Alunas da FECAP apresentam trabalho nos congressos EnANPAD e CLADEA - FECAP

Alunas da FECAP apresentam trabalho nos congressos EnANPAD e CLADEA

Seis alunas do curso de Ciências Contábeis da FECAP foram aprovadas com um artigo no congresso...
Sem categoria | 20/08/2021
Compartilhe:

Seis alunas do curso de Ciências Contábeis da FECAP foram aprovadas com um artigo no congresso EnANPAD 2021, um dos mais importantes na área de Administração no Brasil, e também no 56º Congresso internacional CLADEA

O trabalho “PCLD e Gerenciamento de Resultado: Um Estudo em Instituições Financeiras Brasileiras Durante a Crise COVID-19″ foi realizado pelas alunas Tuanny Stefanny da Silva, Daniela Ferreira Dos Santos, Jade Nunes Da Silva, Letícia Fontes Dos Santos, Maria Tereza Bitu De Assis e Marina Bianca Amorim Bezerra, com orientação do professor Juliano R. Silva

“Como orientador, eu tenho a oportunidade de conhecer alunos e alunas em seu momento mais próximo de grandes realizações que estão por vir, na longa jornada profissional. Sobretudo, mais do que ter a felicidade de acompanhar cada um nesta fase de suas formações, eu tenho a missão de encantá-los e entregar a melhor experiência de ensino que a FECAP tem a oferecer.”, diz o orientador. 

O trabalho buscou investigar os efeitos de possíveis impactos das resoluções do Banco Central do Brasil, n. 4803 e 4855 de 2020, na Provisão de Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD), durante o período de enfrentamento à pandemia COVID-19, entre os bancos brasileiros. 

As autoras partiram do pressuposto de que os efeitos da pandemia COVID-19 na economia poderiam impactar a oferta de crédito dos bancos à população, devido aumento de risco de liquidez e de insolvência entre os credores. Com isso, o Banco Central do Brasil buscou atenuar a falta de liquidez dos mercados por meio destas duas resoluções para que os bancos brasileiros não tivessem que injetar recursos financeiros para cobrir necessidade de capital, o que poderia gerar problemas de liquidez ainda maiores. Os resultados da pesquisa expressam que, nos bancos optantes ao disposto nas resoluções, houve uma redução na constituição do provisionamento para PCLD e que, apesar do período de crise, tal medida ajudou a atenuar as possíveis perdas incorridas na carteira de crédito dos bancos. Consequentemente, as instituições puderam liberar mais recursos para empréstimos na economia, em troca de menor necessidade de capital. 

A apresentação no EnANPAD acontecerá entre os dias 4 e 8 de outubro. Logo após, o trabalho também será apresentado no congresso internacional CLADEA.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?