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Relações públicas: área está crescendo impulsionada pelos influenciadores digitais

Segundo a Nielsen Media Research, o Brasil já em mais de 500 mil influenciadores digitais, um...
Imprensa | 04/07/2022
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Segundo a Nielsen Media Research, o Brasil já em mais de 500 mil influenciadores digitais, um número muito superior aos 374 mil dentistas e 455 mil engenheiros civis e quase igual aos 502 mil médicos existentes no País, profissões que tradicionalmente são consideradas mais tradicionais.    

Segundo a coordenadora do curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Paula Barros, esse crescimento tem movimentado também a área das Relações Públicas no País.   

Para a especialista, o mercado hoje entende o influenciador como uma mídia. Desta forma, as marcas os procuram como um meio para divulgar seus produtos, serviços, etc.   

“Os influenciadores digitais são uma nova mídia importante para o relacionamento com públicos e ampliaram nossas possibilidades de comunicação. As Relações Públicas cresceram e estão crescendo impulsionadas, principalmente, com as novas possibilidades de interação proporcionadas pela comunicação digital”, opina.   

Para ela, as marcas preferem influenciadores mais espontâneos, orgânicos que são capazes de contar a história do jeito deles. Esse tipo de diferencial gera mais valor e identificação dos públicos.   

“No âmbito das relações públicas, que valoriza a comunicação espontânea e de informação pública, é mais difícil esse tipo de trabalho, pois muitos querem ser pagos para mostrar ou falar de uma marca. Desta forma, para ter um espaço espontâneo, é preciso investir em muito personalidade e criatividade”.      

Segundo a professora, para grandes marcas, que precisam se comunicar com uma grande quantidade de pessoas as empresas optam por influenciadores com uma grande quantidade de seguidores, eles são vistos como uma mídia de massa e, portanto, cobram caro por um espaço em suas redes. Para marcas menores, ou com campanhas mais dirigidas e com mais conteúdo, micro influenciadores funcionam melhor.    

A relações-públicas lembra que, recentemente, surgiram memes quando a influenciadora Bianca Andrade, conhecida também como Boca Rosa, mostrou a forma como lida com as redes sociais, mas é exatamente desta forma que a comunicação entende ser possível se manter atrativo e interativo nas mídias sociais.   

“É preciso investir em planejamento, pautas, mensuração, estudo de públicos. É um trabalho complexo, sério, árduo, por isso, indico buscar cursos de comunicação como Relações Públicas e Publicidade para compreender como transformar suas mídias sociais em algo lucrativo a longo prazo”, finaliza.    

RELAÇÕES PÚBLICAS   

O profissional de Relações Públicas é o responsável pela gestão de imagem das empresas. Para isso, planeja a comunicação institucional e as estratégias de relacionamento com públicos internos e externos das organizações. Por lidar com uma área que está em constante mudança, é importante que o profissional esteja sempre apto a atualizar-se.   

O profissional de Relações Públicas é valorizado pelas empresas por sua flexibilidade e ampla área de atuação. O RP pode trabalhar em diversas áreas, como comunicação interna, comunicação governamental, organização de eventos, planejamento de comunicação, comunicação com imprensa e influenciadores, marketing, comunicação digital, entre outras funções.   

Ao cursar a Graduação em Relações Públicas na FECAP, o aluno tem a possibilidade de viver as experiências do mercado de trabalho dentro da Instituição. O curso tem como objetivo incentivar o pensamento crítico e estratégico, com foco na gestão da comunicação no ambiente dos negócios.   

Com os trabalhos realizados, inseridos na grade curricular, o estudante tem a oportunidade de realizar grandes projetos, como o evento da “Semana de Comunicação” e o “FECAP Cases”, durante os quais desenvolve todo o planejamento, como a seleção de atrações, busca de patrocínio, divulgação, operação e pós-evento. Desenvolve também o Projeto Integrado de Comunicação, realizado junto com os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, para uma empresa real.   

Além disso, o curso conta com a Agência Experimental Benjamin, que permite que os alunos desenvolvam as primeiras experiências profissionais, proporcionando o exercício de criação de um portfólio ainda durante o curso.   

A especialista: Paula Barros é doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2010), possui especialização em Marketing e graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2003). Atualmente é Coordenadora do Curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP e Professora Integral Assistente dos Cursos de Relações Públicas e Secretariado Executivo Trilíngue. É também responsável pela supervisão da Agência Experimental Benjamin. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, relacionamento com a mídia e gestão de crise.

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