fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno da FECAP é shortlist em Cannes

O ex-aluno do curso de Relações Públicas da FECAP Matheus Franzoni, que atua como diretor de...
Alumni | 14/07/2021
Compartilhe :

O ex-aluno do curso de Relações Públicas da FECAP Matheus Franzoni, que atua como diretor de arte na VMLY&R, teve uma campanha publicitária premiada com shortlist na categoria “Brand Experience & Activation Lions” do Festival de Cannes, a maior premiação da publicidade e da propaganda mundial. 

A CAMPANHA  

A campanha “The Lifecycled Project”, feita para CCWD, UNICEF for Every Child, Universidade de Zurich, Colégio de Medicina do Malawi e ISI Foundation retrata de forma integrada um projeto voltado à saúde de crianças do Malauí, na África. 

Países pobres como o Malawi estão em constante risco de epidemias e surtos de doenças já tratáveis ou erradicados em países desenvolvidos, como a malária, cólera, diarreia, pneumonia, entre outras. 

O projeto propõe identificar os surtos dessas doenças repensando o uso de dispositivos que prometem melhorar a qualidade de vida, como smartphones, smartwatches e sensores cerebrais. O cruzamento de dados usando inteligência artificial permite a identificação precoce para conter as epidemias em suas fases iniciais. 

SHORTLIST 

Os shortlists de Cannes podem ser comparados às listas de pré-indicados ao Oscar. Entre trabalhos de todo o mundo inscritos no festival de publicidade, a organização seleciona os melhores, que depois figurarão na lista de indicados oficiais que concorrem ao prêmio. 

“O shortlist indica que a sua campanha está entre as melhores do mundo, a ponto de estar no shortlist. A categoria em que o trabalho da minha equipe da VMLY&R foi incluída é bastante concorrida. Só do Brasil foram 186 inscrições nessa categoria, e apenas 14 trabalhos brasileiros foram aceitos”. 

Franzoni diz estar contente com a conquista. 

“Estou bem feliz. Me disseram ser o primeiro aluno da FECAP a ser shortlist em Cannes. Isso é muito valioso para mim, não sabia que era possível chegar tão longe”. 

Ele diz que o conhecimento adquirido na FECAP também o ajudou bastante: construção de storytelling, direção de arte, estrutura linguística, entre outras, que o inspiraram em campanhas publicitárias atuando no mercado profissional. Segundo o ex-aluno, isso prova também a pluralidade dos cursos da FECAP: ele é formado em Relações Públicas, mas atua em uma área distinta – apesar das semelhanças – que é a Publicidade. 

“No mercado de trabalho, eu sempre senti que a confiança depositada em mim era mais alta, pelo fato de já ter experiência profissional mesmo quando eu era estudante, porque muitas das habilidades requeridas no dia a dia da profissão eu já havia adquirido durante a faculdade, em projetos acadêmicos como campanhas integradas e a agência experimental”, finaliza. 

Veja mais sobre o trabalho de Matheus selecionado para o Festival de Cannes: clique aqui

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTAGRAM

Quer saber mais sobre a FECAP?