fbpx

Alumni Alvarista: ex-alunos hoje são professores do Colégio FECAP

A FECAP e o Colégio FECAP são cheios de histórias de ex-alunos que se formam e alcançam...
Alumni | 21/10/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A FECAP e o Colégio FECAP são cheios de histórias de ex-alunos que se formam e alcançam grandes voos. Mas há também alguns ex-alunos que fizeram história no próprio Colégio. André Maluf, Bianca Corá e Júlia Helena hoje são professores da Instituição. Confira a seguir o relato dos três educadores: 

André Maluf, professor do curso Técnico de Publicidade 

“A FECAP é como uma segunda casa para mim, e o Colégio FECAP foi a porta de entrada.”  

Em 2005, cursava o último ano do ensino fundamental no Henri Wallon, colégio parceiro da FECAP, e que usufruía dos laboratórios de Química e Física da Liberdade para atividades extracurriculares. 

Nesses espaços, tínhamos algumas aulas para experimentar o que seria o ensino médio e as disciplinas que até ali eram extremamente novas e pareciam impossíveis, mas o que realmente encantava não era a novidade e sim a estrutura, essa impactou a mim e minha grandiosa turma de 8 colegas – claro, a escola era pequena quando comparada à FECAP. 

Além das visitas semanais, recebemos algumas palestras do Colégio FECAP. Em um desses encontros fui convidado para ser comentarista e pude dar a visão de um jovem – que já fui um dia, rs – sobre os desafios das novas tecnologias – na época o Msn Messenger e Orkut, já descontinuados. 

Ao final da palestra e de meus comentários aos pais, fui convidado pelo Diretor para estudar no colégio técnico com um bom percentual de bolsa, aceito após uma rápida avaliação sobre o que eu aprenderia e como poderia já desenvolver uma profissão muito cedo, uma conversa com meus pais e mais uma visita para mostrar para eles o que me encantara. A decisão estava tomada, dali em diante eu só pude colher os benefícios da escolha: 

1) Três outros cursos após o colégio: graduação, mba e mestrado; 

2) Lições acadêmicas e de vida que uso até hoje em meu trabalho como Desenvolvedor de Negócios e Marketing de uma agência de publicidade, Consultor Empresarial e Professor Técnico do Colégio FECAP; 

3) Sete anos de trabalho na casa – de estagiário ao primeiro cargo gerencial; 

4) Apoio para empreender; 

5) Uma carreira com gestão de clientes como Casio, BMW, Magazine Luíza, entre outros; 

6) Grandes amigos; 

7) Minha esposa;  

E por aí vai. Como disse, a FECAP tornou-se uma casa, são 15 anos frequentando a Instituição sem falhar nenhum ano e muitas vezes – com exceção das merecidas férias – sem falhar nem uma semana.” 

Bianca Corá, professora do curso Técnico de Meio Ambiente 

“Na época eu estudava em uma escola de bairro e meus pais acharam que seria interessante mudar de colégio no Ensino Médio. Procuramos em um guia de escola as opções e encontramos a FECAP. Decidimos conhecer a instituição, pois o diferencial de oferecer cursos técnicos chamou a atenção, além da localização do colégio ser no centro da cidade, apresentando novos desafios e amadurecimento pessoal.  

Entrei na FECAP em 2008, cursando Hotelaria (hoje chama-se Hospedagem), e com alguns meses acabei trocando de curso, escolhendo Técnico de Meio Ambiente. A partir de então, foi amor à primeira vista. Me apaixonei tanto pelo técnico que continuei cursando a graduação e o mestrado na área ambiental. Posso afirmar que a FECAP teve papel fundamental nessa etapa de autoconhecimento, em que tantas dúvidas surgem na fase da adolescência. 

Além disso, estudar na verdinha me abriu muitas oportunidades desde a época de estudante como também como professora: um ótimo ensino, que me deu base para estudar em duas faculdades públicas (USP – graduação em gestão ambiental, e UNIFESP – mestrado em ciências ambientais), amadurecimento pessoal e profissional sempre propondo novos desafios, além de conhecer pessoas excepcionais durante a minha trajetória na casa. 

Tenho orgulho de ser Alvarista e fazer parte da história da casa. Me sinto honrada de poder ensinar e contribuir com o aprendizado dos nossos alunos, mas, acima de tudo, sou grata em poder aprender todos os dias com cada um deles”. 

Júlia Helena, professora do curso Técnico de Hospedagem 

“Minha história com a FECAP começa antes mesmo de eu nascer.  Meu pai foi aluno da FECAP em 1989, quando fez pós-graduação em Administração de Produção e se encantou pela instituição. Falava com tanto entusiasmo da experiência que me motivou a procurar e ser também Alvarista, assim em 2009 entrei para o Colégio FECAP. 

Desde o início me encantei pela infraestrutura da Instituição, as salas de aula, os laboratórios, o pátio, além do desafio de estudar no centro da cidade, as responsabilidades e a oportunidade de conhecer pessoas diferentes e de fora do meu entorno, o alto nível do corpo docente, da coordenação e, claro, o curso técnico de Hospedagem! 

No início tive dúvidas sobre qual curso seguir, então me aprofundei em algumas opções e escolhi fazer hospedagem, às vezes acho que foi o curso que me escolheu! Percebi que algumas das minhas características já se relacionavam com a área, entre elas: o interesse em conhecer novas culturas e lugares, habilidade de trabalhar em equipe, o gosto pela gastronomia, o encanto pela hospitalidade, facilidade em lidar com diferentes pessoas atendendo suas necessidades, entre outros. 

Fazer o curso técnico de Hospedagem me ajudou na escolha da graduação e abriu portas para minha atuação profissional.  Fiz faculdade de turismo, onde realizei um intercâmbio institucional de estudos especializados em Madri, trabalhei em agências de viagens e intercâmbio, organização de eventos, acompanhamento de viagens e em redes hoteleiras. 

Sou bacharela em Turismo e especialista em Hospitalidade e hoje sou proprietária da agência de viagem, a Spazio Tour, onde trabalho com viagens personalizadas, e, como realização profissional e pessoal, sou professora do Colégio FECAP, no curso Técnico de Hospedagem.  

Tive professores maravilhosos que hoje são meus colegas de trabalho eª claro, não poderia deixar de agradecer a eles: a profª Evelyn, que coordena os cursos técnicos, a profª Idália, de Alimentos e Bebidas, que se tornou uma grande inspiração na minha vida acadêmica e profissional, e o professor Waltão, que me encantava em cada aula com o seu amor pela biologia! Sou muito grata à FECAP por todas as possibilidades que me propiciou. 

Meu agradecimento também à Tia Virgínia, à Nalva e ao Paulo, que antes cuidavam de mim enquanto aluna e hoje estão ao meu lado, dentro e fora da sala de aula!  

Entrar na FECAP em 2009 como aluna foi uma grande oportunidade e estar hoje na FECAP como professora é um grande orgulho!”.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados