fbpx
voltar ao topo

FECAP apoia evento que debate inclusão de jovens negros universitários

A FECAP é apoiadora do evento virtual e gratuito “Afro Presença”, que ocorre nos próximos...
Institucional | 28/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A FECAP é apoiadora do evento virtual e gratuito “Afro Presença”, que ocorre nos próximos dias 30/09, 01 e 02/10. O objetivo do encontro virtual é unir poder público, setor privado e organizações nacionais e internacionais para promover mais oportunidades de emprego para jovens negras e negros universitários. Saiba mais sobre a iniciativa e se inscreva gratuitamente no site.

O evento contará com painéis de debate com grandes empresas, oficinas com dicas de consultorias de recrutamento e seleção, e muitos outros conteúdos incríveis.

Segundo o Reitor da FECAP, Edison Simoni, a instituição busca há mais de um século colaborar com o desenvolvimento do Brasil por meio da educação de alta qualidade. “Não há desenvolvimento sem redução da desigualdade. Acreditamos que todas e todos devem ter a oportunidade de explorar o seu potencial, se desenvolver e construir uma sociedade mais próspera e mais justa. Assim, temos buscado várias formas de proporcionar condições para o ingresso e permanência de estudantes menos favorecidos, como a oferta de bolsas de estudo e de serviços de apoio acadêmico, emocional e de carreira. Buscar formas de aumentar a diversidade é um dos desafios que coletivamente estabelecemos no nosso plano para os próximos 10 anos. Portanto, participar do Afro Presença está totalmente alinhado com os valores da nossa Escola. É uma oportunidade de contribuir. Mais ainda, vamos aprender e aumentar as chances de cumprirmos a nossa missão”, diz.

A FECAP está à frente da maioria das universidades na questão da inclusão de educadores negros. A média nacional é de 16% de professores negros no ensino superior. Esse número chega a 28% na FECAP.

O professor Marcus Bomfim, que integra a Coordenação Acadêmica que é parte da organização do evento, completa: “Me sinto incluído na FECAP por ter um conjunto de pessoas que são visíveis – dos funcionários, entre eles nós, professores, chegando aos estudantes. Acredito que devemos mostrar para as pessoas como a FECAP tem trabalhado e, estamos buscando, junto com outras organizações, fazer esse processo de inclusão racial com empatia, consciência, levando em consideração o conhecimento e o respeito em torno dessas questões de diversidade”.

AFRO PRESENÇA

O Movimento Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. O Afro Presença tem como objetivo prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural. Em 2020, o Pacto Global da ONU foi envolvido no Afro Presença para trabalhar a redução das desigualdades no setor privado, através do ODS 10.

Uma das estratégias do projeto é o Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, que tem como objetivo fortalecer as ações voltadas à população negra, buscando ampliar a sua inserção e ascensão ao mercado de trabalho. As instituições que aderem ao Pacto passam a fazer parte da rede de inclusão constituída por entidades dos movimentos negros, empresas, associações de classe, universidades, organizações nacionais e internacionais.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados