fbpx

Novembro Azul: de olho na prevenção!

Nos últimos anos, os cuidados com a saúde masculina cresceram expressivamente. O que era visto...
ASA | 08/11/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Nos últimos anos, os cuidados com a saúde masculina cresceram expressivamente. O que era visto como tabu, até certo tempo, passou a ser fundamental para homens que buscam qualidade de vida e bem-estar.

No entanto, quando se fala de autocuidado, é importante ressaltar que este não está relacionado apenas à aparência, mas também ao cuidado com a saúde de modo geral. Por isso, a importância da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado da saúde do homem, com ênfase na luta contra o câncer de próstata.

História do movimento

Originado na Austrália, no ano de 2003, o movimento Movember, união das palavras moustache (bigode) e november (novembro), surgiu para conscientizar homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, um dos que mais acometem homens no mundo. Com o tempo, o movimento passou a ir além das ações de conscientização para o combate da doença, já que os homens foram incentivados a cuidar da saúde de modo geral, o que vai da prevenção de doenças como o câncer de testículo até o cuidado com a saúde mental. Assim, por meio da simbologia do cultivo do bigode, tradicionalmente ocorrido no mês de novembro, surgiu a campanha que carrega o nome do mês e o associa à cor azul. Hoje, é amplamente divulgada em publicações que circulam por diferentes meios, mas cujo objetivo é um só: conscientizar sobre o câncer de próstata e outras doenças relacionadas à saúde masculina e incentivar os homens a aderirem a uma rotina de cuidados.

Quebrando preconceitos

Este mês de conscientização também alerta os homens para a realização de check-ups e outros exames, a fim de que problemas que possam culminar em algo mais grave sejam combatidos. Assim, é essencial que preconceitos e paradigmas sejam quebrados e que procedimentos como o exame de toque sejam naturalizados entre os homens, já que é por meio dele que o profissional de saúde consegue detectar qualquer anomalia na região da próstata.

Se quiser se aprofundar mais sobre quebra de preconceitos e paradigmas, assista ao documentário “O Silêncio dos Homens”, que aborda temas como masculinidade e autocuidado.

Sugestões para a prevenção

Para que sua saúde esteja sempre em dia, listamos algumas dicas que contribuem para o combate ao câncer de próstata:

  • Avalie seus hábitos alimentares e pratique exercícios físicos. A obesidade e o sedentarismo são grandes fatores de risco para a doença.
  • Resgate seu histórico familiar de câncer de próstata e observe se já houve algum caso.
  • Evite o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas.
  • Pratique atividades físicas com regularidade. Além do efeito positivo sobre o corpo, elas contribuem para uma saúde mental equilibrada e são ótimas aliadas na rotina de prevenção da doença.
  • Atente-se aos sinais do seu corpo e, caso sinta qualquer desconforto, busque assistência médica para o correto diagnóstico e tratamento adequado.

Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores serão as chances para um tratamento bem-sucedido. Por isso, não deixe de consultar o seu urologista, já que a prevenção é o maior recurso de combate ao câncer.

Cuidar de si é cuidar dos que você ama! Festeje sua vida por meio do autocuidado com sua saúde. Compartilhe com os seus amigos e contribua com o trabalho de conscientização.

#TAGS: ASA FECAP

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados