fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno tornou-se professor universitário

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP Marcelo Francisco Nogueira, da turma de...
Alumni | 28/05/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP Marcelo Francisco Nogueira, da turma de 2004, é mais um Alvarista que se diz satisfeito com o conhecimento adquirido durante o curso. A seguir, leia seu relato.

Antes de entrar na FECAP para cursar o Mestrado em Ciências Contábeis, eu já atuava como perito judicial contábil e como administrador judicial. Era formado em Administração, Contábeis e Direito, mas nem imaginava cursar o mestrado, parecia algo muito distante de mim. Após uma especialização na Universidade Estadual de Londrina, eu comecei a cogitar a possibilidade de iniciar um mestrado e fiz o Teste Anpad. Fui aprovado nas etapas seletivas e me apaixonei pelo mundo da pesquisa. 

Na época havia poucos programas de Mestrado em Ciências Contábeis disponíveis. Em São Paulo havia a FEA/USP, a PUC/SP e a FECAP. A flexibilidade de horários, a localização, a estrutura do campus e da biblioteca e a qualificação do corpo docente me fizeram optar, acertadamente, pela FECAP. 

Os professores da FECAP são muito bons. Tive ótimas experiências. Difícil, inclusive, citar, nominalmente, sem incorrer em injustiças, mas a Profª. Elionor (Contábeis) e os Profs. Dirceu e André (Administração) influenciaram muito minha forma de ver contabilidade, finanças e estatística. Ter ido ao Doutorado em Administração na FEARP/USP tem participação deles. 

Na minha dissertação, tratei do Processo de Comunicação Pericial Judicial. Sou apaixonado pela perícia e consegui reunir dois temas de que gosto: a perícia e a comunicação. Contudo, o mais importante nisso foi que recebi um presente nesse momento da vida que foi ter a Profª. Elionor como orientadora. Além de muito capaz, sob o prisma técnico, ela sabe conduzir o processo. Diz o que precisa ser dito de modo claro, gentil. Incentiva. Está presente. Não por menos a convidei para minha banca de doutorado. 

Estudar na FECAP foi uma ótima experiência. E, de fato, o que eu sei de Contabilidade hoje tem muita relação com a FECAP. 

O título de Mestre também foi um diferencial para a minha carreira. Além de me permitir ingressar na docência, me propiciou o acesso ao Doutorado. E, evidente, me valoriza como perito contábil pela titulação acadêmica. 

Continuo trabalhando como perito judicial contábil e como administrador judicial, mas a FECAP me abriu as portas para a docência (um grande presente que ganhei na vida). Lecionei na graduação e na pós-graduação em várias instituições, inclusive na FECAP, e, sempre que menciono essa origem, sou valorizado. 

Saí da FECAP em 2006, mas continuei na área acadêmica até 2016. Publiquei artigos durante o Mestrado e o Doutorado e tenho dois livros em andamento, que espero publicar em breve. 

Não é à toa que a FECAP é uma instituição centenária. Consegue preservar a tradição de qualidade e, ao mesmo tempo, se moderniza. E outro ponto: vale uma visita na biblioteca da Liberdade. Recomendo a FECAP de modo seguro. Instituição séria, comprometida com a qualidade, com recursos técnicos e corpo docente de excelência.”

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados