fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluna do Colégio FECAP atua no IPG Media Brands

A ex-aluna do curso de Ensino Médio Técnico em Produção Multimídia do Colégio FECAP...
Alumni | 17/08/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A ex-aluna do curso de Ensino Médio Técnico em Produção Multimídia do Colégio FECAP Júlia Okano começou recentemente a atuar como Motion Designer na agência Reprise Digital, do grupo IPG Media Brands, onde atenderá clientes como Amazon Music, Bayer e Unilever. 

A seguir, ela conta como a experiência de estudar na FECAP a ajudou na carreira profissional. 

“Já no Ensino Fundamental, meus pais me incentivaram a fazer um curso técnico durante o Ensino Médio. Inicialmente, eu cogitava tentar vestibulinho em colégios como Federal, ETEC, etc. Acabei fazendo uma visita à FECAP por iniciativa da escola em que eu estudava (Colégio Henri Wallon) e me apaixonei logo de cara. No final das contas, acabei não passando pelos vestibulinhos que prestei e minha primeira opção foi a FECAP: fiz o curso de Multimídia entre 2016 e 2018. 

Acredito que a FECAP tenha sido extremamente necessária para minha entrada no mercado de trabalho. Meu primeiro contato mais direto com a câmera (apesar do técnico de multimídia) foi no curso livre de fotografia, que na época era ministrado pelo professor Raphael PS. 

A partir do 2º ano, tive a oportunidade de participar da produtora audiovisual interna formada pelos alunos (FecaFlicks). De longe, foi a melhor época, o Colégio oferecia uma experiência completa de como funcionava o mercado de trabalho. Cobrimos eventos de Dia das Mães, Olimpíadas do Colégio, feiras culturais e até eventos educacionais (O ICLOC 2017, por exemplo). 

Pouco tempo depois de me formar, arranjei meu primeiro emprego na produtora audiovisual Gutierre Filmes, onde fiz trabalhos para Conmebol Libertadores, São Paulo Futebol Clube, TB Make e Florida Cup. Tive passagem também pela Rádio Jovem Pan e, recentemente, iniciei meu mais novo ciclo como Motion Designer na agência Reprise Digital, do grupo IPG Media Brands. 

O meu dia a dia no trabalho tem ligação direta com o que aprendi na FECAP. Tive algumas aulas de Motion Design, mas creio que a base audiovisual que foi dada no colégio ajudou também nessa parte de animação, mesmo que indiretamente. Além disso, as aulas de editoração e diagramação de revista que tive na época me deram uma base boa de design. 

Os cursos livres do Colégio FECAP com certeza me incentivaram muito a seguir na carreira. Era um momento que dava para extrair muito do conhecimento dos professores, entender melhor como funcionava a carreira, criar portfólio e fazer muito networking. 

Não posso deixar de destacar o TCC que também foi uma experiência muito interessante. No caso do curso de multimídia, o objetivo era criar uma produtora fictícia e fazer um produto audiovisual. Toda a parte de pesquisa, execução e apresentação servem como prévia do que seria a faculdade, isso acaba criando muita confiança no aluno que posteriormente faz o Ensino Superior. Os projetos geralmente ficam incríveis e são muito elogiados pela banca. 

E como professores, não poderia deixar de destacar não só grandes profissionais, mas acima de tudo grandes pessoas que pude conhecer na minha trajetória, alguns deles: Angelo Martins, Marina Moreira, Cleber Rohrer, Gilles Leite, Cláudia Marconi, Gabriela Zanardo, Helder Mariani Cris Aoki, Raphael PS, Eduardo Reis, Gustavo Borghi, Michelle Silveira, Janaína Barros etc. Além de funcionários extraordinários: Jéssica May, Gabriel Alexandre, Beatriz Baldan, Luis Ribeiro, Júnia Botter, Paulão, Tia Vi… 

Posso dizer que a minha experiência foi a melhor possível, principalmente no quesito técnico. Agradeço imensamente a base tanto teórica como humana que o colégio me proporcionou. Aprendi demais, fiz parcerias que carrego até hoje e tive meu primeiro contato com o que eu exerço como profissão hoje em dia. 

Eu recomendo a FECAP a outros estudantes, porque acredito que ela proporciona diversas ferramentas para que os alunos se desenvolvam ao máximo, principalmente no ramo criativo. Tanto de infraestrutura quanto de equipamentos. E mesmo para os que não decidiram ainda o que querem exercer como profissão, existem diversas possibilidades que dá para experimentar, isso é o mais legal! 

É lindo demais acompanhar a trajetória da galera que se forma no Colégio, ocupando cargos grandiosos, destacando-se no mercado e criando soluções de nível altíssimo sem ao menos iniciar a faculdade. Aconselho os alunos a aproveitar muito essa fase do Ensino Médio, sinto muita saudade da minha rotina na época! Usufrua de tudo que o colégio proporciona, vale muito a pena!” 

Confira fotos da trajetória de Júlia:

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados