fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno da FECAP trabalha no Cartoon Network América Latina

O ex-aluno da Graduação em Relações Públicas da FECAP Rodrigo Xisto atua hoje como Produtor...
Alumni | 17/08/2021
Compartilhe :

O ex-aluno da Graduação em Relações Públicas da FECAP Rodrigo Xisto atua hoje como Produtor LATAM no Cartoon Network América Latina. 

A seguir, ele conta como a experiência de estudar na FECAP o ajudou na carreira profissional. 

“Quando eu comecei a procurar por uma instituição de ensino superior, o ex-namorado de uma superamiga minha da época do colégio estava prestes a se formar em Publicidade e Propaganda na FECAP, e acabou me indicando a faculdade com excelentes feedbacks. Enquanto isso, eu já buscava por algumas possibilidades de ingressos em três outros centros universitários, mas acabei decidindo pela FECAP, por conta do excelente nome no mercado de trabalho, qualidade de ensino e a grade sempre atual. 

Minha experiência estudando na FECAP foi excelente e também me ajudou muito no mercado de trabalho, de várias maneiras. Desde o quadro com vagas de estágio disponível até as palestras da Semana de Comunicação e do FECAP Cases que, acontecem durante a disciplina de eventos. Consegui contato com muitas pessoas e, aos poucos, o mercado de trabalho foi-se abrindo, muito devido a qualidade de ensino e o renome da instituição. 

Hoje eu sou Produtor LATAM no Cartoon Network América Latina (CN LA). Sempre fui um entusiasta em entretenimento, parte desse grande mercado de comunicação que me chamava a atenção e me encanta até hoje. 

Meu trabalho é completamente dinâmico, pois atuo nos mais diferentes projetos para o mercado brasileiro e latino-americano. Além de gerenciar projetos no âmbito digital, cuido do marketing de influência, parcerias, dinâmicas em redes sociais e, claro, conteúdos que vão para o canal linear (TV), tratando cada show e série de maneira única, passando pelos aplicativos da companhia (CN App e HBO Max), até a criação, roteirização, direção, gravação e edição de arte. Acompanho pessoalmente todas as etapas. É um sonho que vivo diariamente e me faltam palavras para explicá-lo! 

Muito disso tem ligação ao meu aprendizado na FECAP. A direção de arte, a fotografia, o dia a dia com os jornalistas e influenciadores, o roteiro, narração e, enfim, tantas coisas que eu poderia citar, tive o primeiro contato graças a faculdade que escolhi e que amo. Aliás, as aulas de rádio e TV fizeram toda a diferença, principalmente na minha posição atual. 

Vejo que cada professor acrescentou um pouco na minha trajetória e cargos/empresas que passei. As aulas da Helena foram essenciais para que eu ingressasse no meu primeiro estágio devido ao aprendizado em Photoshop e Illustrator. 

As aulas da Tânia foram perfeitas e me deixaram aptas para realizar eventos detalhados e bem elaborados. Meu agradecimento ao Zeca pelas aulas de antropologia e teorias da comunicação, que nos trazem reflexões de mudanças muito intrínsecas, levando a uma mudança interna e passível de aplicação nos trabalhos desenvolvidos. Já com a Paula, pude criar uma narrativa ótima para lidar com a imprensa quando necessário, me estruturando no viés de relações públicas e me ajudando a alcanças bons resultados com êxito. 

A Leslye, com as aulas de história da arte e comunicação oral e corporal me ajudaram a perder a timidez e me tornar porta-voz de cases que desenvolvi posteriormente, além de despertar em mim o produtor cultural que hoje sou, cada vez mais encantado e apaixonado pelo mundo das artes. 

Outra aula marcante e que me ajuda até hoje foi a de fotografia que, na época, foi ministrada pelo professor Marcos Steagall. Carla e Sidnéia também são inesquecíveis com seus conselhos e dinamismo únicos! A somatória de cada aprendizado me levou até o profissional que sou hoje e sei, agradecendo imensamente, que talvez tudo serie diferente sem esse corpo docente maravilhoso que acolhe muitos alunos até hoje! 

Agradeço a todo o corpo docente da FECAP, e digo que vocês fazem a diferença em muitos aspectos, acredito que mais do que imaginam, e também dizer a essa nova geração de profissionais em formação que mesmo que leve um tempo, sempre encontramos nosso lugar ao sol. 

Eu recomendo a FECAP a outros estudantes. A atual grade é completamente compatível com o que o mercado busca e se eu pudesse, cursaria de novo só para rever os professores, conhecer os futuros profissionais do mercado e estudar as novas matérias somadas a grade! 

Então, acreditem nos seus sonhos e valores, aprendam com os erros e acertos, e foquem sempre na melhoria/crescimento pessoal e profissional. O mundo pode ser sim um lugar melhor se nós formos e fizermos a diferença. Se fosse possível voltar no tempo, eu teria aproveitado ainda mais meus quatro anos na instituição, pois sinto falta dela até hoje, quase cinco anos depois de formado.”

Confira fotos da trajetória de Rodrigo:

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTAGRAM

Quer saber mais sobre a FECAP?