fbpx

Qual a relação entre o Secretariado Executivo e as Relações Públicas?

Por viver em um mundo interconectado, onde as relações de trabalho precisam estar em constante...
Graduação | 17/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Por viver em um mundo interconectado, onde as relações de trabalho precisam estar em constante convergência, é necessário olhar para as demandas equivalentes e se alinhar para alcançar objetivos em comum. Como é o caso de profissionais de Secretariado Executivo e Relações Públicas, que constantemente precisam atuar juntos. 

Sabendo disso, em projeto desenvolvido pelo programa da Iniciação Científica, a aluna de Secretariado da FECAP Déborah Nambu Martins desenvolveu a pesquisa “Secretariado Executivo e Relações Públicas: confluências e disparidades em prol da sinergia organizacional”. O artigo foi publicado na Revista Expectativa, voltada para estudos em Comunicação, Gestão e Secretariado. 

Sob orientação da Profª. Mª. Luciana Lucianio artigo fala sobre os conhecimentos mútuos que são necessários para ambas as profissões e como o aprendizado nas universidades apresentam essas confluências e disparidades. 

 

Confira um resumo do artigo 

As confluências e as disparidades entre os profissionais de Secretariado Executivo e Relações Públicas, no que concerne, em particular, à formação acadêmica e à atuação profissional, podem contribuir para o estabelecimento de uma sinergia entre essas duas áreas com impacto positivo para o alcance de resultados organizacionais.  

Contudo, para que essa sinergia ocorra, é fundamental que os profissionais tenham mútuo conhecimento das responsabilidades e atribuições desempenhadas por cada uma dessas duas profissões. Diante desses apontamentos, propõe-se o presente estudo, cujo objetivo geral é apresentar uma análise comparativa da formação acadêmica em Secretariado Executivo e em Relações Públicas. À luz dessa investigação, são discutidas as confluências e disparidades, focalizando a análise nas competências a serem desenvolvidas para as respectivas atuações profissionais.  

A fim de alcançar o objetivo proposto, foram empreendidas pesquisas bibliográficas e documentais que possibilitaram identificar que grande parte das competências desenvolvidas nas respectivas formações confluem e são pertinentes às duas áreas. Todavia, trata-se de distintas profissões com escopos de atuação peculiares. Nessa perspectiva, compreende-se que as confluências e disparidades são benéficas e complementares, sendo relevantes e necessárias ao mundo do trabalho. 

 

Leia o artigo na íntegra! 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados