fbpx

Mesmo enfrentando um câncer, ex-aluna paraense da FECAP concluiu curso de pós-graduação 

Vanessa Zwicker Martins mora na região norte do Brasil, e encontrou na pós-graduação em Gestão...
Alumni | 26/01/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Vanessa Zwicker Martins mora na região norte do Brasil, e encontrou na pós-graduação em Gestão Pública EAD da FECAP uma oportunidade para se especializar em sua área de atuação. Durante o curso, ela descobriu um câncer, e mesmo em meio ao severo tratamento da doença, manteve-se firme em seu propósito de adquirir conhecimento. A seguir, a Alvarista relembra essa trajetória. 

“Meu nome é Vanessa Zwicker Martins, tenho 51 anos, sou advogada graduada pela Universidade da Amazônia de Belém/PA, onde nasci, e pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Católica Dom Bosco/MS.  

Em 2017 passei a morar em Marabá, no sudeste paraense, onde atuei na advocacia privada até receber um convite para atuar na Procuradoria Geral do Município. Um novo convite me levou à Controladoria Geral de Marabá, onde comecei como Analista de Controle Interno, fui Diretora Jurídica da Controladoria e, por fim, Controladora Geral Interina, até ser convidada para vir a Curionópolis, onde hoje moro e exerço a função de Controladora Geral do Município. 

Como Controladora, sou responsável pela expedição de atos normativos e regulamentadores dos procedimentos de Controle Interno e pela consolidação das informações de gestão orçamentária, financeira, patrimonial e operacional, a fim de atestar a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a eficácia dos programas de governo e dos atos de gestão. 

Ao assumir o cargo de Controladora Geral do município de Curionópolis procurei, entre diversas instituições de Ensino à Distância, uma pós-graduação na área de Controle Interno, a fim de ampliar e aprofundar conhecimentos que fazem parte da minha rotina de trabalho. 

Após intensa procura em diversas instituições de ensino cheguei na FECAP, que indubitavelmente tem a melhor grade de disciplinas, atualizadas com a realidade de mercado. Iniciei em outubro de 2021 a pós-graduação em Gestão Pública, com ênfase em Controladoria. 

Todas as disciplinas da pós-graduação na FECAP foram importantes para minha capacitação nas aptidões exigidas para o cargo que hodiernamente exerço, de Controladora municipal, contribuindo para o desenvolvimento de minhas habilidades profissionais, ao tempo que adquiri novas competências, ampliando meu campo de atuação profissional. 

Os professores da FECAP têm, além de conhecimento teórico, prática nas áreas das disciplinas ministradas e as suas experiências profissionais contribuem de forma efetiva no aprendizado. Os materiais didáticos e videoaulas complementam tal expertise, fornecendo aos alunos uma experiência única de estudo. 

Todos os professores do curso sempre foram muito atenciosos e solícitos, sempre disponíveis para atender as demandas dos alunos. No entanto, é imprescindível registrar o apoio recebido pelo coordenador Prof. José Orcélio, que para além de suas funções institucionais demonstrou empatia e benevolência durante toda a minha experiência junto à FECAP. 

Minha experiência com a FECAP ficou marcada pela descoberta de um câncer na tireoide, logo que iniciei o curso. No final de 2021 passei por uma cirurgia para retirada do tumor e 3 meses depois descobri, através da biópsia da cirurgia, ter uma doença autoimune, a Tireoidite de Hashimoto. 

Durante todo o curso precisei lidar, além das dores excruciantes e generalizadas pelo corpo por conta da fibromialgia com a qual fui diagnosticada há 5 anos, com um cansaço excessivo, ansiedade, depressão, adinamia, falhas de memória, confusão mental, fotofobia, e um profundo mal-estar, entre tantos outros sintomas, conjuntura que muitas vezes reverberou em internações hospitalares. 

Passando por todas estas limitações físicas, emocionais e intelectuais, que impossibilitavam em muitos aspectos a rotina de trabalho, o lazer e a vida em família, perseverar no andamento do curso era uma esperança de superação de tantas dificuldades.  

Prossegui, de um modo mais lento, mas não desisti. E posso asseverar, sem a menor dúvida, que o suporte recebido por todos os docentes e pelo Prof. José Orcélio foi crucial para a conclusão da pós-graduação.  

Vale ressaltar, ainda, a plataforma de ensino online da FECAP, que oferece uma imersão completa no ambiente acadêmico, muito intuitiva, organizada e simples de usar. Chama a atenção o processo de ambientação dos discentes no início do curso, o que se revela fundamental para a familiarização com a metodologia de ensino. Estou extremamente satisfeita com o curso e recomendo a FECAP a outros estudantes!”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados