fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado da FECAP hoje é professor da Unicamp

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP Otávio Gomes Cabello seguiu carreira...
Alumni | 03/06/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP Otávio Gomes Cabello seguiu carreira acadêmica depois de obter o título de Mestre. Hoje ele é professor universitário, atuando com dedicação total na UNICAMP, além de também ser consultor tributário. A seguir, ele conta mais sobre sua trajetória. 

“Eu cursei Ciências Contábeis de 2000 a 2003, e desde o ingresso na Gradução já comecei atuar na área contábil e fiscal. Fiz o mestrado na FECAP entre os anos de 2005 e 2006 e escolhi estudar na FECAP por conta da tradição e qualidade no ensino de Controladoria e Contabilidade oferecidos pela Instituição.  

Atuei em escritórios de contabilidade antes do ingresso no Mestrado, e durante o curso iniciei minha carreira docente (2005) e comecei a trabalhar em um escritório de consultoria tributária (2006). 

No ano de 2007 montei um escritório de consultoria tributária com outros três sócios, do qual fui sócio até 2010. De 2010 até os dias atuais sigo dando consultorias de forma autônoma para empresas de diversos segmentos e portes. 

Fiz o doutorado na FEA/USP de 2009 a 2012 e entre 2020 e 2021 fiz meu pós-doutorado na Universidade de Münster na Alemanha. Atuei como docente na graduação da Instituição Toledo de Ensino de Bauru (cidade onde resido) de 2005 a 2015 e atuei em diversos MBA´s pelo Brasil, como: FIPECAFI, UEL, IPOG, INPG, ITE, UNISO desde 2007 até 2015. Em 2015 lecionei como professor convidado no mestrado da FECAP a disciplina de Teoria dos Tributos. Tenho certeza de que consegui essas oportunidades docentes para lecionar na graduação e em MBA´s, graças ao meu título de mestre pela FECAP.  

No ano de 2014 prestei um concurso público para professor e pesquisador da FCA/UNICAMP e fui aprovado em primeiro lugar. Sendo assim, desde 2015 até os dias atuais, sou professor e pesquisador da UNICAMP em regime de dedicação integral e exclusiva (RDIDP) atuando no ensino da graduação nos cursos de Administração e Administração Pública, especialização em Gestão Tributária e no mestrado e doutorado em Administração. Eu coordeno o curso de formação de especialistas em Gestão Tributária da UNICAMP desde 2016. 

Realizo consultorias por meio de atividades simultâneas permitidas pela UNICAMP. 

O mestrado na FECAP foi um diferencial, pois além de oportunizar lecionar em programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto-sensu) tive contato com a pesquisa e isso me ajudou de forma significativa na minha carreira como docente, pesquisador e na prova de títulos do concurso público em que fui aprovado.  

O meu orientador, Prof. Claudio Parisi, sem dúvida nenhuma, foi o melhor professor que tive no programa, excelente professor e profissional. Foi ele quem me incentivou a realizar pesquisas e estudar mais sobre os temas de contabilidade, que após o programa me proporcionaram publicações que foram decisivas para aprovação no doutorado e no concurso público que prestei.  

A minha dissertação abordou o tema de modelo de gestão baseado em valor e tivemos um artigo aprovado sobre o tema no congresso ENANPAD (maior congresso de Administração do Brasil) e, posteriormente, na revista de Contabilidade da UFSC. Após essa publicação, muitas outras surgiram em congressos e revistas, além da publicação do livro sobre IPI na indústria do cigarro pela editoria Atlas. O livro foi fruto de um estudo tributário específico encomendado na época. 

Sem dúvida nenhuma indico a FECAP para os interessados em estudar em uma instituição que além da tradição, leva o ensino a sério, investe em bons profissionais e possui excelente infraestrutura.” 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados