fbpx

Tire suas dúvidas sobre o curso de Ciências Econômicas

Está pensando em iniciar a Graduação em Ciências Econômicas? Para ajudar você nessa escolha,...
Graduação | 24/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Está pensando em iniciar a Graduação em Ciências Econômicas? Para ajudar você nessa escolha, o coordenador do curso, professor Allexandro E. Mori Coelho, responde às dúvidas mais comuns dos candidatos. 

Como é a carreira de quem se forma em Ciências Econômicas? Depois de formado, onde o profissional de Ciências Econômicas pode trabalhar? Quais são as áreas de atuação?  

É uma carreira com ampla possibilidade de atuação: setor privado, setor público e ONGs. Há carreiras tipicamente de Economia, como as de analista econômico em consultorias especializadas, empresas, departamentos econômicos de grandes empresas e no setor público. Há também a possibilidade de carreira empreendedora e de carreiras executivas, nas quais se atua em cargos de gestão, gerência, coordenação, supervisão e direção de negócios. Relacionado a isto, há o fato que muitos economistas conseguem ocupação em carreiras de Auditoria, Controladoria, Marketing e Administração, devido à versatilidade e à solidez da formação teórica e analítica, que pode ser adaptada para outras áreas de conhecimento. As áreas de atuação são: assessoria financeira, análise econômica, análise financeira e de crédito, comercial, executiva e empreendedora.  

Qual é o perfil de quem estuda Ciências Econômicas? Quais qualidades são essenciais para quem quer seguir essa profissão?  

As características que promovem maior desenvolvimento ao se cursar Economia são: curiosidade, capacidade dedutiva e analítica, capacidade de abstração, vontade de resolver problemas e capacidade de adaptação, devido à complexidade dos assuntos e à sua constante transformação.   

O que o aluno aprende durante a Graduação em Ciências Econômicas da FECAP? Qual é o maior diferencial do curso de Ciências Econômicas da FECAP, comparado a outras universidades?  

O estudante aprenderá Matemática, Estatística e Econometria, História Econômica, Microeconomia e Macroeconomia, além de Finanças e uso de softwares. Os maiores diferenciais são a excelente qualidade da formação geral, a ênfase no uso de métodos quantitativos e focos adicionais em Finanças e no uso de softwares em disciplinas, o que tem garantido sucesso aos estudantes na busca de estágios e de empregos.  

Se pudesse dar um conselho para quem quer cursar Ciências Econômicas, qual seria?  

Darei dois conselhos. Primeiro, estude muito e aprenda o máximo que puder, pois é isso que dará referências e versatilidade para a atuação profissional, do ponto de vista do curso, e que poderá ser agregado à experiência adquirida em estágios e empregos. Segundo, seja “antifrágil”, ou seja, desenvolva a capacidade de melhorar e se aprimorar com as dificuldades enfrentadas.  

Ciências Econômicas ou outro curso?  

Ciências Econômicas. A formação mais rigorosa e analítica entre as formações da área de negócios permite que economistas consigam ocupar empregos, tradicionalmente, de outras profissões, como em Marketing, Administração, Auditoria e Controladoria, embora os profissionais destas áreas não consigam ocupar os empregos, tradicionalmente, de Economia. 

O CURSO 

A FECAP criou o primeiro curso de economia do Brasil e, por isso, tem a responsabilidade de formar profissionais capazes de assumir desafios e cargos de liderança. 

Um economista formado pela FECAP leva consigo a capacidade de entender por completo as estratégias e planejamentos das atividades empresariais tornando-se, assim, mais apto para fazer projeções realistas. 

No curso de Ciências Econômicas da FECAP, os estudantes terão formação técnica sólida para utilizar seus conhecimentos em situações semelhantes às do mercado de trabalho, calculando índices econômicos, analisando a conjuntura econômica e participando da elaboração da revista de Finanças FECAP. 

Se você gosta de se inteirar sobre política e economia mundial, o curso de Ciências Econômicas se encaixa perfeitamente no seu perfil. Um economista, além de precisar ser organizado e capaz de elaborar planejamentos, precisa manter-se constantemente atualizado a respeito das tendências de mercado. 

Saiba mais sobre o curso.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados