fbpx

Stefannie, ex-aluna, responde dúvidas sobre o curso de Relações Internacionais

Está com dúvidas se o curso de Relações Internacionais é a melhor opção de escolha para...
Graduação | 17/07/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Está com dúvidas se o curso de Relações Internacionais é a melhor opção de escolha para você? Nada melhor do que escutar a voz da experiência, não é mesmo? Stefannie Leffler, formada em 2016, fala a seguir sobre o curso da FECAP. Atualmente, ela trabalha como coordenadora de projetos na AgroTools. 

Qual principal conselho você daria para quem está na dúvida sobre o curso? 

O curso de Relações Internacionais é multidisciplinar e você terá contato com diversas áreas de conhecimento, então estude a grade curricular e veja se tem afinidade ou curiosidade sobre as disciplinas, pesquise o corpo docente, leia artigos e materiais produzidos pelos estudantes e bacharéis de Relações Internacionais, converse com quem fez o curso! Hoje em dia também estão disponíveis podcasts e canais no Youtube liderados por internacionalistas que podem te dar uma excelente visão sobre como é estudar RI. Quando eu ainda estava no 1° ano do Ensino Médio ainda não tinham tantos recursos disponíveis, mas só de ler a grade curricular do curso de RI eu já sabia que seria essa graduação que faria quando terminasse a escola, porque tinha muito interesse e afinidade com as matérias. E como foi certa essa minha decisão. Fazer um curso que te permite ter contato com diversas áreas de conhecimento expande sua forma de pensar e de se comunicar. 

Qual você acha que é perfil ideal de estudante para o curso? 

Eu acho que a principal característica do estudante de RI é ter vontade e disposição de fazer a diferença. Durante todos os semestres, discutimos temas de extrema importância e relevância sobre a Ordem Internacional, a sociedade e aprendemos a qualificar e dissertar sobre temas de impacto. Independente da área que escolher atuar após sua formação em RI você com certeza será um cidadão mais consciente e mais engajado em assuntos que são de extrema importância para a nossa sociedade e você poderá levar esses aprendizados para sua carreira seja ela em qual área for. 

Outra característica importante do estudante de RI é disposição para formar sua opinião, basicamente nenhuma matéria do curso te trará resposta prontas, mas te fornecerá todos os instrumentos para que você possa buscá-los e formar sua própria opinião e visão de mundo. Comunicação ativa, interesse em aprender idiomas, gostar de ler e escrever são mais algumas características do estudante de RI, mas não obrigatoriamente precisa tê-las antes de ingressar no curso, pois a grade curricular irá te ajudar a desenvolvê-las. 

Como é a rotina de trabalho do profissional depois de formado? 

Como o curso é multidisciplinar e permite que atue em diversas áreas é difícil descrever uma rotina propriamente dita, mas características em comum de um profissional de Relações Internacionais, ou internacionalista, são geralmente posições que envolvem negociações, pesquisas e relacionamento. O profissional de RI é preparado para lidar com situações de negociação, seja no setor privado, no terceiro setor ou órgãos públicos e internacionais. A pesquisa também provavelmente fará parte da sua rotina, independente da área que escolher atuar, pois o profissional de RI precisa estar sempre atualizado e em constante evolução sobre seu tema de especialização. E por fim citei o relacionamento pois, em geral, o profissional de RI é destacado para interagir com pessoas, então a comunicação e a oratória são aptidões que o curso irá te ajudar a desenvolver. 

Como é o mercado de trabalho depois de formado? Quais opções de carreira? 

O curso de Relações Internacionais te permite ter a oportunidade de trabalhar em variadas áreas. Durante o curso, você terá contato com matérias que abrangem economia, estatística, história, Organizações Internacionais, negociações internacionais, comércio exterior, Sociedade civil, entre diversas outras matérias que te darão a base para se identificar com o que gosta e direcionar sua especificação e carreira na direção que escolher. Eu trabalho hoje com sustentabilidade no setor privado, as matérias relacionadas à economia, negociação e Organizações Internacionais me auxiliaram durante a faculdade a escolher por essa área. Tenho colegas de graduação que foram inseridos em áreas voltadas à comunicação, ao comércio exterior, ao setor privado e ao setor público. Então caso você ainda não tenha definido qual carreira queira seguir profissionalmente, o curso de RI pode ser uma excelente oportunidade para te ajudar na definição e, caso já saiba qual carreira gostaria de seguir, a grade curricular terá matérias que te auxiliarão nesse objetivo e sua participação em atividades dentro e fora da sala de aula serão essenciais para seu início de carreira. 

Então o mercado de trabalho possui diversas possibilidades, escolher uma área de atuação durante o curso pode te ajudar e os estágios profissionais também te permitirão experimentar diferentes áreas para te auxiliar na escolha da carreira. 

Como foi sua experiência como estudante da FECAP, e por qual motivo escolheu ela para estudar? 

A FECAP fez toda a diferença na minha formação, escolhi a FECAP por ser um dos melhores cursos de RI. Todos os funcionários, desde os professores, a coordenação, os bibliotecários, entre vários outros, estão sempre à sua disposição com muita simpatia e eficiência, a FECAP é uma Instituição que está realmente preocupada com sua formação e sua experiencia acadêmica. A estrutura da FECAP é excelente, com salas estruturadas e espaços “fora da sala” que você vai utilizar muito como a biblioteca, o auditório, as salas de computação, entre tantas outras. Uma dica é: aproveite todas as experiências possíveis! Se tiver interesse, faça seletivas para praticar um esporte, ingresse (ou monte!) um grupo de estudo, faça parte do Centro Acadêmico, aproveite a FECAP ao máximo, porque depois que se graduar, vai sentir muita saudade. 

Quais os diferenciais do curso da FECAP? 

Na minha opinião um dos maiores diferenciais é a proximidade dos alunos com os professores, as salas têm uma capacidade ideal para que o Professor conheça os alunos e acompanhe o desenvolvimento individual de cada um. O curso de Relações Internacionais me propôs diversas experiencias dentro e fora da sala de aula que foram um grande diferencial para minha formação e para o meu desenvolvimento pessoal, como por exemplo: 

1- A minha Professora identificou que eu estava me destacando nas pesquisas bibliográficas dos trabalhos das matérias da grade e de forma proativa me convidou para participar do Programa de Iniciação Cientifica no segundo ano de faculdade. Escrever a iniciação cientifica foi uma experiência muito enriquecedora, pois consegui financiamento estudantil pelo programa CAPES e pude participar de dois Congressos Nacionais de Iniciação científica apresentando meu trabalho. Se não fosse essa proximidade dos professores estando atentos aos destaques de cada um, talvez não tivesse me inscrito de forma voluntária no programa de IC e perderia todas essas experiências. 

2- Durante a faculdade fazemos diversas simulações de negociações internacionais como parte das matérias da grade e também é possível ter a oportunidade de participar de simulações com outras faculdades. Durante a minha graduação, o Governo do Estado de São Paulo promoveu uma simulação de cooperação internacional entre cidades, também conhecido como paradiplomacia. Foi uma excelente oportunidade de desenvolver minhas habilidades de oratória, pesquisa, negociação e cooperação ao trabalhar junto de outros estudantes de RI e apresentar o trabalho final para o próprio Governador. Esse é apenas um exemplo que aconteceu comigo, mas a coordenação de RI da FECAP é super engajada com eventos da área e com certeza terá oportunidades como essa durante sua graduação. Espero te encontrar na comunidade de ex-alunos um dia e na área de RI! (Risos) 

E aí, depois dessas dicas da Stefannie, ficou mais claro que Relações Internacionais é o curso ideal para você? Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados