fbpx

Confira todos os detalhes da 21ª edição do EASET, evento anual de Secretariado Executivo Trilíngue

Durante todo o mês de outubro, estudantes do 4º semestre do curso de Graduação em Secretariado...
Graduação | 21/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Durante todo o mês de outubro, estudantes do 4º semestre do curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue da FECAP organizarão o tradicional evento em homenagem ao Dia do Profissional de Secretariado. Neste ano, a atividade discute “Secretariado, Inovação e Tradição: grandes encontros”. 

O evento será realizado via Zoom, nos dias 01, 08, 15 e 22 de outubro, sempre das 19h às 20h30, de forma gratuita e com inscrições limitadas. Entre os temas abordados, estão Noção clara do processo de mudança intelectual ao lidar com o Lifestyle Management”, “A inteligência artificial e o Secretariado Executivo”, “Rompendo estereótipos: o secretariado e a sua importância no contexto organizacional” e “O preconceito aos olhos da Neurociência”. 

 

Inscreva-se!

 

A razão do tema 

Assim como no passado, é esperado desse profissional que atue como um agente facilitador e promova total suporte para o(a) executivo(a) ou para a área que secretaria. A sua essência e tradição, portanto, se mantêm.  

Certamente, com os avanços tecnológicos, muitas das funções basilares da profissão foram alteradas. Softwares foram desenvolvidos para cumprir e facilitar as atividades mais simples e corriqueiras, enquanto o profissional ascendia e cumpria responsabilidades cada vez maiores. Foi preciso uma reestruturação do que era conhecido da profissão, sem abandonar suas origens. A inovação corre dentro do profissional de secretariado, podemos, sem dúvida, afirmar. 

Com isso em mente, o tema do XXI EASET FECAP promove grandes encontros e mostra o desejo de abordar diversos aspectos da profissão ao convidar importantes nomes do mercado corporativo e acadêmico para tratar do Secretariado Executivo, a partir de temas relevantes e atuais. 

 

Confira agenda: 

01/10 – Noção clara do processo de mudança intelectual ao lidar com o Lifestyle Management 

Você já ouviu falar em Lifestyle Manager? 

Trata-se de um profissional apto a assessorar as tarefas particulares e/ou questões profissionais de uma pessoa ou, até mesmo, de uma família. Sua presença é relacionada a executivos(as) de alto escalão que, por terem pouco ou nenhum tempo disponível para lidar com as suas inúmeras demandas, buscam um profissional especializado para auxiliá-los(las). 

Qualquer relação com o Secretariado Executivo não é mera coincidência! Para saber mais sobre o assunto, participe desta incrível LIVE que abrirá o XXI EASET FECAP, organizado pelos alunos do 4º semestre de Secretariado Executivo, com a participação da Lifestyle Manager Rosana Pereira. 

 

Rosana Pereira 

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue, Pós-Graduada em Business Administration, com vivência internacional. 

É secretária executiva bilíngue há 20 anos, com experiência em assessoria executiva a Presidentes e Acionistas de empresas nacionais e multinacionais e especialista em gestão patrimonial. 

Atualmente assessora o Acionista da Holding de um grupo expressivo brasileiro e sob sua gestão estão dezessete funcionários.  

Como assessora executiva, é responsável por toda demanda secretarial que envolve o cotidiano corporativo do executivo. Como especialista em gestão patrimonial, é responsável pela administração de todos os bens e ativos do executivo no Brasil e no exterior. 

No Instagram, é autora do perfil @rosanapereira.sp, elaborando matérias exclusivas, a fim de contribuir para o desenvolvimento do profissional de secretariado. Neste perfil, lançou seu primeiro produto on-line, um curso voltado ao secretariado estratégico, tendo em sua primeira turma cem alunos. 

 

08/10 – A Inteligência Artificial e o Secretariado Executivo 

Adaptar-se aos desafios cotidianos da profissão Secretário(a) Executivo(a) não é nada fácil. Precisamos estar preparados para mudanças constantes. Por isso, “adormecer pensando em inovações e acordar com soluções” é um dos lemas da área. 

Embora a proatividade esteja no DNA do Secretariado, alguns profissionais ainda acreditam que a Inteligência Artificial chegou para substituí-los na empresa e, até mesmo, no mercado. 

Da mesma forma que um navio está para o seu capitão, juntos navegando e avançando, a tecnologia e a inovação estão para o Secretariado Executivo em prol de uma atuação eficiente e eficaz.  

Neste período repleto de inovações e adaptações, nós, profissionais e estudantes da área secretarial, convidamos a todos para assistir à LIVE que promoveremos acerca do tema “A Inteligência Artificial e o Secretariado Executivo”, com as contribuições de Bruno Patrocínio (profissional da área de IA da TOTVS) e Renata Fontes (Secretária Executiva da Mercedes Benz).  

Juntos, podemos transformar o tempo presente em grandes futuros, a partir do aprimoramento contínuo e da utilização das ferramentas tecnológicas a nosso favor. 

 

Bruno Patrocínio 

Graduado em Ciência da Computação, Pós-graduado em Governança de TI, MBA em Gestão de Projetos com Práticas em PMI. Trabalha com softwares de gestão desde 2009 para pequenas, médias e grandes empresas. Atualmente é Gerente de Negócios na TOTVS Labs, onde, nos últimos 3 anos, tem liderado a criação de oportunidades de negócios a partir da Inteligência Artificial. 

 

Renata Fontes 

Graduada em Administração e Pós-graduada em Gestão de Pessoas & Psicologia Organizacional e em Assessoria Executiva. Atua há mais de 20 anos na indústria automobilística (Mercedes Benz). Durante 13 anos atuou na área administrativa, e há 6 anos mudou sua carreira para o Secretariado Executivo. Há 2 anos teve a oportunidade de ingressar no Projeto de Implantação do Pool de Secretariado, no qual trabalha atualmente e vem aprendendo novos modelos de gestão e competências essenciais para essa posição. 

 

15/10 – Rompendo Estereótipos: o secretariado e a sua importância no contexto organizacional 

Este painel tem como objetivo discutir os estereótipos e as identidades sociais atribuídas aos profissionais de secretariado, analisando de que forma essas representações podem interferir na atuação de Secretários e Secretárias e na profissão. 

Para promover essas reflexões, contaremos com a participação de grandes especialistas na área secretarial: Jefferson Sampaio de Moura (mediador), Eduardo Edilson Gonçalves dos Santos (painelista), Pamella Pires (painelista) e Verônica Freire (painelista). 

 

Eduardo Edilson 

Secretário Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Docência na Educação Superior. Atualmente, trabalha como docente no SENAC, em cursos técnicos na área de gestão e negócios, e no Instituto NT de Educação, no curso Técnico em Secretariado.  

Atuou nos cursos de Assistente Administrativo e Recepção de Clínica Médica e Dentária na Instituição PRIME EDUC, no ano de 2019. Atua na área de secretariado executivo há mais de quatro anos, secretariando gestores de áreas relacionadas à educação e ao mundo dos negócios. Membro do Comitê de Secretariado Executivo do DF, realiza pesquisa na área do secretariado e docência no secretariado. 

 

Jefferson Sampaio 

Professor no Instituto Federal de Brasília (IFB). Mestre em Direitos Humanos e Cidadania, especialista em Docência do Ensino Superior, graduado em Secretariado Executivo Bilíngue. Membro do Comitê de Secretariado Executivo do DF (COMSECDF) e Secretário-Adjunto da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC).  

Já ministrou oficinas, palestras e cursos em diversas instituições brasileiras, como Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; Presidência da República; Ministério da Educação; e em Universidades públicas e privadas. 

 

Pamella Pires 

Graduada em Secretariado Executivo pela FECAP (2017). Técnica em Secretariado pela ETEC, ganhou um intercâmbio por mérito acadêmico, sendo reconhecida como a melhor aluna da escola. Durante a graduação desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica intitulada “O Secretariado Executivo e os estereótipos midiáticos: um estudo dos preconceitos e das implicações para o profissional e a profissão”. Atualmente é Assistente da Presidência na Johnson & Johnson. 

 

Verônica Freire 

Fundou o Secretaries GROUP, projeto desenvolvido em conjunto com a cofundadora Suzzane Lima, voltado a profissionais de Secretariado. Técnica em Secretariado e Assessoria, Graduada em Secretariado Executivo e Pós-graduada em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.  

Atualmente é docente em curso Técnico de Secretariado, além de ser estudante do curso de Psicologia da Universidade Cidade de São Paulo. 

 

22/10 – O preconceito aos olhos da Neurociência 

Em tempos de muitas ideologias, crenças e diversidade, tentamos a todo custo compreender mais sobre a mente humana e os comportamentos individuais. A Neurociência, campo que estuda o sistema nervoso e suas funcionalidades, estruturas e processos de desenvolvimento, abrange diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, a comportamental, que busca compreender a mente e consciência humana. Analisar o preconceito sob a ótica dos mistérios do cérebro não é uma novidade. No entanto, os estudos e as descobertas que vêm sendo realizados expõem cada vez mais os caminhos a serem trilhados e as possibilidade de novos – e melhores – tempos. Para nos auxiliar no entendimento dessa importante questão, a psicóloga, escritora internacional, vice-presidente e curadora técnica da Sociedade Brasileira de Neurobusiness (Neurobusiness.org), Ines Cozzo, abordará, em nosso último encontro, o preconceito aos olhos da Neurociência e os vieses inconscientes. 

 

Ines Cozzo 

Ganhadora do Prêmio TOP #01 Neurobusiness em 2015 e do Prêmio TOP 5 No CBTD em 2017 e 2018, é cofundadora e diretora da T’AI Consultoria (desde 1994), curadora técnica do HR Conference 2018 da HSM, consultora-parceira HSM, vice-presidente e curadora técnica da Neurobusiness Society (Neurobusiness.org) de 2015 a 2018, vice-presidente da ABTD (De 1997 a 2009), palestrante, consultora e escritora Internacional (desde 1997), bacharel em Psicologia (em 1986 pela Universidade Metodista de SP), coautora dos Manuais de T&D Editora Makron-Books, coautora do Livro “Jogos Cooperativos nas Organizações”, da Editora SENAC, autora do Livro “Abordagens Alternativas em T&D”, da Editora ABTD, autora do Livro “Neuroaprendizagem e Inteligência Emocional”, da Editora Qualitymark, criadora e organizadora do GEN – Gestão Estratégica com Neurociências (desde 2006),  especialista em Brain-based solutions para os desafios atuais. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados