fbpx

Aluna afirma que estudar na FECAP foi a realização de um sonho

A aluna Laurie Larrea Maes diz que sempre quis estudar na Fundação Escola de...
Alumni | 19/12/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A aluna Laurie Larrea Maes diz que sempre quis estudar na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Mas por conta de condições financeiras e por morar em Santos, no litoral paulista, um curso presencial tornou distante o sonho do diploma na instituição. Mas os anos passaram, e ela pode finalmente estudar na FECAP por meio de cursos EAD.  

A seguir, ela relata a experiência e incentiva outros futuros alunos a irem em busca de seus sonhos.  

“Eu escolhi estudar na FECAP há 11 anos atrás, quando eu estava terminando a minha graduação, que eu sequer tinha condições de fazer (e só consegui com o auxílio do governo), mas pensei em fazer uma pós-graduação em Controladoria Pública na FECAP.  

E eu achava que nunca conseguiria realizar isso, porque sou de Santos, estado de São Paulo, e as aulas eram presenciais às terças e quintas-feiras. Mas, nove anos depois, durante a pandemia em decorrência da Covid-19, me vi fazendo a matrícula para o curso EAD de Gestão Pública em Controladoria, curso este que eu queria fazer lá atrás quando me formei, e minha experiência foi a realização de um sonho.  

Sou funcionária pública da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e quando me matriculei na FECAP, em agosto de 2020, eu fazia parte da CASCI – Comissão para o Aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno para a implantação do SCI na universidade.  

A formação me ajudou na construção daquilo que a nossa equipe propôs à alta gestão para a implantação do Sistema de Controle Interno na Unesp, que por ser uma universidade multicampus, com 34 unidades espalhadas por 24 cidades, tal implantação se deu de forma regionalizada. E hoje eu atuo como um dos sete controladores internos regionais da Unesp.  

O curso de Gestão Pública em Controladoria (já encerrado) foi um diferencial, assim como o de Gestão Pública em Auditoria (que estou fazendo no momento), que reforça conceitos de Planejamento Estratégico Público; Transparência e Governança na Gestão Pública; Auditoria Governamental, de Conformidade e de Desempenho; entre outras; e a partir delas posso aplicar no meu dia a dia o conteúdo aprendido.  

Eu destaco o coordenador e professor Orcélio, sempre paciente, compreensivo e presente com orientações aos seus alunos, incentivando a fazer novos cursos seja de extensão ou pós-graduação ou mestrado, de acordo com o potencial do aluno. Sou muito grata a ele, pois, graças a esses incentivos, emendei um curso de pós no outro e já estou pensando em fazer um mestrado.  

Eu sempre recomendo a FECAP a outros estudantes, porque a instituição tem um jeito de leve de passar o aprendizado. Falo pelo modo EAD que estudo, e pela parceria e preocupação que o pessoal da FECAP tem com seus alunos, em especial o coordenador do curso.   

Esse empenho eu pude sentir, pois durante o período que iniciava o curso de pós-graduação em Gestão Pública em Controladoria, lá em 2020, eu terminava o meu livro, que teve publicação oficial em março de 2021, no dia Internacional da Mulheres, com o nome ‘Maes Leve’, fazendo uma brincadeira com o meu sobrenome.  

O livro retrata exatamente isso, como ficar mais leve e saber lidar com crises existenciais após um término de relacionamento e se resgatar para enfrentar a vida e seguir em frente. Assim como eu fiz. Acredito que diversas pessoas já sofreram por alguém, mas, esse livro não fala sobre o relacionamento em si e sim sobre a superação dessa perda importante. Nos dias atuais a saúde mental anda muito em voga e acredito que possa contribuir divulgando minhas experiências para ajudar as pessoas a não desistirem por conta de uma pessoa e sim de encarar a vida por nós mesmos.”

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados