fbpx
voltar ao topo

Tire suas dúvidas sobre o curso de Secretariado Executivo

Está pensando em iniciar a Graduação em Secretariado Executivo? Para ajudar você nessa...
Graduação | 24/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Está pensando em iniciar a Graduação em Secretariado Executivo? Para ajudar você nessa escolha, a coordenadora do curso, professora Renira Appa, responde às dúvidas mais comuns dos candidatos. 

Como é a carreira de quem se forma em Secretariado Executivo? Depois de formado, onde o profissional de Secretariado Executivo pode trabalhar? Quais são as áreas de atuação? 

A carreira é cheia de desafios e possibilidades. Podemos assessorar desde gerentes a presidentes e donos de pequenas, médias e grandes empresas, passando por trabalho em ONGS e pelo Terceiro Setor. Se o profissional tiver outro idioma (inglês, geralmente) o salário pode subir até 30%. Também podemos trabalhar com eventos, atendimento a clientes internos/externos… viagens e reuniões de negócios estão sempre à vista. Até mesmo traduções e interpretação para estrangeiros. 

Qual é o perfil de quem estuda Secretariado Executivo? Quais qualidades são essenciais para quem quer seguir essa profissão? 

O profissional deve gostar de antever e solucionar problemas, ser proativo e trabalhar no assessoramento, tornando-se braço direito de seu executivo. Deve ter flexibilidade para se adequar ao inesperado, pois um dia nunca é igual ao outro. Deve ser discreto e guardar altos segredos e informações confidenciais que passam por suas mãos a todo tempo. Saber fazer multitarefas e ser generalista, ter uma visão macro da empresa. 

O que o aluno aprende durante a Graduação em Secretariado Executivo da FECAP? 

Na graduação em Secretariado Executivo da FECAP o aluno tem aulas em três idiomas: português, inglês e espanhol. Também aprende sobre gestão e liderança, fundamentos de Economia, Contabilidade, RH, Direito e Marketing. Proporcionamos ao aluno exercitar a macrovisão das organizações. 

Qual é o maior diferencial do curso de Secretariado Executivo da FECAP, comparado a outras universidades? 

Nossos alunos são os mais procurados pelas empresas de alto nível e pelo alto escalão delas. Somos a melhor e mais antiga escola de treinamento para secretários do Brasil, pioneiros. Todos os nossos professores são Mestres e Doutores. Além disso, temos a melhor nota do MEC e ENADE da cidade de São Paulo. 90% dos nossos alunos terminam o curso ocupando boa colocação no mercado de trabalho. 

Se pudesse dar um conselho para quem quer cursar Secretariado Executivo, qual seria? 

Seja o melhor que puder, dedique-se ao máximo a ajudar e assessorar seu executivo e ele nunca esquecerá de você. Todos sabem recompensar os melhores e mais fiéis ajudadores profissionais. Minha experiência de mais de 30 anos mostrou isso. Os bons profissionais, sérios, dedicados e discretos são os primeiros a serem lembrados na hora de uma promoção ou em algum emprego novo. 

O CURSO 

Durante o curso de Secretariado Executivo da FECAP, o aluno tem a oportunidade de obter a experiência do mercado de trabalho dentro da Instituição. Um exemplo disso são os trabalhos realizados, inseridos na grade curricular, além de eventos e atividades que ultrapassam as fronteiras da sala de aula. 

A Instituição promove, por exemplo, o evento EASET, que é organizado pelos alunos em homenagem aos profissionais de Secretariado Executivo. 

O Secretário Executivo, além de cuidar de demandas empresariais, poderá lidar diretamente com parceiros e fornecedores, exercendo funções que demandam conhecimentos mais complexos sobre a organização. Dessa forma, é importante que o profissional seja proativo, organizado e multidisciplinar. 

Esse importante profissional também poderá assumir funções secretariais para cargos de alto escalão, como diretores e executivos, além de poder planejar a estrutura organizacional de equipes, dentre outras atividades. 

O Secretário Executivo está longe da realidade da imagem da secretária que leva cafezinho para reuniões corporativas: um profissional da atualidade deve estar apto para trabalhar com assuntos de assessoria empresarial, organização de agenda de executivos, planejamento e execução de eventos, além de embasamento em três línguas: português, inglês e espanhol. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados