fbpx

XVI FinancIES revela novos modelos e receitas para as IES na era da economia digital

Evento reuniu gestores de todo o país nos dias 31/08 e 01/09, em Salvador (BA) O XVI Fórum dos...
Institucional | 12/09/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Evento reuniu gestores de todo o país nos dias 31/08 e 01/09, em Salvador (BA)

O XVI Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES) reuniu 348 gestores de IES de norte a sul do país, representantes de mais de 20 estados brasileiros. O evento realizado nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, na Universidade Católica do Salvador (UCSal), na Bahia, trouxe discussões sobre o tema “Economia Digital: Novos Modelos e Novas Receitas para as IES”, comandadas por profissionais especialistas na área. A próxima edição já está agendada para o segundo semestre de 2024, na cidade de Recife, capital de Pernambuco.

Segundo o presidente do FinancIES e vice-reitor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Taiguara Langrafe, a economia digital tem impacto relevante na sociedade. “Debater esse tema e outros foi de enorme valia para os executivos financeiros participantes. Muitas ideias e conexões foram geradas em prol das IES”, enfatiza, destacando que durante o FinancIES, ocorre uma imersão com os executivos financeiros das IES privadas brasileiras sobre novas fontes de geração de receitas para as instituições. “Houve uma forte transformação no perfil das receitas ao longo dos últimos anos. Discutir e criar alternativas foi um produto de grande valia no fórum”, avalia.

Entre os diferenciais do evento, Langrafe destaca as oportunidades de troca de experiências entre os executivos financeiros das IES brasileiras, além de atividades práticas, como a dinâmica de grupo, comandada por ele. “O tema da dinâmica de grupo está sempre alinhado ao central. Abordamos e trabalhamos, em conjunto, sobre alternativas de criação de novas receitas para as IES no novo contexto da economia digital. A dinâmica é um momento incrível para networking e uma usina de ideias, geradas pelos próprios executivos participantes do evento. Nesse momento, são criadas ações e soluções para as IES e o setor”, destaca.

Ainda com foco no tema central do evento, uma nova fonte potencial de receitas para as instituições de ensino superior, em especial as filantrópicas, e que tem engajado cada vez mais no Brasil, foi apresentada pelo professor da FECAP João Paulo Vergueiro, que também é integrante da Rede Alumni e ex-diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Em sua palestra “Alumni Fundo de Bolsas”, ele abordou o modelo Alumni, já tradicional no exterior, que prevê, inclusive, que ex-alunos façam doações ao fundo de bolsas. “Aqui no Brasil, isso ainda é nascente e não são tantas instituições, mas já começa a gerar retorno positivo, principalmente para financiar a inclusão e a diversidade nas escolas”, explica Vergueiro.

O profissional também destacou que o FinancIES contribui positivamente para a qualidade da gestão financeira e melhor troca de experiências entre as instituições brasileiras. “Foi minha primeira participação e sai bastante empolgado por conhecer o evento e compartilhar com meus colegas de outras instituições de ensino que trabalham em Alumni Fundo de Bolsas, porque além de o FinancIES ser uma rede de gestores financeiros de IES, há uma rede de gestores Alumni Fundo de Bolsas das escolas do Brasil, que já contam com isso e nosso objetivo é ampliar e trazer mais escolas”, completou Vergueiro.

 O XVI FinancIES tem patrocínio de CertifikEDU, Pravaler, Principia, Creduc, Educa+Brasil, Fundacred, Intelbras, Lyceum, Techne, Positivo, Microsoft, TOTVS, AJO, Atmã, BA2Edu, Grupo Cobrafix, Grupo DDM, Dominus, EXP, HMI, Hoper, JA Rezende, Matiz Capital, Plataforma A+, QH Consult, Salvador & Associados Advogados, VG Educacional, Gomining, MercadoEdu, Adimplere, Instituto Ela, Cengage/DTCom, SEI Plataforma Educacional, e apoio do Semesb/Abames e da Innova Educação.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados