fbpx

Artigo analisa gestão privada em serviços de água e saneamento

O recente artigo publicado no Emerging Markets Finance and Trade, “Does Private Means Better? A...
Mestrado | 15/11/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O recente artigo publicado no Emerging Markets Finance and Trade, “Does Private Means Better? A Water and Sanitation Quasi-Experimental Design”, teve participação do professor e pesquisador da FECAP, Vinícius Brunassi. Em coautoria com Arthur Dassan, Joelson Sampaio e Rodrigo De-Losso, os pesquisadores analisaram os serviços de água e saneamento em municípios que adotaram a gestão privada, em comparação aos que mantiveram a gestão pública.

Os autores observaram uma redução nas tarifas após a transição para a gestão privada, além de melhorias na cobertura hídrica e no processo de coleta e tratamento de esgoto. O artigo completo se encontra disponível clicando aqui.

“Utilizando dados de 2007 a 2018 para todos os municípios do Brasil, nossa pesquisa aproveita uma mudança regulatória que ocorreu em 2007 (Lei n.º 11.445/07, responsável pelas diretrizes nacionais para o saneamento básico). A investigação empírica do estudo é baseada no uso de ferramentas econométricas apropriadas para analisar os resultados das concessões em municípios com características distintas. Os principais resultados destacam benefícios na transição dos serviços de saneamento do setor público para o privado, tais como a redução das tarifas, apesar da ocorrência de reajustes tarifários mais expressivos na gestão privada nos primeiros quatro anos, avanços na coleta e tratamento de esgoto, e melhoria na cobertura hídrica.”, complementa o coautor, Vinícius Brunassi.   

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados