fbpx

Alumni Alvarista: “FECAP me colocou em contato com o que havia de mais moderno na década de 90”, diz ex-aluna

Marina Van Haastert foi aluna do curso de Secretariado Executivo e hoje é empresária na...
Alumni | 22/03/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Marina Van Haastert foi aluna do curso de Secretariado Executivo e hoje é empresária na área 

Marina Van Haastert é mais uma ex-aluna da Fundação Escola de Comércio Álvares Pentedo (FECAP) que olha para o passado com carinho, tendo certeza de que todo esforço e aprendizado valeram a pena. Formada em Secretariado Executivo na turma de 1991, ela relata a seguir a sua trajetória profissional. 

“Eu escolhi estudar na FECAP porque e instituição era referência no mercado no curso de Secretariado, e eu sabia que ali teria a base que precisava para iniciar a minha carreira. E assim foi. Estudar na FECAP foi o alicerce para a construção da minha vida profissional. 

O curso da FECAP é focado na prática profissional, ou seja, desde o começo a gente já começa a ter contato com o que realmente nos será útil na vida profissional. Coisas como gestão de pessoas, economia, organização de eventos, etiqueta, informática, organização de arquivos, comércio exterior, publicidade, marketing, idiomas, etc., foram extremamente úteis para o início da minha vida profissional.  

Durante o período que estudei na FECAP fui muito bem acolhida, tanto pelos professores, como pela instituição de um modo geral e tive a certeza de que fiz a escolha certa. O curso de Secretariado me trouxe as hard skills necessárias para que eu tivesse autoconfiança para ir ao mercado de trabalho e começar minha carreira no Secretariado. 

A FECAP me colocou em contato com o que havia de mais moderno na década de 1990. Em uma época em que os recursos tecnológicos ainda eram escassos, a FECAP já tinha laboratórios de tecnologia muito bem equipados, e me colocou em contato com estes recursos, me preparando para o que o mercado exigiria das secretarias a partir de então.  Além disso, a força do nome da instituição sempre me abriu portas para processos seletivos e para o início de minhas atividades profissionais.  

Posso afirmar que os grandes ensinamentos da FECAP foram as soft skills que eu trago comigo até hoje: ética, senso crítico, trabalho em equipe, respeito ao próximo e responsabilidade social. Pelo fato de ser uma instituição tradicional e com professores com muitos anos de casa, a FECAP sempre me mostrou os valores mais preciosos de uma sociedade: valores morais, como o respeito aos mais velhos e aos educadores, o valor de aprender com quem tem bagagem e vivência e não apenas conhecimento técnico. Muitas vezes em sala de aula nós absorvíamos muito do que aqueles professores tão experientes tinham vivenciado profissionalmente, e foram lições valiosas que eu trouxe comigo. 

Hoje eu sou secretária executiva bilíngue da presidência de uma empresa de mobilidade urbana e empresária na área do Secretariado. Em 2020, junto com minha sócia, abri minha empresa de secretariado virtual e já temos um bom portfólio de clientes, além de uma equipe de assistentes que nos auxiliam na empresa. Anteriormente, trabalhei por 12 anos como secretária executiva bilíngue em uma multinacional inglesa.  

Eu recomendo a FECAP, e afirmo sem dúvidas que o que aprendi na FECAP me trouxe até aqui. Reforço meu carinho e admiração pela instituição que me preparou para o mercado de trabalho. Além disso, a FECAP está entre as melhores instituições de ensino do Brasil. Quem escolher a FECAP terá acesso ao que há de mais moderno em infraestrutura educacional: laboratórios de tecnologia, salas de aula adequadas e equipadas, além de um corpo docente altamente especializado. A FECAP faz parte da minha história de sucesso no Secretariado Executivo! Tenho orgulho de ser Alvarista.” 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados