado organizada. 

Por eu já possuir um cargo público na área de fiscalização no Tribunal de Contas do Estado, a formação do curso me ajudou e ajuda diariamente no desenvolvimento do meu trabalho e crescimento na carreira. Além da obtenção do título de Especialista, o conhecimento adquirido me forneceu novas perspectivas e técnicas de controladoria, principalmente na área Contábil, que se somou à minha formação de Administração na Graduação. 

Durante o período do curso, me impressionou a qualidade do material didático, da plataforma de estudos e dos professores tutores. As reuniões online também são um diferencial que contribuiu muito para o entendimento das disciplinas e módulos, aliados ao amplo conhecimento e experiência dos alunos que enriqueciam as discussões. 

Estudar na FECAP foi uma ótima experiência. Tive flexibilidade para realizar as disciplinas, mas elas também exigiram bastante dedicação para assimilar os conteúdos, responder aos fóruns de discussão e realizar as atividades individuais e em equipe. Era uma trilha de aprendizado bastante produtiva. 

Destaco as disciplinas de Planejamento Estratégico no Setor Público e Planejamento Orçamentário. Essas disciplinas me confirmaram que o planejamento é o pilar principal de sustentação de uma política pública, de tal modo que em meu trabalho, nas fiscalizações que realizo, uma das primeiras coisas que eu observo é o planejamento governamental, cujo diagnóstico, desenho e ferramentas de implementação e controle são de fundamental importância para alcançar as demandas da sociedade. 

Após concluir a pós-graduação, em 2021, me dediquei mais ao trabalho, porém, no ano seguinte, fui convidado pelo professor coordenador do curso, José Orcélio do Nascimento, a participar de um curso autoinstrucional de Tutor EAD, que me despertou a vontade de ser professor. 

Ao final de 2022, ingressei em um curso de Mestrado e, em março de 2023, o Professor Orcélio me convidou a substituir uma professora na disciplina de Auditoria de Conformidade – Controles Externos, durante as reuniões online de abertura e encerramento. Confesso que era algo que eu não esperava que fosse ocorrer tão rápido na minha vida. 

No segundo semestre, fui convidado para ministrar a Disciplina de Auditoria Governamental e, agora em 2024, iniciarei novamente a tutoria da disciplina que fui substituto no primeiro semestre do ano passado. É uma experiência nova para mim e estou adorando. É muito bom poder fazer algo novo e gratificante, aliando ao meu trabalho no TCE, cujos conhecimentos se complementam. 

Atualmente eu também continuo trabalhando na área de fiscalização de uma das unidades regionais do TCE-SP, e hoje estou chefiando uma equipe de fiscalização. A auditoria de conformidade, aliada à auditoria operacional e de resultados, realizadas no órgão, ajudam muito a aplicar os conhecimentos que adquiri no curso. Consigo abordar conhecimentos contábeis e financeiros adquiridos no curso, além de ter aprimorado minha fiscalização nas políticas públicas”. 

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