fbpx

Alvaristas têm mentoria de grandes executivos para desenvolver projetos de gestão

Estudantes da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) estão recebendo mentoria de...
Graduação | 18/04/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Estudantes da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) estão recebendo mentoria de executivos de grandes empresas, proporcionando uma experiência empreendedora à comunidade estudantil.  

O projeto é uma iniciativa dos Professores Edson Barbero e Jésus Gomes e é desenvolvido em parceria com o Instituto Alma, uma ONG que atua com comunidades carentes da Zona Norte da cidade de São Paulo. Além de gerir um empreendimento sob a orientação de um profissional experiente, o projeto permite à comunidade estudantil compreender a necessidade de engajar os empreendimentos privados no esforço de transformação da sociedade brasileira, contribuindo, assim, para a construção de um país menos desigual e mais inclusivo.  

“A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, a oportunidade de participar da gestão de um empreendimento real, ao qual serão aplicados os conhecimentos teóricos em gestão obtidos durante as aulas: planejamento, liderança, organização, controle, motivação, resolução de conflitos, comunicação, entre outros”, diz Gomes.  

Os alunos foram divididos em grupos, cada um funcionando como um empreendimento. Todos os grupos têm o mesmo propósito: organizarem-se como uma empresa com o objetivo de arrecadar alimentos que serão doados às comunidades carentes sob a coordenação do Instituto Alma.  

Muitos estudantes visionários aspiram criar negócios próprios, principalmente para explorar uma vocação e porque procuram por mais autonomia, segurança financeira e flexibilidade. Outros, vão herdar e gerir os negócios da família. Há, ainda, os que pensam em lançar startups para atender demandas de comunidades emergentes. Todos poderão realizar um aprendizado prático convivendo com renomados executivos, explica o Prof. Jésus Gomes, um dos coordenadores da atividade.  

Para Andreia Delgado, Profa. voluntária que cuida da comunicação com os grupos, a mentoria é muito importante, sobretudo, quando ocorre no ambiente acadêmico. André Maluf, outro professor que atua no apoio à experiência, fazendo o aconselhamento dos grupos, acredita que este tipo de projeto aproxima a teoria da prática e a acadêmica da empresa de forma inédita.  

A proposta foi recebida com entusiasmo por experientes profissionais de mercado, que estão destinando algumas horas semanais para mentorar os estudantes. “Acredito que o maior legado deixado por uma iniciativa como esta é a percepção mais aprofundada por parte dos alunos, sobre como as ferramentas de gestão aprendidas em sala de aula podem ser utilizadas para gerar um significativo impacto social positivo”, afirma Luís Henrique Motta, um dos executivos que participam da iniciativa.  

Entre os executivos que atuam como mentores dos grupos estão Roberto Martins (Brinks Singapura), Michelle Beralde (FJORD Brasil), Regina Viglizzo (Genes Brasil), João Alberto Viol (JHE Engenharia), Hélio Azeredo (JHE Engenharia), Rosana Alcine (Brinks Brasil), Luiz Motta (Brinks Brasil), Eneias Santos (Construtora Tenda), Juliana Neri (Harting Brasil). 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados