fbpx

Evento discute fraudes contábeis e o caso Americanas

A rede de varejo Lojas Americanas tomou conta dos noticiários recentemente ao anunciar um rombo de...
Eventos | 28/01/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A rede de varejo Lojas Americanas tomou conta dos noticiários recentemente ao anunciar um rombo de R$ 20 bilhões em seu balanço financeiro, afetando investidores, credores, acionistas e o mercado financeiro como um todo. A empresa também pediu recuperação judicial recentemente.

Para discutir o assunto e o tema de fraudes contábeis de maneira ampla, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) realiza no próximo dia 16 de fevereiro, às 19h30, presencialmente no campus Liberdade (Av da Liberdade, 532, na região central da capital paulista) o evento “Fraudes contábeis: quando a caça às bruxas começa”, com o palestrante Enéas Moreira. As inscrições devem ser realizadas neste link.

O encontro vai debater os principais aspectos e implicações para as empresas, para o mercado e os profissionais envolvidos ou responsáveis por gerenciar os riscos. Também estarão em pauta alguns casos clássicos de fraudes contábeis, incluindo o recente caso das Lojas Americanas, e o histórico de alguns casos notórios – desde Enron, demonstrando a evolução do tema e suas implicações, como as grandes questões de como a fraude pode passar despercebida pelo auditor e pelo mercado e o quanto ela pode impactar o gerenciamento de riscos e resultados.

O palestrante: Enéas Moreira, tem mais de 30 anos de atuação nas áreas de investigação de fraudes, Compliance, prevenção de lavangem de dinheiro, perícia contábil, societário e tributário. Liderou áreas regionais (América do Sul) e projetos multilocalizados, tendo também atuado como compliance officer e membro de comitê de ética. Liderou grandes projetos de investigação corporativa, implementação e avaliação de programas de integridade, perícias contábeis judiciais e extrajudiciais e prevenção de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Coordenou também projetos de reorganização societária e planejamento tributário, com impactos locais e internacionais. Atualmente é diretor geral da Kroll Associates no Brasil, responsável pela área forense. Anteriormente, atuou como sócio da EY, em diferentes áreas. É professor da pós-graduação em Auditoria da FECAP.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados