fbpx

Professores da FECAP integram grupo de estudos do Conselho Federal de Contabilidade

Os professores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Alexandre Sanches...
Graduação | 10/03/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Os professores da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Alexandre Sanches Garcia e Davi Navarro Ciasca, integram o “Grupo de Estudo para viabilizar a Regulamentação e Asseguração do Relato Integrado e dos demais Relatórios de Sustentabilidade” constituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

Com a norma contábil divulgada recentemente (janeiro de 2021), OCPC09-Relato Integrado, tem surgido muitas demandas de indicadores de ESG (Environmental, Social and Governance) que buscam avaliar o investimento de organizações em critérios de sustentabilidade, com objetivo de aumentar a transparência da prestação de contas e melhorar a qualidade e profundidade das informações.  

É uma nova forma de preparação e apresentação de relatórios corporativos, que requer que a organização pense de forma integrada, e está baseada em processos de controle e gestão, reunindo a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas de uma organização, no contexto de seu ambiente externo, levando à geração de valor em curto, médio e longo prazo.  

Segundo o professor Alexandre Sanches Garcia, “como a contabilidade é uma ciência social aplicada, é necessário que a contabilidade acompanhe as demandas atuais da sociedade, que hoje estão fortemente pedindo por transparência e compromissos das organizações. E esse grupo de estudos do CFC, com representantes da FECAP, possibilita promover o diálogo entre a academia e órgãos reguladores, com contribuições vindas das salas de aula e das pesquisas realizadas na FECAP”. 

Já para o professor Davi Navarro Ciasca, “é papel do profissional contábil estar atento as mudanças que podem impactar o seu ambiente de negócio, principalmente com as novas preocupações relacionadas à sustentabilidade, a exemplo das movimentações do International Financial Reporting Standards (IFRS) ao criar o International Sustainability Standards Board (ISSB). Como um dos colaborados dos grupos de pesquisa da FECAP e do IIRC, é uma oportunidade poder contribuir com um tema importante como o ESG e compreender melhor a relação entre as instituições e a sociedade” 

Os professores: 

Alexandre Sanches Garcia: Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP (2017), mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992). Foi auditor em empresas de grande porte, como Price Waterhouse Coopers, General Motors e Philip Morris. Sócio de empresa de consultoria, Pró-Reitor da Pós-Graduação, Professor dos Programas de Mestrados em Ciências Contábeis e de Administração da FECAP-Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (gestão 2020-2023). Título de Acadêmico recebido pela APC-Academia Paulista de Contabilidade. 

Davi Navarro Ciasca: Graduado e Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, professor e orientador nos cursos de graduação e pós-graduação. Contador, registrado no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC-SP, membro do grupo de trabalho na Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado – CBARI/IIRC e participante do Grupo de Estudo para Regulamentação do Relato Integrado no Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Sólida carreira, desenvolvida ao longo de 20 anos, como executivo e consultor de empresas, adquiridos na gestão das áreas administrativa e financeira, diversificados em empresas de setores industrial, serviços, FMCG, IT, Startups, como também de companhias em fase de reestruturação. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados