fbpx

Jéssica, ex-aluna, responde dúvidas sobre o curso de Relações Públicas

Está com dúvidas se o curso de Relações Públicas é a melhor opção de escolha para você?...
Graduação | 17/07/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Está com dúvidas se o curso de Relações Públicas é a melhor opção de escolha para você? Nada melhor do que escutar a voz da experiência, não é mesmo? Jéssica Fraias, formada em 2015, fala a seguir sobre o curso da FECAP. Atualmente, ela trabalha como gerente de operações nas Lojas Renner. 

Qual principal conselho você daria para quem está na dúvida sobre o curso? 

Finalizei em 2015 o curso de Relações Públicas na FECAP, a escolha do curso veio depois de muito estudo sobre a área de comunicação e meu perfil, de todas as opões RP foi o que mais de chamou a atenção pela versatilidade da profissão. Para escolher a faculdade foi simples, pois queria uma organização séria, com boa nota no ENADE, de fácil acesso e reconhecida, a FECAP atendia todos esses requisitos. Procurando por recomendações da FECAP no LinkedIn, não houve nem uma mais ou menos, todos elogiaram o corpo docente e a estrutura do curso. 

Qual você acha que é perfil ideal de estudante para o curso? 

Minha expectativa quando comecei a estudar na FECAP eram altas e a instituição conseguiu superá-las, pois a faculdade oferece uma estrutura ótima para os estudos e trabalhos em grupo, além disso, atividades como o FECAP Cases, trazem uma capacitação prática muito importante para a formação do profissional de relações públicas. Aliás, para quem está interessado nesse curso, indico que leia mais sobre o mercado de comunicação e se auto analise como uma pessoa comunicativa, que gosta de desafios e disciplinada com demandas e prazos. Claro que muitos desses pontos desenvolvemos melhor na faculdade, então fique tranquilo se você não se considera 100% em tudo isso.  

Como é a rotina de trabalho do profissional depois de formado? 

Durante a faculdade fiz estágio na área de eventos da Volkswagen Brasil e na comunicação empresarial da AkzoNobel (multinacional do setor de revestimentos), com certeza fazer estágio na área durante o período da faculdade enriqueceu muito meu conhecimento e meu currículo, indico que todos desde o início já procurem estágios na área. A FECAP tem uma ótima plataforma que auxilia nisso. 

Como é o mercado de trabalho, depois de formado? Quais opções de carreira? 

Após a faculdade, percebi o quanto meus estágios foram importantes, pois já tinha uma bagagem de mercado que possibilitava a concorrer a vagas melhores. O profissional de RP formado está 24h ligado nas notícias do ramo de atuação da sua empresa/cliente, pois sabe que se algo afeta a imagem e reputação da organização, é ele quem será chamado. Além disso, está de olho nas tendências de comunicação e como seu público alvo está se comportando, seja ele interno ou externo. Há atividades que devemos fazer toda semana, porém não é uma profissão rotineira, pois sempre há algo novo e desafiador para ser feito. Uma das coisas mais legal é que conseguimos ver os resultados do nosso trabalho através de KPIs, uma matéria feita de forma orgânica tendo relevância, um evento interno que engaja os colaboradores etc. 

Como foi sua experiência como estudante da FECAP, e por qual motivo a escolheu para estudar? 

Após minha formação trabalhei em agência de comunicação e em pouco tempo fui fazer intercâmbio nos Estados Unidos, onde estudei em Stanford e na Georgetown University cursos de marketing digital e inglês para negócios, área que estão muito relacionadas as atividades de RP.  

Atualmente trabalho como gerente de operações nas lojas Renner, entrei através do programa de trainee em 2018. Foram mais de 20 mil candidados para 15 vagas, a reputação da FECAP e do seu curso de relações públicas com certeza foram um dos fatores que contribuíram para meu currículo chamar a atenção. 

Quais os diferenciais do curso da FECAP? 

Atualmente, sempre que me perguntam da faculdade onde eu estudei o que vem direto a minha mente é o corpo docente dedicado e super capacitado que tive no meu curso. Outro diferencial da FECAP é que a estrutura disciplinar do curso de relações públicas muda conforme o mercado e as tendências da profissão, mostrando que a coordenação responsável realmente está atenta as exigências atuais do mercado de trabalho.  

E aí, depois dessas dicas da Jéssica, ficou mais claro que Relações Públicas é o curso ideal para você? Saiba mais clicando aqui. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados