fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluna da FECAP é diretora operacional da Ajinomoto do Brasil

A ex-aluna do Mestrado em Ciências Contábeis da...
Alumni | 11/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A ex-aluna do Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP Alécia Buarque Bernardinell é Diretora Operacional da Ajinomoto do Brasil. Responsável pelas áreas Financeira, de Custos e de Impostos Indiretos, ela exercita diariamente em seu trabalho os conhecimentos obtidos durante o curso. 

Ela conta que já era formada em Ciências Contábeis e decidiu fazer o Mestrado para diversificar seu conhecimento em outras áreas que afetavam seu campo de atuação. 

“Senti a necessidade de estudar mais a fundo assuntos relacionados à minha área, e decidi fazer um Mestrado em Ciências Contábeis. Escolhi a FECAP por causa de seu conceito no MEC, e também pesquisei os professores responsáveis pelas disciplinas. Isso me deu segurança para escolher esse Mestrado. Eu tinha feito uma pós-graduação em Análise de Sistemas, um Mestrado em Administração e um MBA em Supply Chain. Eu atuava na área contábil de uma empresa privada e já era professora universitária de disciplinas ligadas à Contabilidade”. 

Como Alécia já era professora universitária, o título de Mestre trouxe a oportunidade de ingressar em diversas instituições de ensino superior para ministrar aulas na área Contábil. 

“Depois do curso segui como professora universitária até o ano de 2013, quando resolvi fazer uma graduação em Direito, o que agregaria ainda mais ao meu conhecimento profissional e traria melhorias no meu dia a dia na empresa na qual trabalho. Infelizmente, por causa disso, tive que sair da área acadêmica. Pretendo voltar a partir do segundo semestre deste ano para essa área. Tive um artigo, que derivou do meu trabalho acadêmico, que foi escolhido para o 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, em julho de 2007”. 

Além disso, o Mestrado a ajudou na vida profissional corporativa, uma vez que proporcionou embasamento e oportunidades de discussões sobre assuntos de que antes ela não tinha tanto conhecimento. 

“O professor Claudio Parisi trazia sempre discussões atuais com dúvidas de aplicação no mercado para que juntos pudéssemos chegar a uma definição do que seria melhor para as empresas considerando sua área de atuação. O professor Antônio Loureiro Gil, com sua experiência e todos os livros escritos, nos fazia pensar nos impactos dos cenários internos e externos nas atividades empresariais. Esse professor Antonio Loureiro Gil, que foi o meu primeiro orientador, me auxiliou na escolha do tema para a pesquisa e as discussões trouxeram muito conhecimento. Depois, por motivos particulares, o professor saiu da instituição e o professor Anísio Cândido assumiu a continuidade da orientação e trouxe um outro ponto de vista ao assunto, o que agregou ainda mais conhecimento para minha carreira”. 

Segundo a ex-aluna, o tema de sua tese, “A Utilização das Demonstrações Financeiras Projetadas e Simuladas e suas Contribuições ao Processo Decisório – Segundo a Percepção dos Gestores de uma Indústria Química”, tinha muito a ver com as necessidades das empresas naquela época e, muito mais agora, com premissas que devem ser atualizadas constantemente para o auxílio à tomada de decisão. 

Alécia diz que indica o Mestrado a outros estudantes, pois a organização do programa, os profissionais envolvidos no ensino e o conhecimento que ele proporciona para a vida profissional são o retorno garantido do investimento e tempo utilizado. 

“Estudar na FECAP foi excelente, pois, além dos professores com experiência de mercado, tive a oportunidade de estudar com pessoas que também tinham bastante experiência e trabalhavam em diferentes ramos de negócio, o que enriqueceu as nossas discussões e agregou bastante conhecimento”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados