fbpx

Alumni Alvarista: “FECAP foi uma escola de vida”, diz ex-aluna

A ex-aluna do curso de Graduação em Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio...
Alumni | 23/05/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A ex-aluna do curso de Graduação em Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) Carolina Wolga é mais uma Alvarista que guarda saudades da época em que estudava e credita parte do seu sucesso profissional à formação recebida na instituição. A seguir, ela relembra um pouco dessa trajetória. 

“Os quatro anos presente na FECAP foram literalmente uma escola, mas de vida. Foi um período de muito aprendizado, conquistas e descobertas. Me recordo desse período com muito carinho e gratidão por tudo que vivi. 

Após entender qual seria a minha vocação profissional e decidir o curso que seguiria, fiz uma pesquisa detalhada sobre faculdades que poderiam me oferecer o que eu buscava. Nesse ínterim, encontrei a FECAP e me interessei muito, principalmente, pela grade curricular e o corpo docente, além da infraestrutura da instituição e a acessibilidade de localização. Nela, encontrei o que realmente procurava, um ambiente humanizado que pudesse estimular a minha criatividade e inovação, professores com experiência mercadológica, que fossem próximos dos alunos e espaço para me desenvolver pessoalmente e profissionalmente com total liberdade. 

Durante a trajetória na FECAP, para mim, dois momentos que foram marcos: 

no terceiro ano, participamos do FECAP Cases, projeto organizado e desenvolvido pelos alunos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, com o apoio de alguns dos professores. Lá, tivemos a oportunidade vivenciar a realidade na prática: liderar pessoas, gerenciar conflitos, lidar com imprevistos, decidir as melhores estratégias, num grupo com mais de quarenta pessoas, insanamente incrível! O evento foi um sucesso e rendeu frutos até hoje, como por exemplo, os food trucks, localizados no saguão da faculdade. 

Já o segundo marco foi a entrega do TCC. Fiz o meu trabalho de conclusão de curso em grupo, e a escolha do tema e do cliente nos possibilitou reinventar e quebrar diversos tabus e paradigmas. Escolhemos a Dona Coelha, hoje, um dos maiores e mais conhecidos sex shops do Brasil, e como tema, o prazer feminino e autoconhecimento. Me recordo que a nossa banca teve a maior participação de convidados, a sala ficou cheia. 

Outras duas iniciativas que eu sempre gostei, e acredito que naquela época era um diferencial, a primeira eram aulas de reforço gratuitas para nivelamento de conteúdo e aprendizagem das matérias de Português e Matemática básica, para calouros do primeiro semestre de todos os cursos da instituição. Além disso, semestralmente existia uma pesquisa de satisfação, sobre a infraestrutura, corpo docente, grade curricular, sugestões e críticas, com o objetivo de manter a qualidade da instituição. Como aluna, me sentia ouvida e representada. 

No 5º semestre (2015), tive a oportunidade de ingressar em uma das maiores varejistas farmacêuticas do Brasil. Depois, tive passagem em uma instituição de Saúde Pública, que regulariza ofertas de serviços de saúde e, hoje, trabalho na Recovery, empresa especialista em recuperação de crédito (segmento de cobrança), pertencente ao Grupo Itaú. Desde o primeiro contato que tive com a área de Comunicação Interna, que a mim foi apresentada pela professora Sidineia Freitas, me apaixonei e me encontrei. Desde então, tenho me especializado cada vez mais nesse mundo de tão incrível e necessários de pessoas, clima organizacional, experiência do colaborador, branding e muito mais. 

Lembro que em 2015 participei de um processo seletivo para estágio de Comunicação Interna do Grupo DPSP, grupo que contempla a Drogaria São Paulo e a Drogarias Pacheco, e me recordo que existiam candidatos muito bons, mas como feedback sendo pós aprovada na vaga, fui selecionada pelo peso que a FECAP carregava em credibilidade, habilidades técnicas desenvolvidas em aula e pela oratória assertiva e criativa, graças às professoras Paula e Leslye. 

Eu recomendo a FECAP sem dúvida alguma. Se a pessoa preza por qualidade no ensino e carreira, a FECAP, com toda certeza, é o lugar. Claramente com vários métodos e elementos que adquiri na faculdade foi possível aplicar em diversas atividades e projetos que tenho cuidado, como pesquisa de mercado, construção e gestão da marca, comunicação institucional, eventos, assessoria de imprensa, etc. 

Não poderia deixar de mencionar que conheci pessoas incríveis, que levo comigo até hoje comigo. Gostaria de fazer um agradecimento especial aos professores: Carla, Marcos Steagall, Paula Franceschelli, Leslye Revely, Sidineia Freitas, Marcus Vinicius Bonfim, Zeca, Helena Jacob (minha orientadora), Flávia Moreira, Iná Barreto, Sandra Helena, Rafael Yamaga, Amaral e não menos importante, o nosso querido professor Reinaldo Putvinskis (in memoriam). Todos foram fundamentais em minha trajetória, enquanto aluna Alvarista, para que eu pudesse chegar aonde cheguei. Uma vez Alvarista, sempre Alvarista!” 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados