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Alumni Alvarista: ex-aluno de RP diz que FECAP contribuiu para seu desenvolvimento e fortaleceu sua bagagem

Douglas Domingues, ex-aluno da Graduação em Relações Públicas da Fundação Escola de...
Alumni | 04/07/2022
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Douglas Domingues, ex-aluno da Graduação em Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), é mais um Alvarista que recorda com carinho da instituição. A seguir, ele conta mais sobre como foi a experiência de estudos. 

“Eu descobri a profissão de Relações Públicas a partir de um teste vocacional. Já possuía formação técnica em Negócios, mas buscava algo na minha carreira que fosse voltado à Comunicação, envolvesse Gestão e, ao mesmo tempo, fosse ‘mão na massa’ por já estar em atuação no mercado na área de Gestão de Clientes. 

Assim que me identifiquei com Relações Públicas e vi que era possível se tornar um RP focado em estratégias de clientes a partir de ferramentas e metodologias da área, busquei por instituições que atendessem minhas expectativas – logo, a FECAP se tornou prioritária, por possuir uma grade que reúne disciplinas desde Teoria da Comunicação, passando por Criatividade e Inovação, Business Technology, Marketing Estratégico, Pesquisa de Mercado, Finanças, Análise de Dados e Comunicação Integrada. 

Com o tempo, os desafios do dia a dia do mundo corporativo se tornaram oportunidades. Os mestres, que também possuem experiência de mercado, facilitaram o entendimento de cada passo a ser dado a fim que meus objetivos fossem alcançados e minhas metas fossem superadas. O que mais me motivava eram as trocas sobre a aplicação de Relações Públicas em diferentes ambientes: seja em empresas mais tradicionais, startups e agências de comunicação. É uma área versátil e que preza pela reputação e o engajamento de públicos estratégicos (stakeholders) da empresa. 

Além do mais, o networking foi fundamental para ampliar o conhecimento. Constantemente, durante minha formação, profissionais do mercado foram convidados para eventos organizados pelos alunos de comunicação (FECAP Cases e Semana da Comunicação são os principais – além de fóruns internos). Muitos deles, mantenho contato e já tivemos oportunidade de desenvolver parcerias e negócios juntos após o curso. 

Todos os mestres da FECAP são experientes e possuem especialização no assunto abordado durante as aulas. Contudo, entre as disciplinas, meus olhos brilhavam quando falávamos de Comunicação Dirigida e Integrada, Planejamento da Comunicação e Análise de Dados. Com isso, criei um laço com a professora Tânia Teixeira Pinto, Mestra em Comunicação e que vinha com uma bagagem de mais de 30 anos em uma instituição Financeira. 

Durante suas abordagens, vi que era possível trazer, de forma tão simples e dedicada, os contextos do mercado ao ambiente acadêmico. E, principalmente, a chance para que os alunos criassem sua própria identidade profissional para se destacarem onde quisessem dentro de Relações Públicas. Desta forma, aflorou ainda mais meu desejo de, em breve, também estar na sala de aula lecionando e atuando nos desafios 

Ser Relações-Públicas pela FECAP contribuiu fortemente para que eu me desenvolvesse com impulso e fortalecesse minha bagagem. Durante o curso, tive oportunidade de atuar em empresas como Xerox, Gympass, Uber, consultorias e startups das áreas de Saúde e HR Tech. Nelas, tive oportunidade de ocupar desafios como Analista, Líder de Área, Coordenação e Head. 

Neste percurso, desenvolvi minha própria marca para atender o mercado e fundei, junto com 2 parceiros, a comunidade ‘Customer Force’ (CF), que já possui mais de 15 mil membros em seus 3 anos de fundação. O CF nasceu com objetivo de fortalecer a frente de Gestão de Relacionamento com Clientes no Brasil a partir de iniciativas e conteúdos a diversos públicos – desde iniciantes a tomadores de decisão. 

Com o olhar adquirido durante a formação na FECAP, também me tornei colunista do ‘Portal Customer’, um dos principais no Brasil focado em Gestão de Clientes. Por lá, publico conteúdos focados em Comunicação Integrada com viés à Retenção e Engajamento de Clientes e mostro que é possível ser um relações-públicas dedicado à manutenção do relacionamento com clientes das empresas. Um desafio que sou apaixonado! 

Atualmente, faço parte do Edupass, uma empresa do Grupo Arco Educação, como Estrategista de Customer Success. Meu desafio é atuar ativamente na construção da área dentro da companhia, garantir o engajamento e a retenção de clientes com o produto contratado e construir projetos que fortaleçam nossa marca. Temos um time forte e dedicado e um dia a dia dinâmico e cheio de possibilidades – a mim, eles só são possíveis de serem vivenciados a partir do olhar adquirido nestes anos de carreira e de aperfeiçoamento na FECAP. 

Se você busca por uma instituição, como eu buscava, com infraestrutura, que possua excelentes profissionais, tenha boa energia e uma cultura própria e forte, a FECAP é indicada. Mesmo após a formatura, carregamos essa marca no peito e temos, conosco, uma carteirinha titulada como ‘Eterno Alvarista’ para simbolizar o impacto da instituição em toda nossa carreira – além de ser um passe para facilitar nosso retorno a ela quando desejarmos, seja para visitas, utilização dos espaços e realizar novos cursos. Ser um ‘Alvarista’ é enxergar os desafios como oportunidade de inovar e deixar nossa própria marca por onde a gente passar.” 

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