fbpx

ENEM 2022: reta final é para relaxar e descansar! Psicóloga dá dicas para estudantes

Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 13 e 20 de novembro  O Exame Nacional do Ensino...
Graduação | 11/11/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 13 e 20 de novembro 

O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em todo o Brasil nos dias 13 e 20 de novembro para cerca de 3,4 milhões de estudantes. Nesta reta final, segundo a psicóloga e coach acadêmica da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Maria de Lurdes Zamora Damião, não adianta tentar estudar dia e noite para aprender o que não foi aprendido, afinal o tempo é curto. 

“O melhor é investir em seu bem-estar, dormindo bem, se alimentando bem, fazendo atividade física, exercícios de atenção plena – o chamado mindfulness – com o objetivo de equilibrar o emocional. Boas leituras sobre assuntos atuais ajudam, mas com leveza, não é possível em poucos dias estudar o volume de temas e disciplinas aprendidos ao longo de alguns anos”, recomenda. 

De acordo com a docente, nesse período, muitos estudantes enfrentam o medo do futuro, ou seja, são acometidos pela ansiedade, que é uma resposta normal do organismo humano a situações de estresse. Ser avaliado nos mobiliza, e o estresse e a ansiedade podem acionar a busca por preparar-se ou interferir em nosso emocional e nas atividades que realizamos, prejudicando nosso desempenho.  

“É evidente que se ao longo de sua trajetória escolar o aluno investiu em seu aprendizado, a proximidade do exame é encarada de modo mais tranquilo, mas às vezes, o emocional nos dá uma rasteira. Uma ex-aluna, que realizou o exame há dois anos, disse que é ‘uma prova de sobrevivência’, pois havia estudado ao longo do ano e, simplesmente, experimentou um ‘branco’, como se tudo tivesse sido apagado de sua memória. Se o investimento no aprendizado foi menor, a insegurança será maior, mas ainda assim é interessante realizar a prova para ter uma experiência para o próximo”. 

Para muitos estudantes brasileiros, o Enem envolve a única possibilidade de fazer o ensino superior, com excelentes pontuações para estudar em universidades públicas, ter uma bolsa de estudos de uma universidade privada de qualidade ou, posteriormente, por meio do Prouni. Diante disso, e se o resultado na prova não for o esperado pelo jovem? O que fazer com a frustração? 

“Entenda que você fracassou somente nesse projeto, o que não o torna um fracassado. Não se rotule, sinta a tristeza por um ou dois dias, depois ‘vida que segue’ e prepare-se para o próximo ENEM em 2023”, finaliza Maria de Lurdes. 

ENEM 2022 

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados