fbpx

Reveja todos os webinars da Semana de Relações Internacionais

A Semana de Relações internacionais de 2020 foi um sucesso. Sob o tema “Mundo em...
Eventos | 14/10/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A Semana de Relações internacionais de 2020 foi um sucesso. Sob o tema “Mundo em Transformação: Processos, Agendas e Mudanças”, o tradicional evento realizado pela a coordenação do curso de Relações Internacionais da FECAP, com o apoio do Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI), reuniu grandes especialistas na área em cinco webinars gratuitos, entre os dias 05 e 09 de outubro. As transmissões ao vivo receberam mais de 500 inscrições e já somam mais de 3.300 visualizações no canal do Youtube da FECAP.  

A coordenadora do curso destaca a importância do evento que comemorou o dia do profissional internacionalista. “O evento como um todo teve um recorde de público: participaram alunos da Graduação, da Pós-Graduação, de fora da FECAP e inclusive público de fora do Brasil. Certamente, a amplitude de temas e a presença de experts reconhecidos tanto nacional quanto internacionalmente fizeram toda a diferença em nossa já tradicional Semana de Relações Internacionais”, destacou a Profa. Marilia Souza Pimenta

Reveja todos os webinars: 

05/10 – Public Affairs: tendências, desafios e oportunidades   

Renard Aron: Renard Aron é consultor, autor e palestrante. Tem mais de 25 anos de experiência profissional em relações com governo, public affairs e cidadania corporativa no Brasil e nos EUA, tendo trabalhado para grandes multinacionais e entidades de classe. É fundador da PolicyZone, consultoria que ajuda organizações a se prepararem para um ambiente de discussão de políticas públicas mais aberto, participativo e digital. É autor do livro “Lobby Digital – Como o Cidadão Conectado Influencia Decisões de Governo e Empresas”. Mora em São Francisco.  

Daniela Teixeira: Daniela é mestre em Gestão e Políticas Públicas, com especializações em Comércio Internacional, Negociações Econômicas e Relações Governamentais, formou-se em Relações Internacionais e construiu sua carreira na área de assuntos governamentais, políticas públicas, comunicação empresarial e responsabilidade social corporativa. Com passagens por associações de classe e empresas multinacionais, possui alma curiosa e voltada para pesquisa, conexão entre temas e desenvolvimento de pessoas.   

06/10 – O que está em Jogo? Eleições Norte-americanas 2020  

Fernanda Magnotta: É doutora e mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Especialista em política dos Estados Unidos, atualmente é senior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) no núcleo “Américas – EUA”, professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e atua como consultora da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP).   

É autora do livro “As ideias importam: o excepcionalismo norte-americano no alvorecer da superpotência” (2016) e diversos outros capítulos de livros e artigos científicos. É co-criadora do “Em Dupla, Com Consulta”, um dos maiores canais dedicados ao ensino descomplicado de Relações Internacionais no Youtube Brasil.   

Foi chefe de delegação do Brasil na Cúpula de Juventude do G-20, na China, acompanhou as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em Ohio, a convite da Embaixada norte-americana em Brasília, e foi selecionada pelo Programa W30 da UCLA/Banco Santander como uma das 30 mulheres mais destacadas em gestão acadêmica no mundo. Contribui frequentemente com veículos da imprensa nacional e internacional comentando notícias sobre os Estados Unidos.   

Creomar de Souza: Creomar de Souza é historiador de formação. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e doutorando em política comparada pela mesma instituição. Foi por duas vezes bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA, pesquisador visitante na University of Florida em 2010 e em 2016 observador internacional convidado pela Embaixada dos EUA para acompanhar as eleições presidenciais.   

É membro do Conselho Deliberativo do Irelgov (think tank brasileiro de relações governamentais) e do Conselho Consultivo do ENRICH in Brazil (iniciativa de inovação da União Europeia com instituições Brasileiras). Atualmente é Professor Convidado de Análise de Cenários do Século XXI na Fundação Dom Cabral e gere sua própria consultoria de análise de risco político, a Dharma Political Risk and Strategy (sediada em Brasília).   

Vinícius Muller: Vinicius Müller possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2014). Atualmente é professor do INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa e da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).  

06/10: O mundo das relações governamentais através da ótica feminina: principais desafios e oportunidades  

Raquel Almeida: Jornalista, especialista em Políticas Públicas e em Processo Legislativo. Atua como profissional de Relações Institucionais e Governamentais há quase 10 anos, com passagem pelos setores de telecomunicações, radiodifusão e agroindustrial. Fundou o Profissão RelGov com o objetivo de conectar pessoas ao mundo das Relações Governamentais por meio da colaboração.  

Anna Beatriz Almeida: Cientista Política e bacharel em Direito; especialista em Comércio Exterior, Administração Pública e Telecomunicações. Atualmente, mestranda em Comunicação. Atuando há 10 anos no mundo de Relações Governamentais, Institucionais, Internacionais e de Políticas Públicas, desde a negociação de acordos internacionais até gestão de crise municipal. Também pesquisadora de Inovação no GESCONPP/UnB, Diretora de Capacitação da ABRIG e Co-Diretora do @profissaorelgov.  

Daniela Medeiros: Daniela Medeiros, é doutoranda em Psicologia pela Unesp de Assis com pesquisa na área de valores morais. Mestre em Relações Internacionais pela PUC/SP pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP San Tiago Dantas com pesquisa na área de Política Externa Brasileira. Professora de História das Relações Internacionais. Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela FECAP. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Autora do livro “Seu Maior Desafio é Você”. Sócia na All Excellence – Consutoria e Gestão Empresarial. Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística.  

07/10 – Os desafios políticos para o regionalismo europeu: considerações a partir do Brasil  

Paulo Borba: Paulo Borba Casella é professor titular de Direito internacional público da FD USP, lecionou na Academia de direito internacional da Haia em janeiro de 2020 sobre “Direito internacional, história e cultura”, bem como nos cursos de Direito internacional da Oea, em 2009 e 2015, e dezenas de universidades estrangeiras. Presidente do Idiri – Instituto de direito internacional e relações internacionais de São Paulo, coordenador do Gebrics  – Grupo de estudos sobre os Brics da USP, do Cepim  – Centro de estudos sobre proteção internacional de minorias da USP e da Comissão de publicação da Revista da FD USP.  

Ana Paula Tostes: Senior Fellow do Núcleo EUROPA do CEBRI. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e Pesquisadora da FAPERJ. Coordenadora do LabRI/UERJ. PhD em Ciência Política pelo Instituto de Pesquisas da Universidade do Rio de Janeiro-IUPERJ (atual IESP). Pós-doutorado pela USP e pela Freie Univesität Berlin-FUB. Foi professora na PUC-Rio, professora visitante na USP e na Michigan State University (MSU, Michigan, EUA). Possui artigos e livros publicados na área de estudos europeus.  

Claudia Marconi: Claudia Marconi, é professora na Graduação em Relações Internacionais e do Quadro Permanente do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais (GGFPI) da PUC-SP. É também Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Atua ainda como professora da Graduação em Relações Internacionais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e é Titular da Cátedra Jean Monnet de Estudos Europeus pela mesma instituição. Sua agenda de pesquisa gira em torno da temática da governança global dos direitos humanos, dos processos e mecanismos de justiça internacional e transicional, assim como dos debates teóricos da Escola Inglesa.  

08/10 – América Latina: Risco Político e/ou Risco Econômico? 

Janina Onuki: Janina Onuki é Professora Titular e Diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP. Pesquisadora do Centro de Estudos em Negociações Internacionais e coordenadora da área de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Ciência Política.  

Fábio Andrade: Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV, 2016) com realização de Doutorado Sanduíche na University Of Texas at Austin (2015). Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2009) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH-USP, 2017).  

Professor da disciplina de Economia Brasileira e Contemporânea no Curso de Relações Internacionais da ESPM. Possui 10 anos de experiência em Ensino e Pesquisa em áreas de Economia e Administração Pública, experiência de 1 ano em pesquisa em nível internacional (Estados Unidos e México). Experiência de 5 anos em treinamento em Organizações Públicas (Instituto do Coração da FMUSP), Privadas (Porto Seguro-Nexialistas) e Terceiro Setor (Associação de Funcionários Públicos do Estado de São Paulo). Experiência de 1 ano como consultor com foco no desenvolvimento de indicadores (Stadiumetric).  

Daniel Pereira: Daniel Pereira é doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Possui Mestrado em Economia (2015) pelo Instituto de Economia da Unicamp e Graduação em Ciências Econômicas (2010) pela mesma instituição. Professor dos cursos de Ciências Econômicas e de Relações Internacionais da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.  

09/10 – Tecnologia, Segurança e Democracia na América do Sul  

Alcides Peron: Alcides Eduardo dos Reis Peron é pesquisador de pós Doutorado no Departamento de Sociologia da USP. É graduado em Relações Internacionais e em Economia pela Facamp, tem mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Foi pesquisador visitante nas Universidade de Lancaster (UK) e no Department of War Studies do King’s College London (UK). Membro da rede LAVITS (Rede Latino Americana de Vigilancia, Tecnologia e Sociedade), e do NEAI (Núcleo de Estudos e Análises Internacionais). É Autor do livro “American Way of War: Guerra Cirúrgica e o emprego de drones armados em Conflitos Internacionais”.  

Danielle Ayres: Danielle Jacon Ayres Pinto é Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais e subcoordenadora da Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa – ABED. Pós-Doutora em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Doutora em Ciência Política na linha de Política Internacional pela UNICAMP, Mestre em Relações Internacionais na linha de Estudos de Paz e Segurança na Universidade de Coimbra (Portugal) E Bacharel (2007) em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea – GEPPIC/UFSC, Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa – GESED/UFSC. Pesquisadora associada ao Grupo O Brasil e as Américas da UFPE.  

Marcelo Gullo: Possui doutorado em Ciência Política pela Universidad del Salvador, mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Genebra, graduação em Estudos Internacionais pela Escola Diplomática de Madrid e graduação em Ciência Política pela Universidade Nacional de Rosário. Ele publicou vários livros analisando as teorias das relações internacionais e a construção do poder das nações.   

09/10 – Balança de Poder e (Des)equilíbrios no Oriente Médio 

Fernando Brancoli: Professor Adjunto de Segurança Internacional e de Geopolítica do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID – UFRJ). Leciona Mediação e Resolução de Conflitos na pós-graduação em Gestão Pública na mesma instituição. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas – Unesp, Unicamp e PUC-SP). É Visiting Scholar da Universidade da Califórnia – Santa Bárbara. Realizou pesquisa de campo no Oriente Médio e no Norte da África, com ênfase em Síria, Afeganistão e Líbia. Áreas de interesse acadêmico: Relações entre países do Sul Global, Estudos Críticos de Segurança, Direitos Humanos, Política Internacional do Oriente Médio e privatização da violência.  

Muna Omran: Pós-Doutora em Estudos Literários na Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora (2006) em Letras/Instituto dos Estudos da Linguagem (IEL) pela Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP). Mestre (1996) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Colaboradora na Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Grupo Leitura, Fruição e Ensino, Universidade Federal Fluminense (UFF), Líder do Núcleo de Pesquisa de História Contemporânea, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Editora da Revista Eletrônica Litteris (ISSN1983-7429). Integrante da comissão editorial da Revista Fólio- Revista de Letras (UESB) ISSN: 2176-4182). Orientação e Participação de bancas de arguição de mestrado e doutorado. Temas de interesse: Literatura Comparada, Teoria Literária, Análise do Discurso, Imigrações, Feminismo, História Contemporânea, Oriente Médio.   

Thiago Babo: Pós-Doutorando, Doutor (2019) e Mestre (2015) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Relações Internacionais (2010) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) e do Centro de Estudos em Conflito e Paz (CCP), Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Teoria Social, Sociologia Política, Sociologia Histórica, Política Internacional e Guerra & Paz. Atuando principalmente sobre os temas: Conflito e Violência Organizada; Formação dos Estados; Formação de Identidades e Nacionalismo; Comunidade Nórdica e Integração Europeia. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados