fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado da FECAP hoje atua como gerente na CETESB e também é professor universitário

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP Roberto Luiz Mendonça Garcia realizou um...
Alumni | 16/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP Roberto Luiz Mendonça Garcia realizou um sonho depois de titulado: dar aulas. Atualmente, ele também é Gerente da Divisão de Conformidade e Gestão de Riscos da CETESB

“O cargo tem sim ligação com o mestrado, pois, em 2014, quando finalizei o mestrado, iniciei minha carreira acadêmica, em que atuo até hoje, e durante esse período consegui, em parceria com os professores da FECAP, a publicação do artigo que versava sobre temas como gestão de riscos. Como forma de divulgar meu trabalho, realizei uma palestra na CETESB sobre o tema e após essa apresentação o Diretor à época me parabenizou pela iniciativa. No mesmo período, em 2019, eu tinha solicitado o meu afastamento da Companhia para exercer o cargo de Coordenador acadêmico em Ciências Contábeis em uma faculdade em que atuava à época. Assim, o Diretor, ciente da minha situação, me convidou para assumir o cargo na CETESB e eu aceite”, conta. 

O ex-aluno diz que o título de Mestre da FECAP foi um diferencial na sua carreira.  

“Proporcionou-me a realização de um projeto de vida, pois com ele iniciei a minha carreira acadêmica e quase me solidifiquei nela, pois iria assumir o desafio da coordenação em Ciências Contábeis. Atuo até hoje na área acadêmica, inclusive sou tutor em curso de pós-graduação na FECAP, desenvolvi materiais para cursos de ensino a distância, além de diversos cursos de extensão em ciências contábeis. Além disso, indiretamente me possibilitou visibilidade na CETESB com a divulgação de meu artigo científico”. 

Ele relembra sua trajetória profissional antes do Mestrado. 

“Iniciei meu trabalho como estagiário em uma corretora de seguros no ABC, trabalhava na área financeira e era responsável pela tesouraria, após este período trabalhei como supervisor financeiro em uma organização que prestava serviços educacionais para a Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Durante este período, também me preparava para diversos concursos públicos. Fui aprovado no concurso público e convocado em 2009 para atuar como analista administrativo na CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e atuei durante um longo período no Setor Fiscal, sendo responsável pelas obrigações tributárias da Companhia”. 

Ele conta que escolheu estudar na FECAP porque queria proporcionar um salto de qualidade em seu currículo. 

“Eu almejava muito iniciar minha carreira acadêmica. Minha experiência foi muito interessante, principalmente pela qualidade dos colegas que me proporcionaram uma excelente troca de experiências. Os professores são excelentes, exigentes e oferecem alto nível de aprendizado. Inclusive atualmente estou cursando um MBA em Gestão de Riscos na FECAP. Destaco o professor/orientador Dr. Ivan Peleias, que considero uma pessoa muito importante para o meu desenvolvimento profissional, sempre me apoiou e incentivou para o meu aperfeiçoamento”. 

Depois do curso, ele também teve publicações na área acadêmica. 

“Participei em 2014 do XI Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade, com o artigo “A Teoria da Legitimidade e as Práticas de Evidenciação da Norma ISO 14001 por Empresas Brasileiras”; e publiquei na revista Advances in Scientific and Applied Accounting, em 2017, o artigo “Industries from the industrial hub cubatão: analysis of the methods environmental managers apply with regard to internal control and environmental risk management practices. advances in scientific and applied accounting”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados