fbpx

Alumni Alvarista: “aproveite a FECAP para fazer networking”, recomenda ex-aluno

Luiz Fernando Salomão, ex-aluno da Graduação em Relações Públicas da FECAP, atua hoje como...
Alumni | 27/08/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Luiz Fernando Salomão, ex-aluno da Graduação em Relações Públicas da FECAP, atua hoje como Executivo de Atendimento Pleno da agência de comunicação Weber Shandwick e recomenda aos estudantes: aproveitem a FECAP para fazer networking. “Quem tem contatos tem tudo!”. 

A seguir, ele conta um pouco sobre a trajetória profissional e como a FECAP ajudou em sua caminhada. 

Eu escolhi cursar Relações Públicas na FECAP após participar do evento “De Asas Abertas”, em 2016, quando tive a oportunidade de conversar com uma aluna do curso na época e tirar dúvidas sobre a graduação, disciplinas e o diferencial da FECAP. Foram quatro anos de muita dedicação e que me tornaram no profissional que sou hoje, o qual me orgulho muito! 

Além de ser uma faculdade muito reconhecida, a FECAP oferece diversas oportunidades para abrirmos os olhos para o mercado de trabalho, com aulas magnas e eventos de comunicação. Participar de tudo isso e ainda ter matérias no curso alinhadas às últimas tendências do mercado de trabalho me fez ser mais confiante nas entrevistas e entrar no mercado, no meu primeiro estágio, logo no terceiro semestre da graduação. 

Como um todo, considero a grade curricular do curso de Relações Públicas na FECAP muito completa. Mas destaco que o diferencial foram os trabalhos práticos realizados durante a graduação, em especial o Trabalho Integrado, realizado no 4º semestre. Foi o primeiro grande desafio acadêmico e que gerou resultados muito marcantes! Após a entrega, eu e meu grupo fomos convidados pela coordenadora do curso, Paula Aguiar, a dar um Workshop de Media Training para alunos do 8º semestre de administração – com certeza uma experiência marcante da minha formação. 

O trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, também foi desafiador, especialmente por ter sido desenvolvido em dupla, num ano atípico, com orientações e reuniões com o cliente totalmente virtuais. Mas a orientação da coordenadora do curso, Paula, e a parceria com a minha dupla, Giovane Borba, gerou o resultado esperado: uma aprovação com nota máxima e, o principal, me mostrou como a profissão de RP é essencial para criar relacionamentos entre marcas e seus públicos de forma duradoura. 

Um reconhecimento especial à coordenadora do curso, Paula, por lecionar de forma descontraída, sempre instigando os alunos a pensarem por caminhos diferentes, mais assertivos, e também à professora Tânia, por compartilhar sua experiência profissional e seu conhecimento de uma forma que deixa qualquer um interessadíssimo! 

No início da minha trajetória profissional, estagiei na SA365, uma agência de publicidade e marketing digital, no time de Community Management de Sanofi (a farmacêutica que faz o dorflex, allegra, entre outros) e Ultragaz. 

Também já passei por outras experiências no mundo corporativo. Já trabalhei na área de comunicação corporativa da BP Bunge Bionergia – uma joint venture da British Petroleum e da Bunge, onde pude ter contato com a comunicação interna, relações institucionais, redes sociais e relacionamento com a imprensa. 

Atualmente trabalho na Weber Shandwick, uma agência de Relações Públicas, presente em diversos países, como Executivo de Atendimento. Faço parte do time de atendimento do Itaú Unibanco em comunicação institucional, trabalhando temas relacionados a sustentabilidade, mobilidade urbana, diversidade e relações com investidores com a imprensa e influenciadores. 

Por trabalhar em uma agência de Relações Públicas, vivencio diariamente os aprendizados de gestão de imagem e reputação e relacionamento com a imprensa. Sempre prezando por encaixar o cliente em pautas e oportunidades que sejam positivas para seu posicionamento no mercado e com a mídia. 

Em todas as minhas passagens no mercado de trabalho, utilizei conhecimentos adquiridos na FECAP e recomendo a todos os estudantes que procurem estagiar o quanto antes, isso vai fazer um baita diferencial na carreira de vocês no futuro! Os recrutadores reconhecem os profissionais que começaram a estagiar logo cedo. 

Eu recomendo, com absoluta certeza, a FECAP. O #OrgulhoAlvarista é de fato real, a FECAP possui professores excelentes, um campus muito bem equipado e atividades extracurriculares para não deixar ninguém insatisfeito! Sem contar que, além de tudo isso, tem também os melhores alunos… na FECAP fiz amizades com pessoas maravilhosas, que contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional e que se tornaram profissionais incríveis!  

Um conselho de formado que eu daria para quem está estudando na FECAP, prestes a iniciar os estudos: não deixem o EAD desmotivar vocês, aproveitem essa oportunidade de estudar em um dos melhores centros universitários de SP com vontade! Eu também recomendo para que os alunos participem também da organização do FECAP Cases, pois o evento lhes ensinará muitas lições sobre trabalho em equipes multidisciplinares. 

Outra dica é para que aproveitem os anos de graduação para fazerem contatos (o famoso networking) – por muitas vezes achei que networking era papo furado, mas ao entrar no mercado de trabalho me dei conta de como é importante! Já ouviu a frase “quem tem contatos tem tudo”? Ela é real e, se eu fosse você, começaria a cultivar os contatos desde já! 

Também recomendo fortemente que leve a sério as leituras indicadas pelos professores, se eu pudesse dar um conselho para o Luiz Fernando do início da faculdade, falaria para ler todos os livros complementares das matérias, afinal, conhecimento nunca é demais e é uma coisa que ninguém pode tirar de você! E ainda é um diferencial para o seu histórico, sua bagagem”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados