fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado da FECAP é professor universitário e head de marketing

O ex-aluno do curso de Mestrado em Administração da FECAP Cracios Clinton Consul diz que a...
Alumni | 02/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do curso de Mestrado em Administração da FECAP Cracios Clinton Consul diz que a formação abriu muitas portas em sua carreira. 

“Nasci no interior do Paraná. Fui para São Paulo há mais de 20 anos transferido pela empresa onde trabalhava. Eu passava pela Avenida 23 de maio e ficava olhando o prédio da FECAP… “Que lugar é esse?”. E ouvia dos colegas: ‘É a FECAP’. Como se eu tivesse obrigação de conhecê-la, mesmo sendo de outro Estado. Mais tarde, soube que era uma referência no estudo de administração financeira”. 

Antes de estudar na FECAP, Cracios tinha formação em Marketing. 

“Trabalhava na ocasião como gerente de marketing da Seara, quando a marca ainda era do grupo Marfrig. Continuo atuando na área de marketing como Head de Marketing de uma holding chamada Unium, que é formada por três cooperativas do agronegócio e em 2020 faturamos mais de  R$ 10 bilhões”. 

O ex-aluno relembra a época de estudos. 

“O curso de Mestrado foi muito bom. Puxado para mim, pois não deixei de trabalhar, então tive que conciliar as aulas e o trabalho. A qualidade do corpo docente era muito boa. Sempre fui bem tratado, recebido com respeito e criei boas amizades naqueles anos. Enriqueci muito meu network através da FECAP. Lembro de colegas muito bons, como Paulo Ortiz, Marcelo Barros, Danilo Dupas, Daniel Escolesi, Fabio Iorio e outros… Pessoas que somaram pela atitude, pelo desejo de aprender e pelo companheirismo”. 

O título de Mestre da FECAP foi também um diferencial na carreira do profissional. 

“Me tornar mestre pela FECAP abriu portas. Mesmo antes de estar formado já surgiram convites para lecionar em boas instituições. Depois de formado, ainda mais: três universidades em SP e outras quatro no Paraná depois que me mudei para atuar nas cooperativas. Em todas elas, lecionei disciplinas da cadeira de finanças, como Gestão e Administração Financeira, assunto que eu gosto e continuo estudando”. 

Ele diz que o desenvolvimento da dissertação, sobre desempenho de carteiras de ações selecionadas pelo uso do ROE de 2008 a 2013, foi complicado, pelo fato de ele ter vindo da área de humanas. 

“Desenvolver uma dissertação que só tinha cálculos não foi brincadeira… Mas o desafio foi orientado por ótimos professores. Sem o meu orientador, professor André Saito, que foi muito paciente, acho que eu teria desistido. Lembro também do professor Eduardo Pozzi, um crânio… entre outros. Ao final, a minha dissertação foi publicada e provei estatisticamente os retornos e a logica que defendi”. 

Ele encerra dizendo que recomenda a FECAP a outros estudantes. 

“Sim, recomendo, mas o estudo de finanças é uma tarefa contínua. Não adianta imaginar que terminando um mestrado você vai saber tudo. A FECAP é uma ponte para novos desafios e caminhos, mas você tem que atravessar. Curiosidade: o suco de açaí da cantina é ótimo. Não tem igual… Ainda lembro disso até hoje!”.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados