fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado hoje é professor da FECAP e atua como gerente na Brink’s

O professor da FECAP Luís Henrique Rodrigues Motta foi ex-aluno do Mestrado e também atua...
Alumni | 22/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O professor da FECAP Luís Henrique Rodrigues Motta foi ex-aluno do Mestrado e também atua como Gerente Executivo de Projetos na Brink’s

Ele relembra sua trajetória profissional e de vida: 

“Venho de uma família que vivia do microempreendedorismo e foi ali que tive meus primeiros contatos com o trabalho. Aos sete anos de idade, comecei a ajudar meus pais em um restaurante de comida caseira, servindo mesas, entregando marmitas, lavando louça e tudo mais que fosse necessário. Depois de um tempo, já durante a minha adolescência, o negócio foi se transformado em uma distribuidora de água mineral, na qual eu também ajudava com as entregas, atendimento ao cliente, e comecei a dar os meus primeiros passos na administração do fluxo de caixa. Tive outras passagens também trabalhando com meus pais e meus irmãos, e cada vez mais indo para o lado da gestão até meus 18 anos”. 

Ao completar 19 anos, Luís entrou para o Exército, onde passou dois anos, até conseguir uma bolsa integral para estudar na graduação da FECAP. 

“Eu escolhi a FECAP quando buscava um curso de graduação em uma escola de primeira linha, apesar de que na época eu não teria condições de pagar pelo curso. Eu ouvia o nome ‘Álvares Penteado’ desde pequeno, de que era uma escola tradicional e de altíssima qualidade. Um dia eu estava em um ônibus do Exército e passando pela 23 de maio vi aquele grande letreiro verde escrito ‘Escola de Comércio Álvares Penteado’, o que me trouxe aquela memória da infância e eu pensei: vou estudar aqui um dia. Cheguei em casa, procurei o site da instituição e fui conhecer mais sobre ela. Quando surgiu o processo seletivo do PROUNI, não tive dúvidas: das 5 opções que poderia indicar como instituições de ensino em que queria concorrer para o processo seletivo, a minha opção primeira foi a FECAP. Depois de alguns dias, saiu o resultado da primeira etapa do processo seletivo e eu fui do quartel, que era ali pertinho, para a FECAP fazer a entrevista: com ninguém menos que o Professor Taiguara. Depois daquela entrevista, eu já comecei a me sentir um Alvarista com muito orgulho e tinha certeza de que estava no lugar certo”. 

Ao iniciar os estudos, Luís resolveu sair do Exército para focar melhor nos estudos e buscar um espaço no mundo corporativo. 

“Cerca de um mês depois eu entrei como estagiário na Brink´s, que é a empresa líder mundial no segmento de logística de valores. E lá estou até hoje, tendo passado por diversos cargos até chegar a Gerente Executivo de Projetos. Na minha posição atual, sou responsável pela área de gestão de projetos e melhoria contínua da empresa, que tem o foco no aprimoramento dos processos, seja através da implantação de novas tecnologias, seja pelo aprimoramento dos métodos de trabalho. Ao longo desses anos, tive a oportunidade de participar de diversos projetos, que vão desde o desenvolvimento e implantação de sistemas, até a projetos de aquisição e incorporação de empresas, em diversos deles com bastante interface com outros países”. 

Nesse meio tempo, o atual professor recebeu um convite para começar a lecionar na Graduação da FECAP, logo após ter obtido a certificação PMP do PMI. 

“Concluí uma pós em Gestão de Projetos e outra de economia de empresas. Em 2016, assumi a coordenação de relacionamento com ex-alunos da FECAP (em que atuei até o final do ano passado); em 2017 entrei no programa de Mestrado Profissional em Administração, também da FECAP; e desde então tenho atuado na docência de cursos da pós-graduação na própria FECAP e eventualmente em outras instituições”. 

Luís diz que o Mestrado da FECAP foi muito importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois além de ter tido contato com professores e colegas de altíssimo nível e experiência, teve uma experiência de imersão nos estudos muito mais profunda do que qualquer outro curso que havia feito em sua vida. 

“O Mestrado tem um nível de exigência muito alto e requer muita dedicação do aluno, mas ao final do curso você efetivamente tem uma sensação de que valeu a pena por toda a bagagem e ensinamentos que ele proporcionou. Minha dissertação foi uma pesquisa com foco em avaliar comparativamente como foi a progressão de carreira de ex-alunos do curso de Administração que receberam ou não bolsas de estudo de diversos tipos, e tive a honra de ser orientado por dois dos melhores professores da casa: Joelson Sampaio e Jésus Gomes. Este tema me fascina muito, pois acredito que a educação pode transformar a vida das pessoas, como transformou a minha. E este processo todo não teria acontecido para mim da forma como foi se não fosse a bolsa de estudos”. 

O professor também participou da implementação do Fundo de Bolsas da FECAP, projeto este que está sendo coordenado atualmente pelo Prof. João Vergueiro, uma das maiores referências em captação de recursos no País. 

“Acredito que precisamos ampliar este tipo de iniciativa no País, se queremos um futuro melhor como nação”. 

Ele finaliza dizendo que recomenda muito a FECAP a outros estudantes. 

“Passei por outras excelentes instituições, das quais também gostei bastante, mas o que vivenciei na FECAP foi único. O ambiente, o nível de interação com os professores e apoio recebido, o sentimento de comunidade, tudo aquilo que o pessoal resumiu como ‘Orgulho Alvarista’, e acredito que só vivenciando a experiência mesmo para saber o que significa”, completa. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados