fbpx

Alumni Alvarista: sonho de parentes de Gabriela era que alguém da família se formasse na FECAP; ela conseguiu

Gabriela Medeiros, ex-aluna formada pela FECAP em Administração, é mais uma Alvarista que tem...
Alumni | 10/02/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Gabriela Medeiros, ex-aluna formada pela FECAP em Administração, é mais uma Alvarista que tem uma história de amor pela Instituição. Desde criança ela sabia que estudaria na FECAP. Hoje, devido à boa formação que recebeu, atua como Analista Pleno de Trade Categoria na empresa General Mills.

“Quando pequena, sempre que precisava me deslocar até a região Central, necessariamente passava pela Avenida 23 de Maio, e sempre observava a FECAP. Me recordo de falar a mim mesma: “um dia irei a este lugar”, mesmo sendo pequena e até mesmo sem saber o que era. Coincidência ou não, muitos anos depois, estava eu, estudando lá, e hoje, formada por esta grande instituição. A FECAP já era escolha da minha família antes mesmo que eu pensasse em qual graduação e instituição escolheriam, pois, meu primo passou no vestibular e iria cursar contabilidade na FECAP! Infelizmente ele faleceu, e acabou não ingressando na FECAP, mas este feito e orgulho à nossa família de ter um membro formado pela FECAP, eu pude concluir. De certo modo isto é algo curioso e muito importante para nós”, conta.

A Alvarista diz que sua escolha por estudar na FECAP foi uma combinação de reconhecimento da excelência do ensino, grade curricular e a possibilidade de se formar em Administração com disciplinas eletivas em Marketing, algo que ela sempre buscou conciliar.

“Costumo dizer que a FECAP unificou tudo o que eu procurava para uma instituição de ensino superior, desde uma grade curricular coerente e compatível ao mercado; até a sua localização, diga-se de passagem, privilegiada. Além do corpo docente, com professores excelentes, que sem dúvida marcaram a minha trajetória”.

Em seu trabalho atual, Gabriela é responsável pelas categorias da master brand Yoki, sendo mais de 100 skus (itens) e quatro categorias envolvidas.

“Sou responsável pelo plano de ações por trimestre das categorias e marcas das quais cuido, além da mensuração da efetivamente e ROI das ações projetadas, sempre conectada com às áreas de Vendas, Trade Canal, Finanças, Supply Chain e Marketing. A área em que trabalho hoje não tem relação direta com a FECAP, mas sem dúvidas após o meu ingresso na faculdade, a FECAP foi a principal percursora do meu retorno a este segmento que fui apresentada enquanto Jovem Aprendiz aos 16 anos”.

Na opinião da ex-aluna, a FECAP deu a ela base para muitas das minhas atividades que realiza hoje, principalmente as entregas que têm impacto e base em Finanças.

“Minha experiência na FECAP foi engrandecedora, pois foi necessário foco e fazer as escolhas corretas aliando o meu aprendizado acadêmico ao desenvolvimento profissional e pessoal. Mesmo com todos os percalços da vida acadêmica, minha experiência foi muito positiva, e hoje fica ainda mais claro o quanto a FECAP nos prepara para o mundo, seja corporativo ou até caminhos de empreendedorismo. Sem dúvidas, a robustez da grade me trouxe conhecimentos de Finanças, Gestão de Suprimentos, Lógica e até Direito, me fizeram uma profissional de ampla visão e conhecimento. Pois mesmo tendo carreira em Trade/Marketing, temas de Finanças como DRE, Controle e gestão de orçamento, além de conhecimentos básicos como Lead time, FIFO, Modais de transportes, Tributações. Os conhecimentos até então teóricos, me possibilitaram ter repertório e entendimento para lidar com áreas e fornecedores que tinham impactos em todos estes temas que aprendi ao longo da minha graduação. Em resumo, a FECAP me tornou uma profissional completa, com conhecimento técnico da área que por preferência me aprofundei, e capacitou por meio das diversas matérias o entendimento sobre temas que nos cercam dentro das rotinas de qualquer área”, acredita.

Gabriela lembra também de um evento realizado na FECAP que a marcou e inspirou muito.

“O FECAP Managers sem dúvidas marcou um momento da minha carreira de maneira muito significativa, pois eu trabalhei quando aprendiz (antes da ingressar na faculdade) no mundo farmacêutico, e após ingressar na faculdade, retornei ao mercado farma, porém dentro de um novo segmento. Para os alunos de Administração, temos o FECAP Managers, que se trata de dois dias com ex-alunos FECAP, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho e vida profissional, onde falam sobre suas trajetórias. Ao serem anunciados os palestrantes, notei uma ex-aluna que era gerente de Trade Marketing, em uma das maiores farmas do mundo. Aquilo me deixou extremamente feliz, primeiro por ser a primeira vez que um ex-aluno da área de Trade Marketing especificamente, palestraria no Managers (pelo menos nos quais acompanhei), e sem dúvida por ser uma figura feminina. Aquilo representou tanto para mim! E eu não poderia perder a chance de estabelecer um contato com ela, para expressar minha felicidade em ver que é possível chegar onde almejo e entender como a FECAP a ajudou. Pois bem, no dia do Managers, eu fui preparada com meu currículo impresso em mãos, e todas as informações que ela precisasse ao meu respeito para ao menos trocarmos uma palavra que fosse. Mas graças ao coordenador do curso e até então professor de Marketing, que sabia da minha posição de estágio em Farma, além de entusiasta dos temas de Marketing/Trade, ele fez essa ponte entre mim e ela. Moral da história: fiz um dos networkings mais sublimes que a FECAP me ofereceu, e tempos depois, sem saber, esta mesma pessoa, indicou e reforçou meu nome para uma vaga a qual pleiteei, destacando a minha determinação e foco em atingir meus objetivos”.

Ela também lembra com carinho do professor Luís Lopes.

“Durante os dois semestres em que tivemos o ensino acerca de temas de comunicação e comportamento dentro do ambiente corporativo, cresci e aprendi muito sobre expressão correta, oratória clara e concisa, práticas estas que até hoje aplico em minha rotina de trabalho e me possibilitaram ter uma dinâmica natural para apresentações em público, seja durante as aulas, pois sempre segui os conselhos de usar o ambiente da faculdade como teste, e nos desafiar e crescer ali, para no mercado e na prática do trabalho estarmos preparados. São muitos temas, mas sem dúvidas o FECAP Managers e as aulas do Luís marcaram e direcionam à profissional que sou hoje, muito segura de si e em busca de evolução constante”.

Por fim, ela reforça o quanto a FECAP foi importante em sua vida e carreira.

“A FECAP, a meu ver, é berço para diversas áreas, onde nós profissionais em formação, sem dúvidas saímos a frente, dado o corpo docente excelentemente preparado para nos passar o melhor de si, e a grade curricular que está sempre atualizada e condizente com o mercado, trabalhando antecipadamente para incluir as tendências nas abordagens acadêmicas. Como exemplo temos hoje, os impactos de IOT, mas na graduação, na minha turma fomos apresentados sobre, e alertados das possíveis portas que está tendência abriria com certa antecedência”, finaliza.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados