fbpx

“FECAP desempenha um papel significativo na formação dos Alvaristas”, diz ex-aluno do Mestrado

Antonio Vicente, ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio...
Alumni | 27/10/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Antonio Vicente, ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), hoje atua como proprietário de seu próprio escritório de contabilidade, e credita parte do seu sucesso profissional ao conhecimento adquirido na instituição. A seguir, ele comenta mais sobre como foi a experiência de estudar na FECAP.

“A principal razão pela qual escolhi a FECAP foi por seu renome como uma escola de negócios de alta qualidade e pela sua tradição centenária. A FECAP tem uma longa história de excelência acadêmica e um compromisso sólido com o ensino de administração, finanças, contabilidade e áreas afins. Minha experiência na FECAP foi enriquecedora em vários aspectos.

O maior produto de um programa de mestrado na FECAP é, sem dúvida, o ‘mestrando em transformação’. Isso significa que os alunos não apenas saem com um diploma, mas também com uma mentalidade voltada para a mudança e a melhoria contínua. A FECAP prepara os estudantes para se tornarem profissionais capazes de enfrentar desafios, inovar, liderar equipes e contribuir de maneira significativa para suas respectivas áreas de atuação.

Além disso, a FECAP é uma instituição que valoriza não apenas a teoria, mas também a prática. Os alunos são incentivados a aplicar o conhecimento adquirido em situações reais, o que os prepara para os desafios do mercado de trabalho. Essa abordagem prática contribui para a formação de profissionais altamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios complexos do mundo dos negócios.

Hoje, sou proprietário de um dos maiores escritório de contabilidade J.A.Consultoria Contábil LTDA, e a FECAP tem ligação intrínseca em tudo que pratico, uma vez que os ensinamentos são voltados para a área de negócios, pude melhorar minha prestação de serviços com métodos quantitativos e pude entender a importância do conhecimento para se prestar um serviço de qualidade. 

A formação que obtive na FECAP desempenhou um papel fundamental em minha preparação e sucesso no mercado de trabalho de várias maneiras:

Conhecimento sólido: a FECAP ofereceu uma formação acadêmica de alta qualidade, fornecendo um conhecimento sólido em áreas como administração, finanças, contabilidade e gestão. Esse conhecimento me deu uma base sólida para compreender os princípios e práticas essenciais nos negócios.

Mentalidade empreendedora: a FECAP promoveu a inovação e o pensamento empreendedor, o que me capacitou a abordar desafios no mercado de trabalho com criatividade e resolução de problemas.

Habilidades interpessoais: a diversidade de colegas e a ênfase na colaboração e comunicação eficaz na FECAP me ajudaram a desenvolver habilidades interpessoais importantes. Essas habilidades são cruciais no ambiente de trabalho, especialmente ao lidar com colegas, clientes e parceiros de negócios.

A qualidade do corpo docente foi excepcional, com professores altamente qualificados e experientes, que me proporcionaram um aprendizado de alto nível. Além disso, a instituição ofereceu uma ampla gama de recursos, desde bibliotecas bem equipadas até programas de estágio e intercâmbio que enriqueceram minha formação.

Ao lado da professa Vilma Slomski, pude ter tido a honra de ser o primeiro aluno da turma a publicar um artigo científico, me introduzindo no mundo das pesquisas acadêmicas, com o professor Edson Barbeiro tive a honra de poder ministrar algumas aulas de empreendedorismo para os alunos da graduação o que me ajudou a conquistar a posição de professor assistente na Saint Paul Escola de Negócios.


Com base na minha experiência pessoal e nos benefícios que obtive ao estudar na FECAP, eu definitivamente recomendo a instituição a outros estudantes. Existem várias razões pelas quais eu faria essa recomendação:

Qualidade Acadêmica: A FECAP é conhecida por sua qualidade acadêmica e excelência no ensino de negócios e áreas afins. A instituição oferece uma base sólida de conhecimento que é altamente valorizada no mercado de trabalho.

Experiência Prática: A FECAP incentiva a participação em projetos práticos, estágios e programas de consultoria, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico em situações reais de negócios. Essa abordagem prática enriquece a formação e prepara os estudantes para desafios do mundo real.

Networking: A instituição possui uma ampla rede de ex-alunos e contatos da indústria. Essas conexões podem ser extremamente úteis para oportunidades de emprego, orientação na carreira e estabelecimento de relações profissionais duradouras.

Diversidade e Inclusão: A FECAP valoriza a diversidade e promove uma cultura inclusiva. Interagir com colegas de diferentes origens culturais e experiências de vida é enriquecedor e prepara os estudantes para um mundo de trabalho cada vez mais globalizado.

Reputação Institucional: A FECAP desfruta de uma reputação sólida e respeitada como uma instituição de ensino de qualidade, o que pode ser um trunfo na busca por empregos e oportunidades de carreira.

A FECAP desempenha um papel significativo na formação de seus alunos, e sua importância vai muito além de apenas fornecer conhecimentos acadêmicos. A instituição é um ambiente que promove a transformação pessoal e profissional dos estudantes.

Como a professora Vilma Slomski destacou, ‘nada está tão bom que não possa ser melhorado’. Esse princípio de busca constante pela melhoria é uma filosofia que permeia a cultura da FECAP. Ela incentiva os estudantes a desafiarem o status quo, a explorarem novas ideias e a aprimorarem suas habilidades continuamente. Essa atitude é fundamental no mundo dos negócios, onde a adaptação e a inovação são cruciais para o sucesso.

Em resumo, a FECAP desempenha um papel vital na formação dos estudantes, proporcionando-lhes uma educação de qualidade, promovendo a mentalidade de melhoria contínua e capacitando-os a se tornarem agentes de transformação em suas áreas de atuação. A instituição não apenas fornece conhecimento acadêmico, mas também molda os estudantes em profissionais comprometidos com a inovação e a excelência.”

#TAGS: FECAP Mestrado

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados