fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado da FECAP publicou artigo após o curso

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP Juliano Augusto Orsi de Araújo melhorou...
Alumni | 12/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP Juliano Augusto Orsi de Araújo melhorou sua atuação depois do curso e também publicou diversos artigos após obter o título de Mestre. 

Antes de iniciar os estudos na FECAP, ele atuava como contador em um escritório de contabilidade da família, que, no decorrer do mestrado, passou para o seu comando. Na academia, era professor universitário em uma instituição de Atibaia (UNIFAAT) 

“Com o mestrado na FECAP, continuei trabalhando como docente da UNIFAAT, além de ter a oportunidade de trabalhar na própria FECAP no curso de lato sensu de 2012 a 2015. Eu também continuo atuando como contador em meu escritório”. 

Na hora da escolha pela Instituição, ele tinha pesquisado também outras universidades para estudar, mas acabou optando pela FECAP por conta da ótima reputação no ensino da contabilidade. 

“É uma casa tradicional, pautada pelo alto comprometimento com o ensino da contabilidade. Estudar na FECAP foi uma fase muito agradável. Me sentia muito acolhido pela Instituição, pelo pessoal do mestrado, funcionários e professores. Além de todos os ensinamentos que absorvi ao longo do curso, que foram fundamentais para o meu desenvolvimento enquanto pesquisador”. 

O título de mestre também ajudou na sua carreira. 

“Quando decidi ingressar no programa de mestrado, a IES em que eu trabalhava, de certa forma, pressionava para que tivéssemos o título de mestre. Houve inclusive um incentivo financeiro com bolsa parcial para que eu cursasse o programa. 

No início do Mestrado, o ex-aluno pensava em escrever sua dissertação sobre o leasing e o tratamento contábil, pois na época havia diferenciação entre o tratamento contábil do leasing financeiro e operacional. 

“No entanto, não consegui problematizar o tema e acabei ficando sem tema. Quando eu cursei a disciplina de Teoria de Finanças, o professor, que depois veio a ser meu orientador, Francisco Henrique Figueiredo de Castro Junior, me apresentou a teoria da agência e o início da divulgação das informações sobre remuneração de executivos no Brasil. Acabei abraçando a ideia e desenvolvi a dissertação nessa linha, sob o título: REMUNERAÇÃO DE EXECUTIVOS E DESEMPENHO DAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS: UMA VISÃO EMPÍRICA APÓS A PUBLICAÇÃO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA CVM 480”. 

Em 2019, ele se tornou também Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo. 

“Aquela semente plantada na FECAP seguiu dando frutos no doutorado. Ao término do curso, meu orientador, Prof. Dr. Claudio Parisi, me incentivou bastante para produzir um artigo da dissertação. Confesso que cheguei exausto ao término do curso e não tinha muita motivação para tal. No entanto, com seu incentivo, consegui produzir um artigo derivado da dissertação, que foi publicado em 2014 na Revista Brasileira de Contabilidade e foi agraciado com o prêmio Olívio Koliver, de melhor artigo da Revista naquele ano. Segui na temática da teoria da agência e estudei a influência da qualidade do lucro sobre a remuneração de executivos em companhias europeias. De 2014 a 2020, publiquei alguns artigos em anais de congressos e em periódicos. Tive a oportunidade de apresentar pesquisas nos principais congressos de contabilidade do mundo: Annual Meeting – American Accouting Association e no Annual Meeting – European Accounting Association. Também publiquei pesquisas em congressos de destaque no Brasil e na América Latina”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados