fbpx

Felipe, ex-aluno, responde dúvidas sobre o curso de Ciências Econômicas 

Está com dúvidas se o curso de Ciências Econômicas é a melhor opção de escolha para você?...
Graduação | 17/07/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Está com dúvidas se o curso de Ciências Econômicas é a melhor opção de escolha para você? Nada melhor do que escutar a voz da experiência, não é mesmo? Felipe Meira Ferreira, formado em 2017, fala a seguir sobre o curso da FECAP. Atualmente, ela atua como Analista de Trade Marketing Pleno na Hypera Pharma. 

Qual principal conselho você daria para quem está na dúvida sobre o curso? Está com dúvidas se o curso de Ciências Econômicas é a melhor opção de escolha para você? Nada melhor do que escutar a voz da experiência, não é mesmo? Felipe Meira Ferreira, formado em 2017, fala a seguir sobre o curso da FECAP.

O primeiro conselho é pesquisar antes sobre as possibilidades de emprego que você pode ter através desse curso. Não se caia na falácia de “não vou fazer esse curso pois não gosto de matemática ou história”, por exemplo. Hoje em dia o mercado é muito plural e desenvolvido, logo, há inúmeras áreas em que um economista ou contador possa trabalhar além de banco ou escritório de contabilidade. Então, pesquise sobre as possibilidades de emprego que você poderia se aplicar e as rotinas exigidas nessas áreas, tente se imaginar fazendo aquelas tarefas e se isso te trará satisfação pessoal. As matérias do curso são apenas obstáculos que, com esforço e dedicação, você certamente superará e, mais importante, entenderá a necessidade de aprender esses tópicos que te transformarão em um profissional completo e capacitado. 

Qual você acha que é perfil ideal de estudante para o curso? 

Um estudante de economia precisa ser uma pessoa dedicada, esforçada e disciplinada. O curso é muito desafiador e exigirá boa parte do seu tempo livre dedicado aos estudos, mas o sentimento de compensação ao ser aprovado em uma matéria é indescritível. Logo, é muito importante que dedique seu tempo para ler o conteúdo indicado pelos professores e fazer muitos exercícios, se esforce para superar o cansaço para passar algumas horas estudando e, mais importante, a disciplina de comparecer sempre às aulas ou procurar fazer a reposição caso precise faltar. Além disso, também é necessário ter o espírito de competitividade, pois inúmeras vezes o mercado te desafiará e você precisará se destacar frente aos outros candidatos. Certamente esse preparo será desenvolvido na rotina de aulas da FECAP!  

Como é a rotina de trabalho do profissional depois de formado? 

Após terminar a faculdade, temos muito mais tempo para nos dedicarmos ao trabalho, o que é muito valorizado pelas empresas. Com isso, é possível você mergulhar mais fundo na área em que estiver trabalhando, fazer análises mais complexas, tomar decisões mais assertivas, e tudo isso porque agora você pode criar uma afinidade muito maior com sua rotina profissional. 

Como é o mercado de trabalho depois de formado? Quais opções de carreira? 

Após a formação, antes de iniciar uma pós-graduação, será necessário que você ganhe experiência profissional, que começará nas primeiras oportunidades de estágio durante o curso. A diferença é que, formado, você é um profissional pronto para o mercado, que tem o tempo totalmente dedicado ao trabalho. Isso lhe trará melhores oportunidades no mercado, posições mais desafiadoras e complexas, pois você será apto a desenvolver análises mais complexas sobre o cenário que estiver à sua frente. A remuneração também aumenta, pois você será um profissional diferenciado e valioso para as empresas. Felizmente para mim, após formado, encontrei ótimas oportunidades de emprego que minha formação ajudou a dar o destaque que precisava para consegui-las. Pensar que economista trabalhará apenas em bancos ou corretoras do investimento é coisa do passado! Além dessas áreas, é possível desenvolver carreira em marketing, inteligência de mercado, controladoria, finanças, recursos humanos, tesouraria, logística, vendas, compras… isso porque o economista é um profissional muito plural, cuja formação o faz apto e até necessário em muitos segmentos do mercado. 

Como foi sua experiência como estudante da FECAP, e por qual motivo escolheu ela para estudar? 

Estudar na FECAP foi uma das melhores escolhas que eu fiz na vida. O curso é muito desafiador e complexo, mas a estrutura da faculdade foi impecável nessa trajetória. Passei muitas horas nos laboratórios de informática, na biblioteca e nos outros espaços dedicados exclusivamente aos estudos, tudo isso porque o ambiente que o campus oferece é muito descontraído e tornou a necessidade de estudar muito mais confortável. Além disso, tive ótimos professores que se tornam amigos dos alunos, com um vínculo tão próximo ao ponto de te motivar quando necessário, dar conselhos sobre o mercado, sempre buscando a melhor forma de te preparar para um novo desafio. Quando decidi que queria estudar economia, visitei diversas universidades, mas só na FECAP encontrei esse cenário que me possibilitava trabalhar durante o dia e estudar à noite ou aos finais de semana em um ambiente que me dava todo o aparato necessário para conseguir me desenvolver como precisava. 

Quais os diferenciais do curso da FECAP? 

O curso de economia da FECAP se destaca por não te prender somente às aulas para o seu aprendizado. Para ser aprovado, é necessário desenvolver diversas atividades extracurriculares, como aulas em laboratório, atividades complementares, assistir palestras com grandes personalidades da área sobre diversos temas, e tudo isso te faz aprender com mais dinamismo e qualidade. Além disso, toda essa dinâmica torna o curso muito mais atualizado, o que fará muita diferença em uma entrevista de emprego, pois é possível debater sobre assuntos diversos que trazem destaque frente a outros candidatos. Certamente um aluno da FECAP é concorrência de peso frente a alunos de outras grandes universidades. 

E aí, depois dessas dicas do Felipe, ficou mais claro que Ciências Econômicas é o curso ideal para você? Saiba mais clicando aqui.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados