fbpx

Alunas da FECAP apresentam trabalho nos congressos EnANPAD e CLADEA

Seis alunas do curso de Ciências Contábeis da FECAP foram aprovadas com um artigo no congresso...
Graduação | 20/08/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Seis alunas do curso de Ciências Contábeis da FECAP foram aprovadas com um artigo no congresso EnANPAD 2021, um dos mais importantes na área de Administração no Brasil, e também no 56º Congresso internacional CLADEA

O trabalho “PCLD e Gerenciamento de Resultado: Um Estudo em Instituições Financeiras Brasileiras Durante a Crise COVID-19″ foi realizado pelas alunas Tuanny Stefanny da Silva, Daniela Ferreira Dos Santos, Jade Nunes Da Silva, Letícia Fontes Dos Santos, Maria Tereza Bitu De Assis e Marina Bianca Amorim Bezerra, com orientação do professor Juliano R. Silva

“Como orientador, eu tenho a oportunidade de conhecer alunos e alunas em seu momento mais próximo de grandes realizações que estão por vir, na longa jornada profissional. Sobretudo, mais do que ter a felicidade de acompanhar cada um nesta fase de suas formações, eu tenho a missão de encantá-los e entregar a melhor experiência de ensino que a FECAP tem a oferecer.”, diz o orientador. 

O trabalho buscou investigar os efeitos de possíveis impactos das resoluções do Banco Central do Brasil, n. 4803 e 4855 de 2020, na Provisão de Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD), durante o período de enfrentamento à pandemia COVID-19, entre os bancos brasileiros. 

As autoras partiram do pressuposto de que os efeitos da pandemia COVID-19 na economia poderiam impactar a oferta de crédito dos bancos à população, devido aumento de risco de liquidez e de insolvência entre os credores. Com isso, o Banco Central do Brasil buscou atenuar a falta de liquidez dos mercados por meio destas duas resoluções para que os bancos brasileiros não tivessem que injetar recursos financeiros para cobrir necessidade de capital, o que poderia gerar problemas de liquidez ainda maiores. Os resultados da pesquisa expressam que, nos bancos optantes ao disposto nas resoluções, houve uma redução na constituição do provisionamento para PCLD e que, apesar do período de crise, tal medida ajudou a atenuar as possíveis perdas incorridas na carteira de crédito dos bancos. Consequentemente, as instituições puderam liberar mais recursos para empréstimos na economia, em troca de menor necessidade de capital. 

A apresentação no EnANPAD acontecerá entre os dias 4 e 8 de outubro. Logo após, o trabalho também será apresentado no congresso internacional CLADEA.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados