fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluna da FECAP foi promovida para filial de empresa nos EUA

Fernanda Freitas é uma ex-aluna da FECAP que foi promovida após obter mais conhecimento em sua...
Alumni | 23/04/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Fernanda Freitas é uma ex-aluna da FECAP que foi promovida após obter mais conhecimento em sua área ao cursar a Pós-graduação em Negócios Internacionais e Comércio Exterior

“Eu escolhi a FECAP fazendo uma busca geral por cursos de pós-graduação. O fato de o curso ser concluído em um ano e com professores de alta qualidade me chamou a atenção, fora o leque de matérias muito atuais em relação ao mercado de comércio exterior. 

O custo-benefício do curso também me chamou a atenção porque a FECAP tem uma estrutura fantástica, de computadores, salas, etc. Conversando com alguns professores da minha graduação, eles super me apoiaram e incentivaram. Então, eu topei entrar de cabeça no curso. 

Com a pós da FECAP, eu tive a oportunidade de trabalhar em uma consultoria de importações chinesas e, depois de uns seis meses de curso, entrei em um agente de cargas (ILS Cargo), no qual trabalho até hoje. Além disso, fui promovida para trabalhar na filial dos Estados Unidos. 

Hoje eu cuido de todas as importações e exportações, transporte e distribuição dentro dos EUA e de Miami para o resto do mundo relacionadas a outros agentes de cargas, auxiliando também no transporte de peças de avião, que é uma área estratégica dentro da empresa. 

O meu cargo atual tem total ligação com a minha pós-graduação. Principalmente para pessoas que atuam na área comercial de comércio exterior eu recomendo muito esse curso, que engloba como um todo a parte operacional também. 

Em 2019, através da FECAP, fui convidada para participar do curso de BSIEM (Bussiness with Social Impact in Emerging Markets) na Colômbia, na Univeridade Externado de Colombia. Agradeço imensamente à Marília Pimenta, coordenadora do curso, que busca cada vez mais proporcionar experiências internacionais para os alunos. 

Na oportunidade, o curso foi voltado para desenvolvimento de recursos para ONGS, mas englobava também muito o engajamento de empresas a fim de aumentarem os seus lucros e retornarem isso para a sociedade. O meu case foi com a Fundación Batuta, que ajuda crianças e adolescentes que não possuem condições financeiras, a terem aulas de música e instrumentos, como violino, piano, etc. Foi uma experiência incrível, amizades e aprendizados inspiradores que carrego no meu coração até hoje. E a FECAP tem parcerias com a Universidade Externado e outras mais, em outros países, com valor de cursos MUITO reduzidos que os alunos têm condição de pagar e poder aproveitar. 

Todos os professores da FECAP sempre estão dispostos a ajudar, principalmente no ano difícil que foi 2019, com alguns alunos na sala que ficaram desempregados. Destaco a professora Suzana, que nos levou a uma visita técnica no Porto de Santos; o professor Ronaldo, que trouxe uma visão muito assertiva sobre política organizacional dentro das empresas; professora Silvana, que trouxe muitos cases de exportação de produtos específicos, nos tirando da nossa zona de conforto e nos fazendo pensar em soluções específicas; professor Thauan, que disciplinou sobre Economia Política Internacional e fechou o curso com uma visão muito ampla sobre as relações entre comércio internacional e relações internacionais; professor Pimenta, também que contribuiu muito acerca dos temas de cadeia de valor global. Enfim, cada professor teve o seu jeito especial de tornar o aprendizado mais dinâmico. 

Para as pessoas que se interessam em fazer a pós na FECAP digo é que é um ambiente de inovação. Os assuntos do momento estão sempre sendo abordados nas aulas, é interessante o aluno já ir um pouco preparado, porque assim o debate com os professores nas aulas vai longe. Nossa sala sempre tentava sugar o máximo de informação e é esse o espírito, porque os professores sempre possuem muita bagagem. Outra coisa é por ser uma instituição de nome, as oportunidades de trabalho aparecem e dentro da FECAP tem um ambiente voltado para negócios que te estimula muito a não desanimar a não perder o foco na área. 

Sinto muita falta de estar na FECAP, quero inventar algum curso logo para fazer para sempre estar atualizada na minha área!!!!” 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados