Laboratório Maker-STEAM segue tendências na área da educação - FECAP

Laboratório Maker-STEAM segue tendências na área da educação

Fortalecer o aprendizado, estimulando a autonomia dos alunos na busca por soluções criativas para...
Institucional | 01/10/2021
Compartilhe :

Fortalecer o aprendizado, estimulando a autonomia dos alunos na busca por soluções criativas para problemas reais. Essa é a proposta do Laboratório Maker-STEAM, mais novo espaço de aprendizado da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), inaugurado nesta quinta-feira (30/9).

O laboratório segue duas das principais tendências da educação: a interdisciplinaridade de conhecimentos como artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática, e o movimento maker, em que os alunos colocam a mão na massa para praticar, experimentar, tirar ideias do papel e projetar soluções de forma autônoma.

“Das paredes aos espelhos, dos equipamentos às estações de trabalho, todo o espaço foi projetado para que os alunos sejam autoaprendentes, ou seja, com autonomia, identifiquem e entendam problemas reais e complexos, analisem e construam soluções para estes problemas, em outras palavras, façam ciência com as próprias mãos”, destaca a professora Simone Vianna, coordenadora de Inovação Educacional da FECAP.

A estrutura do laboratório conta com ferramentas diversificadas, além de impressora 3D, maquetes e estações de trabalho que podem ser adaptadas de acordo com a proposta de cada projeto. No Maker-STEAM, todos os espaços auxiliam a promoção do conhecimento dos alunos e permitem múltiplas configurações.

De acordo com a professora Simone, o projeto favorece o trabalho online colaborativo. “Além de todas as estações e equipamentos contarem com QR Codes, que auxiliam os alunos sobre o uso das ferramentas, o espaço conta com acesso à internet e pode ser trabalhado com outros ambientes. Ou seja, enquanto um grupo de alunos trabalha o ‘mão na massa’ aqui, outro pode focar em planejamento na sala ao lado”.

Componente curricular

O Laboratório Maker-STEAM é um dos novos componentes curriculares que farão parte das disciplinas dos alunos ingressantes no Colégio FECAP. O laboratório também fará parte das disciplinas de empreendedorismo da graduação.

Durante a inauguração, o vice-reitor Taiguara Langrafe destacou que o Maker-STEAM é um marco de extrema relevância para a FECAP. “Este espaço, para todos os estudantes, representa uma mudança de paradigma da sala de aula, com um aprendizado mão na massa que é de extrema importância para o desenvolvimento das competências dos estudantes”.

Para o professor Edson Barbero, coordenador do Centro de Empreendedorismo da FECAP, o laboratório é um importante instrumento para que os alunos possam mobilizar todo o conhecimento adquirido. Já o professor Marcelo Krokoscz, diretor do Colégio FECAP, destacou que o Maker-STEAM é um pequeno passo para o colégio, mas um grande salto para a fundação.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?