fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno Matheus atua na Young & Rubicam

Matheus Franzoni é mais um ex-aluno da FECAP com destaque no mercado de trabalho. Formado em...
Alumni | 14/10/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Matheus Franzoni é mais um ex-aluno da FECAP com destaque no mercado de trabalho. Formado em Relações Públicas em 2019, hoje ele atua na Young & Rubicam. 

Ele diz que escolher a FECAP para estudar quando foi ao campus da Liberdade pela primeira vez e ficou encantado com a estrutura e as possibilidades. “Em 2016, eu buscava alguns cursos de comunicação: RTV, Fotografia, PP e RP. Com isso, conversava com alguns colegas de escola e me apresentaram algumas faculdades com o meu perfil, uma delas foi a FECAP. Pesquisei muito sobre a grade e entendi que a FECAP tinha uma frente interessantíssima em planejamento e estrutura de negócio, e ali vi uma imensa oportunidade de ter um diferencial no mercado de comunicação”. 

Segundo o ex-aluno, os quatro anos de curso foram fantásticos. “Todas as experiências que obtive dentro da faculdade, o suporte e os professores apresentavam extremo preparo e acompanhamento de meu desenvolvimento acadêmico. Cada ano ou semestre que se alterava, entrávamos em temas extremamente relevantes e formadores. Desde as aulas História do Cinema à Ética, ou Estatística e Custos, enfim, todas as pautas levantadas foram de extrema importância para o profissional e ser humano que sou hoje. Foram sem dúvida os melhores quatro anos da minha vida”, diz. 

No mesmo ano em que iniciou a faculdade, o ex-aluno consegui um estágio pelo próprio programa da FECAP. “Ali tive certeza de que oportunidades surgiriam constantemente pela minha presença na instituição. Me parece que o mercado, quando contrata estudantes, visa sempre instituições de renome e esse era um desses casos. A FECAP me instruiu para que em situações diversas da comunicação eu tivesse a preparação pra estar dentro do mercado em suas diferentes formas. Assim como citei, a passagem por inúmeros cenários, os projetos e os professores são fundamentais para o ingresso dentro de grandes empresas e, claramente, a instituição é fundamental”. 

Na FECAP, ele também foi apresentado a inúmeros projetos que serviram de aprendizado. “Todos eles tiveram importância dentro da minha carreira, porém destaco 3 que foram fundamentais para onde estou hoje. 

O primeiro é o trabalho integrado. Foi de grande valia por se tratar de uma simulação de meu primeiro negócio de comunicação. Foi necessária a criação de uma agência fictícia e o trabalho de todas as frentes, sendo elas: pesquisa, criação, planejamento, mídia, ou seja, algo desafiador e fundamental para o início da noção de um dia a dia profissional. 

O segundo é o FECAP Cases, um dos maiores e mais importantes projetos que um aluno de comunicação pode ter, afinal é um baita evento, sem nenhum budget e tudo nas mãos dos alunos. Tudo é feito para situações de mercado e ataca diretamente o impacto que um evento tem a diferentes públicos. Foi um grande desafio. No FECAP Cases de 2018, fui diretor da comissão de imagem, algo bem importante pra mim. 

O terceiro é a Atlética FECAP, fui diretor de comunicação durante 3 anos. Tive imensas oportunidades de colocar projetos em prática que resultaram em grandes melhorias no design, direção de arte e direção fotográfica. É um projeto que me fez crescer muito. Fui um dos responsáveis pela direção de arte de atlética, produtos, eventos e isso, com toda a certeza, foi um toque final àquilo que tive a chance de aprender na faculdade”, recorda. 

Ele diz que todos os projetos citados tiveram importância vital em sua carreira. “Meu primeiro estágio aconteceu em sua grande parte pelo projeto do trabalho integrado. Já meu segundo, dentro do mercado financeiro, onde era operador da bolsa de valores, aconteceu justamente pela introdução a aula de economia. O último foi fundamental pela chance de estruturação do meu portfólio, o que me fez chegar em uma grande agência de propaganda”. 

Hoje, Matheus é Fotógrafo, Designer e Assistente de Arte na Young & Rubicam. “Antes havia passado pela Artplan, onde fiquei por 2 anos e pelo Banco Modal. Já criei pra marcas como Campari, UOL, Kopenhagen, Etna, Greenpeace, Amanco, Beach Park, entre outas, onde nesse período fui premiado pelo anuário do Clube de Criação de SP, com a campanha Stickers Décor, para Etna e uma prata no Young Shits com um briefing para Fake News no Covid-19″, diz. 

O ex-aluno finaliza dizendo que a FECAP o mostrou a versatilidade de um professional quando se há conhecimento. “Afinal, um dia era operador da bolsa de valores, no outro, diretor de arte. Por isso a importância de meus estudos na Instituição, a versatilidade que a grade apresentou me permitiu grande noção e possibilidade em participação em diversos mercados. Um agradecimento a todos os professores que foram fundamentais para o professional que sou hoje”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados