fbpx

Professor da FECAP é convidado para evento organizado por Melinda e Bill Gates

João Paulo Vergueiro, professor de Responsabilidade Social Corporativa na Fundação Escola de...
Alumni | 26/02/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

João Paulo Vergueiro, professor de Responsabilidade Social Corporativa na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) participou pela segunda vez do Greater Giving Summit, evento organizado pela Fundação Bill&Melinda Gates. Este ano, por conta da pandemia, o evento, que recebe apenas convidados, aconteceu de forma online.

“Foram apenas dois brasileiros esse ano, de 200 participantes do mundo todo, eu fui um deles. Na primeira vez em que participei, em 2019, o evento foi presencial e a Fundação Bill&Melinda Gates me levou a Seattle, nos EUA”, conta Vergueiro. 

O professor da FECAP facilitou uma mesa que debateu o impacto da pandemia nas doações, com base em três recortes: como afetou a sociedade no ano passado, como o afetou individualmente e o que se imagina que possa acontecer no futuro pós-pandemia. 

“Além disso, uma das sessões do evento foi a mesa redonda com o Bill e com a Melinda Gates, que falaram sobre a importância de promovermos a doação cotidiana, o que em inglês eles chamam de ‘everyday giving’. Explicaram que a maior parte das doações se dá dessa forma, e não de grandes doadores, e que as doações começam na comunidade e muito a partir da experiência e apoio que temos da nossa família e que damos para nossos filhos”, diz. 

A FECAP está implementando e desenvolvendo a área de Alumni Alvaristas e o Fundo de Bolsas, com objetivo de colaborar para o fortalecimento do senso de comunidade de todos que passam pela instituição e que, mesmo depois da conclusão do curso, não deixam de ser Alvaristas. 

“A participação em um evento como esse reafirma a ideia de que, como parte da comunidade, devemos apoiar o seu desenvolvimento, inclusive doando para garantir que a instituição tenha continuidade de forma sustentável e inclusiva. Isso é importante para fazer alavancar o Fundo de Bolsas, uma prática em todo mundo e ainda bem no início em nossa instituição”, finaliza. 

O professor João Paulo Vergueiro, também é o coordenador da ação Dia de Doar no Brasil. É uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo. 

No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados