fbpx

Tire suas dúvidas sobre o curso de Relações Públicas

Está pensando em iniciar a Graduação em Relações Públicas? Para ajudar você nessa escolha, a...
Graduação | 01/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Está pensando em iniciar a Graduação em Relações Públicas? Para ajudar você nessa escolha, a coordenadora do curso, professora Paula Franceschelli de Aguiar Barros, responde às dúvidas mais comuns dos candidatos.

Como é a carreira de quem se forma em RP? Depois de formado, onde o profissional de RP pode trabalhar? Quais são as áreas de atuação?

É uma carreira que tem ampla possibilidade de atuação e acontece em torno de como o profissional pensa sua trajetória. O aluno formado pode seguir várias áreas da comunicação: comunicação digital, comunicação interna, gestão de crise, relacionamento com a imprensa e com influenciadores e comunicação com governos. O profissional de RP pode atuar em agências de relações públicas, agências de comunicação e de publicidade. Dentro de empresas, podem trabalhar na área de marketing e de comunicação. Ou, se for um desejo ou um sonho, por que não empreender na área?

Qual é o perfil de quem estuda RP? Quais qualidades são essenciais para quem quer seguir essa profissão?

O profissional de RP precisa gostar de se comunicar, possuir adaptabilidade para mudanças, gostar de ler, gostar de arte, estar atento ás notícias, ser criativo, escrever bem. No curso de RP da FECAP, trabalhamos com os alunos para que desenvolvam bem essas competências.

O que o aluno aprende durante a Graduação em RP da FECAP? Qual é o maior diferencial do curso de RP da FECAP, comparado a outras universidades?

O aluno tem contato com todas as disciplinas em torno do universo da Comunicação e das RPs. O egresso da FECAP domina bem as técnicas, mas, principalmente, enxerga a comunicação de forma estratégica. O principal diferencial do curso da FECAP é que o aluno tem uma visão do mundo dos negócios e compreende bem as particularidades de cada empresa, propondo estratégias e planos de comunicação customizados. O aluno formado pela FECAP é capaz de pensar a comunicação como um meio de fazer a empresa alcançar seus objetivos organizacionais.

Se pudesse dar um conselho para quem quer cursar RP, qual seria?

A área de RP é muito ampla, tem muita demanda e poucos profissionais, ou seja, rápido é possível se inserir no mercado. Estude muito, faça questão de esclarecer dúvidas sobre sua profissão, Estamos na Era da Imagem e muitas empresas ainda não sabem, e, por isso, elas precisam de um trabalho de RP.

RP ou Jornalismo?

Relações Públicas é uma subárea da comunicação, assim como o Jornalismo e a Publicidade. A diferença é que um RP utiliza a comunicação para melhorar/manter a imagem das organizações ou pessoas. Essa comunicação é baseada em relacionamentos com os diversos públicos que interagem com uma organização. E são muitos, já que uma empresa não tem só clientes. O RP cria esse relacionamento utilizando uma comunicação dirigida. Muitos formandos em Jornalismo acabam migrando para RP, que é uma carreira mais ampla e com grande demanda no mercado coorporativo.

O CURSO

Ao cursar Relações Públicas na FECAP, o aluno tem a possibilidade de viver as experiências do mercado de trabalho dentro da Instituição. Com os trabalhos realizados, inseridos na grade curricular, o estudante tem a oportunidade de realizar grandes projetos, como o evento da “Semana de Comunicação” e o “FECAP Cases”, durante os quais desenvolve todo o planejamento, como a seleção de atrações, busca de patrocínio, divulgação, operação e pós-evento. Desenvolve também o Projeto Integrado de Comunicação, realizado junto com os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, para uma empresa real.

Além disso, o curso conta com a Agência Experimental Benjamin, que permite que os alunos desenvolvam as primeiras experiências profissionais, proporcionando o exercício de criação de um portfólio ainda durante o curso.

O profissional de Relações Públicas é o responsável pela gestão de imagem das empresas. Para isso, planeja a comunicação institucional e as estratégias de relacionamento com públicos internos e externos das organizações.

O profissional de Relações Públicas é valorizado pelas empresas por sua flexibilidade e ampla área de atuação. O RP pode trabalhar em diversas áreas, como comunicação interna, comunicação governamental, organização de eventos, planejamento de comunicação, comunicação com imprensa e influenciadores, marketing, comunicação digital, entre outras funções.

Por lidar com uma área que está em constante mudança, é importante que o profissional esteja sempre apto a atualizar-se.

O curso de Relações Públicas da FECAP tem como objetivo incentivar o pensamento crítico e estratégico, com foco na gestão da comunicação no ambiente dos negócios.

Saiba mais sobre o curso.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados