fbpx
voltar ao topo

Alumni Alvarista: ex-aluno Hugo atua na Vivo

Hugo Falcão é mais um dos ex-alunos da FECAP que se destacam no mercado de trabalho. Formado em...
Alumni | 21/10/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Hugo Falcão é mais um dos ex-alunos da FECAP que se destacam no mercado de trabalho. Formado em Relações Públicas pela FECAP em 2015, ele atua hoje como Analista de Marketing Sênior na Vivo. 

Ele conta que a FECAP não era sua primeira opção, e resolveu participar do processo seletivo como ‘plano B’. “Foram necessários três dias de aula na FECAP pra eu mudar de ideia e dar a negativa quando a instituição que eu inicialmente queria ligou dizendo que eu tinha sido aprovado na segunda chamada. A estrutura, o corpo docente e a recepção que tive na FECAP foram fundamentais para que eu decidisse ficar e não me arrependo de maneira alguma”, conta. 

Na opinião do ex-aluno, um dos grandes diferenciais da Instituição é que a grade da FECAP é muito completa, além de estar em constante atualização e contar com professores extremamente qualificados, combinando anos de prática no mercado com conhecimento teórico e didática. 

“Hoje vejo que até as disciplinas menos diretas contribuíram imensamente para a minha trajetória profissional. Acho que o viés da FECAP, mais voltada para empreendedorismo e gestão, proporciona aos alunos uma visão diferente da maioria das universidades. Talvez o valor disso não fique tão claro no início da carreira, mas isso muda com o passar do tempo e com o atingimento de cargos mais altos. Falar e interpretar a informação de uma maneira mais executiva é essencial para poder se comunicar com os cargos de liderança e tomadores de decisão. Na maioria das vezes, as pessoas que ocupam essas cadeiras falam uma língua muito mais voltada para lucro e conseguir sintetizar as ações de marketing em vendas com eficácia diz muito para eles”, opina. 

Hugo conta que a sua porta de entrada no mercado de trabalho foi uma ex-aluna da FECAP que tinha uma vaga de estágio, que pediu indicação para uma professora da FECAP e teve seu nome citado. 

“Acredito que o fato de eu ter me mostrado engajado logo no início foi fundamental para ter sido lembrado e acelerou a minha entrada no mercado. Considero ter sido bastante engajado com a faculdade. Fiz parte da bateria, da qual me tornei diretor e consegui realizar progressos importantes na relação da FECAP com as organizações estudantis. Fui representante de classe. Participei ativamente do movimento que foi contra a venda da instituição para um grupo educacional e também fiz parte da comissão de formatura”, conta. 

Hoje, ele é Analista de Marketing na Vivo, dentro da diretoria de B2C, focado em mídia digital. “Diria até que sou um ‘filho desvirtuado’, porque me formei em Relações Públicas, mas desde o início da carreira tenho a trajetória de um publicitário. Claro, a formação em RP me dá uma visão um pouco diferente da maioria dos meus colegas de atuação parecida. Acho que me proporciona maior cuidado com a mensagem comunicada, preocupação em respeitar guideline de marca, os impactos no target, cuidado com o contexto em que o anúncio é servido, etc. Eu diria que os ensinamentos mais voltados para RP não têm muita aplicação nos meus dias atuais, mas a formação e experiências que eu tive me ajudaram a chegar aonde estou. E pra mim, graduação também é sobre isso, sobre encarar a vida, ponderar riscos e fazer suas escolhas”, diz. 

A faculdade também proporcionou que ele pudesse conhecer muitas pessoas e amigos com todas essas atividades extracurriculares, além de terem fortalecido seu vínculo com a Instituição. “Também destaco o engajamento com essas causas no desenvolvimento pessoal, resolução de conflitos e em diversos aspectos que posteriormente se mostraram importantes no ambiente profissional”. 

E o que mais marcou o ex-aluno durante os anos de FECAP? “Eu destacaria a disciplina de Introdução a Relações Públicas. Além de dar maior visibilidade sobre o mercado que nos espera e tirar dúvidas sobre, foi por meio da professora Paula Aguiar que consegui o meu primeiro estágio. Acho que estou cometendo algumas injustiças tentando citar nomes aqui, mas também faço menção à disciplina Eventos. Nela, os alunos precisam organizar o FECAP Cases/Semana da Comunicação e é realmente desafiador engajar uma sala inteira na realização de um evento real desde o início”. 

Por fim, ele deixa um conselho. “Se eu puder dar uma dica para os alunos, diria para aproveitarem tudo que a FECAP tem a oferecer. Toda e qualquer experiência serve para currículo, mas também para a sua formação e pode ser o que vai te diferenciar de um outro candidato em um processo seletivo. Não tenham medo de pensar além do óbvio e de questionar o que acreditam. Pode até ser que você não mude de ideia, mas com certeza é um exercício válido e que amplia os horizontes. Eu vivi ótimos anos na FECAP, tanto dentro da sala como fora. Fiz grandes amigos que levo até hoje e inclusive nos apoiamos no mercado de trabalho”, encerra. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados