fbpx

Professora da FECAP lança livro escrito durante a pandemia

A professora da FECAP Maria de Lurdes Zamora Damião está lançando o livro “Sobre Ser:...
Institucional | 18/12/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A professora da FECAP Maria de Lurdes Zamora Damião está lançando o livro “Sobre Ser: Histórias de Empatia, Autenticidade e Aceitação”, gestado durante a pandemia do corona vírus por ela, juntamente com mais 12 facilitadores coautores e um facilitador gráfico. A publicação é da Estação das Letras e Cores. 

“Gestamos um livro leve, humano e cheio de afetividade. Alexandre Moreno fez o convite, e o isolamento que nos levou para dentro de casa ofereceu o tempo para avançar em nosso projeto. Fizemos encontros virtuais semanais riquíssimos de leituras, feedbacks, gargalhadas, lágrimas e muita dedicação com o objetivo de entregar o melhor para os leitores. Tenho certeza de que você vai se deliciar, emocionar e compartilhar com amigos e familiares, afinal é um excelente presente de Natal e uma ótima leitura para encerrar 2020 ressignificando as experiências vividas”, conta. 

Malu, como é carinhosamente chamada a autora, tem outros livros lançados: “Competência: a essência da Liderança pessoal”, como coautora, pela Saraiva, em 2011; “Coaching: desenvolvendo pessoas e acelerando processos”, como coautora, pela Editora Goiânia, em 2014; e “A construção da carreira dos universitários: Um estudo de caso’, como autora, publicado pela Novas Edições Acadêmicas, em 2019. 

Pequeno resumo da obra 

A ousadia de facilitar processos de aprendizagem com foco nos participantes gera um novo jeito de ser e facilitar vivências ricas de experiências, percepções e olhares compartilhados por todos. Atende também ao verdadeiro significado da palavra educação, de origem latina, educare, que significa tirar de dentro aquilo que a pessoa já tem dentro dela. Educação, facilitação e abordagem centrada na pessoa se unem para fazer a diferença e desenhar um novo jeito sobre ser e criar espaços isentos de julgamentos e abertos para muitas trocas, insights e compreensões. 

Com essas ideias e inovações um grupo de facilitadores apaixonados por educação, inspirados e reunidos por Alexandre Moreno, resolveram contar suas experiências compartilhando suas histórias e, por meio delas, seu processo de entendimento e abertura para novas práticas que valorizam e consideram a pessoa. 

As histórias demonstram que educação não é algo que acontece somente dentro dos muros da escola, e que o professor não é o único que a oferece. Podemos aprender com o pé de jabuticaba, com a bonecas, as ruas, a roça, as perdas, a música, as montanhas, as consultorias e as facilitações. 

Contar histórias é uma das artes mais antigas de compartilhar experiências entre as pessoas. Contamos as nossas e deixamos um espaço especial para que conte a sua história. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados