fbpx

Alumni Alvarista: “Eu brinco que a FECAP me escolheu”, diz ex-aluno

Giovane Borba, ex-aluno da Graduação em Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio...
Alumni | 04/07/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Giovane Borba, ex-aluno da Graduação em Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), é um Alvarista “completamente apaixonado pela FECAP”, nas palavras. A seguir, ele conta mais sobre como foi a experiência de estudos na instituição. 

“Eu brinco que a FECAP me escolheu. Em junho de 2016 me matriculei em três faculdades e nenhuma delas fechou uma turma com início no segundo semestre do ano – nem mesmo a FECAP. Mas, além de ter sido a única que ofereceu a opção de adiantar uma matéria, quando pisei no campus pela primeira vez tive a certeza de que seria lá que eu estudaria – e foi a melhor decisão da minha vida. A FECAP me formou um profissional de comunicação 360, com aptidão para atuar em qualquer ramo do mercado de trabalho. 

Eu sou completamente apaixonado pela FECAP. A estrutura é incrível, o curso de RP é um dos mais completos dentre todos os que pesquisei, com matérias que vão muito além de comunicação. Os professores são excelentes e nos preparam de verdade para o mercado de trabalho e, além disso, durante todo o curso tivemos muitas experiências práticas, oportunidade de participar da agência experimental, trabalhos com clientes reais, organização de um evento enorme e diversas outras chances de entrar em contato com a profissão. Minha experiência durante o período mais importante da minha vida não poderia ter sido melhor!  

A FECAP é uma faculdade de negócios, então, até os cursos de comunicação são voltados para negócios. Desde o meu primeiro estágio, passei por empresas e agências de seis ramos diferentes, em áreas diferentes e, por conta da versatilidade do curso de RP da FECAP, tive uma ótima base para essas experiências. 

Atualmente, atuo na área de Negócios do maior banco privado da américa latina, fazendo comunicação sobre mercado financeiro. Eu trabalho na Rede, empresa de Adquirência do Itaú Unibanco, na área de Negócios Atacado. Sou analista de Planejamento Comercial e cuido das frentes de comunicação interna com o time comercial do Atacado, NPS transacional, pesquisa de satisfação comercial e capacitação. 

Com certeza aprendi (e ainda aprendo) muito no dia a dia, mas fui muito bem-preparado durante a faculdade para estar onde estou – assim como meus colegas, que trabalham em agências de comunicação ou empresas de outros segmentos. Certamente as aulas de pesquisa da Profª Iná, as de comunicação interna do Profº Bruno e as de economia, do Profº Eric Brasil foram as que mais influenciam meu trabalho hoje em dia, com as atividades que toco aqui no banco. 

Certamente cada professor foi fundamental para minha formação, mas ressalto alguns que me marcaram de maneira especial: 

  • Paula Aguiar, que, além ter sido o nosso primeiro contato com as Relações Públicas e coordenadora do curso, foi minha orientadora do TCC. No último ano tivemos contato diariamente e finalizamos o curso com 10 (menção honrosa à minha dupla perfeita de TCC, Luiz Fernando Salomão, que é um profissional excelente e se tornou um dos meus melhores amigos!); 
  • Bruno Carramenha, que me deu aula de comunicação interna. Ele foi um professor temporário e tivemos a sorte de ser uma das turmas que ele deu aula na FECAP. Hoje eu trabalho com comunicação interna e as aulas dele foram excepcionais e impactam meu trabalho (e minha vida) até hoje;  
  • Zeca, que nos ensinava de uma forma completamente diferente, sem tecnologias, sem slides, com muita leitura e muita contribuição de cada aluno. Eram as provas mais desafiadoras, mas que me fizeram aprender muito – e muito além das matérias. Cada aula dele me transformava. 

Além desses, Carlise, Iná, Luiz, Helena e Tânia me marcaram muito. 

Tiveram também dois projetos que me marcaram e me ensinaram muito – e tenho certeza de que marcou todos os meus colegas que já entregaram e marcará os que entregarão –, que é o Projeto Integrado e o FECAP Cases. Este primeiro foi basicamente um TCC feito em 3 meses, o que foi extremamente desafiador e estressante, assim como quando entregamos grandes projetos no trabalho. E o FECAP Cases é um evento enorme, com duração de uma semana e organizado 100% por alunos dos cursos de comunicação da FECAP, sem verba alguma. Neste evento, que dura 5 dias, precisamos levar 10 marcas ou pessoas para apresentar cases de comunicação, de acordo com o tema – definido em conjunto pela turma. Além disso, precisamos de patrocinadores e apoiadores para eventuais gastos, três ou mais ativações para cada dia de evento e inúmeras outras coisas que nos desafia ao máximo – e ensina na mesma proporção. 

Acho importante mencionar os coletivos da FECAP e a importância de cada um para a instituição, além dos espaços coletivos do campus Liberdade. Acredito que estudar está muito além das salas de aula e é preciso se sentir conectado com a instituição que escolhemos para nos preparar para o futuro. Se você é uma pessoa LGBTQIA+, existe o Fecapride. Se você é uma pessoa preta, existe o Fecafro. Se você é uma pessoa religiosa, existe a Célula Fecap. Se você é uma pessoa feminista, existe o Coletivo Ruth Cardoso. E, apesar de serem focados em cada um dos público citados, as rodas de conversas são abertas para qualquer pessoa que se interesse. Além destes, existe também o Fecap Social, Atlética, Agências experimentais, Bateria e Torcida, que ajudam na integração dos alunos. Sem contar as feiras e todo o suporte aos alunos que precisam de ajuda para encontrar estágio. 

Sobre a estrutura, além das salas de aula totalmente equipadas, o campus possui um teatro enorme, estúdios de gravação e de fotografia, diversas salas de estudos coletivas e privadas, rooftop com mesas para estudos, laboratórios com computadores (Mac e Windows) e notebooks sempre à disposição, sala de empreendedorismo, 3 lanchonetes, sala de vídeo, biblioteca completa com livros e filmes para alugar e espaços para leitura, quadras esportivas, academia e muitas outras áreas que, com certeza, facilitam a vida dos alunos e melhoram ainda mais a experiência de estudar na FECAP. 

Já aconteceu algumas vezes e, de vez em quando, ainda acontece de pessoas me procurarem para perguntar sobre o curso de RP da FECAP – normalmente por meio das minhas redes sociais ou por intermédio de amigos. Sempre recomendo – e a maioria destes estuda/estudou na FECAP”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados