fbpx

Professores da FECAP participam de seminário realizado pela USP

O 1º BEL Seminars, organizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)...
Institucional | 31/05/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O 1º BEL Seminars, organizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), aconteceu de 25 a 26 de maio de 2021, de forma on-line. Participaram do evento Ahmed Sameeer El Khatib e Matheus Albergaria, professores da FECAP, instituição que apoiou o seminário. 

O evento Behavior Science Lab Seminars (BEL Seminars) buscou reunir pesquisadores e profissionais de mercado, com o objetivo de fomentar o intercâmbio de conhecimento sobre o comportamento humano nas organizações, bem como nas relações dos indivíduos no mercado e em como isso afeta a tomada de decisões. 

O professor Ahmed apresentou o artigo “Felicidade traz dinheiro? Uma revisão sistemática da literatura sobre a economia da felicidade”, no qual analisou a sistemática da literatura, trazendo à tona sete grandes temas pesquisados desde os achados de Easterlin (1974): (1) Conceitualização da Felicidade; (2) Compreensão do Sujeito (Ser humano); (3) Relações humanas; (4) Facilidades físicas ou materiais; (5) Meio Ambiente; (6) Política e Governo; e (7) Mensuração da Felicidade. 

Já o professor Matheus Albergaria apresentou o workshop “Compliance e Comportamento: o que podemos aprender a partir da evidência experimental?”. Durante o workshop, o professor Albergaria fez uma detalhada exposição da literatura relacionada ao tema de compliance em economia e administração, com destaque para resultados de experimentos de laboratório e campo. A principal conclusão oriunda dessa literatura, segundo ele, é que ainda resta um longo caminho em termos de detalhes relacionados à importância de fatores como contexto e características individuais dos atores sob estudo. 

Saiba mais sobre o evento clicando aqui!

OS PROFESSORES 

Ahmed Sameer El Khatib: graduado em Ciências Contábeis (Universidade de São Paulo), Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Doutor em Administração de Empresas (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Concluiu seu estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo e é Professor de Contabilidade Financeira, Finanças e Auditoria na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. 

Matheus Albergaria: Pós-doutor em Economia pela USP, Doutor em Administração de Empresas pela USP, Mestre em Artes pela The Ohio State University, Mestre em Teoria Econômica pela USP e graduado em Ciências Econômicas pela UFMG. Membro do Conselho Editorial do International Journal of Multivariate Data Analysis (IJMDA) e Editor Associado do RAUSP Management Journal, desde os anos de 2015 e 2018, respectivamente. Atua como professor na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) desde o ano de 2003. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados